domingo, 24 de março de 2019


A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A educação para a infância originou-se com o objetivo de conceber as crianças o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Falar da infância não é uma tarefa fácil, no entanto, desafiadora; conhecer a educação infantil demanda um olhar atento, curioso e muita pesquisa. Para atuar como professor na educação infantil não basta dizer apenas “eu gosto de criança”, é necessário um desejo sincero de compreendê-la.
O profissional educativo infantil é aquele que escolhe esse campo para atuar por que acredita çoar constantemente, pois reconhece suas limitações, pesquisa porque sabe que não basta fazer qualquer coisa, planeja suas ações porque reconhece a importância da intencionalidade e especialmente por que tem o desejo de aprender.
De acordo com as diretrizes a proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas. É necessário um processo coletivo da comunidade escolar, pois é cada vez mais cedo a entrada das crianças nas escolas.
Educação da Criança de 0 A 5 Anos
Com base no histórico da educação infantil, é possível compreendermos que a creche fundada no século XVII tinha educacional, garantindo legislativamente o direito a todas as crianças brasileiras, de 0 a 6 anos de idade, de serem cuidadas e educadas em centros de educação infantil. A implementação das Diretrizes pelo Ministério da Educação propõem saúde e bem estar as crianças uma meta para educadores infantis em parceria com os familiares.
Organização e didática na Educação Infantil
As ações dos professores devem ser organizadas e compartilhadas com seus pares, o processo educativo não é algo que se constrói sozinho. A formação continuada contribui muito para o fortalecimento do trabalho do professor nos grupos de estudos, os educadores compartilha suas dificuldades, aprendem com os colegas e amenizam os obstáculos do cotidiano. A função do professor não é simplesmente ministrar aulas, mas, elaborar uma proposta pedagógica bem estruturada e de acordo com sua realidade, planejar suas aulas, refletir sobre suas ações e proporcionar a experiência de interação e conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras garantidas pela Diretriz às crianças.
O universo escolar além de acolhedor, deverá ser voltado para o desenvolvimento gradativo da cidadania, autonomia moral e cognitiva e na construção da identidade do aluno. Como todo e qualquer espaço e tempo de formação escolar, a educação infantil precisa corresponsabilizar-se, como as demais etapas de escolarização com a transmissão da herança cultural. A constituição com o olhar voltado para a educação com direito de todos e um dever do Estado e da Família, garante-se o atendimento das crianças em creches e pré-escolas e assegura à criança e ao adolescente o direito à vida.


Ensino da Linguagem Oral e Escrita
Desde muito cedo, o bebê se interessa e efetiva será comunicação com as pessoas, tanto que ele produz sons que lhe causam satisfação e é nesse período que ele deverá desenvolver autoconfiança com relação a suas competências comunicativas. É essencial que no universo infantil o sujeito receba atenção e cuidado não se pode descartar a importância de um dialogo criativo e motivador entre a criança e o educador, o professor deve ser mediador, aquele que observa a necessidade do aluno e busca saná-las, faz-se necessário todos aqueles que querem desenvolver qualquer trabalho com os infantes, estejam prontos para cativar e para ser cativados, ter paciência e aproximar se aos poucos. Através da linguagem é que a criança se comunica com os outros, expõe suas necessidades, sentimentos, conhecimento, sensações, etc. Como afirma as Diretrizes as práticas pedagógicas devem ter meios que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progresso domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão; possibilitam as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com os diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Ludicidade e Educação
Contextualizar a ludicidade na educação infantil é um grande desafio, principalmente quando há a presença do professor, e não mais a presença do atendente ou cuidador. O que traz a ludicidade para a sala de aula é muito mais uma atitude lúdica do educador e dos educandos; assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, implica não somente uma mudança cognitiva, mas principalmente uma mudança afetiva. Os benefícios da ludicidade na vida da criança já são um assuntos que vem sendo muito discutido pelos pesquisadores da educação, sabemos que a família atualmente está cada vez mais absorvida pelo trabalho, preocupada com a subsistência dos filhos, sobrando pouco tempo para o lazer em família e, conseqüentemente, diminuindo cada vez mais o tempo de conviver com o filho vale lembrar que num passado bem próximo as crianças tinham os espaços da rua, o convívio dos irmãos, dos primos, dos tios e das avós, que cultivavam o hábito de contar histórias, como também ensinavam brincadeiras do seu tempo de criança, infelizmente as companhias mais presentes das crianças ultimamente têm sido a televisão e o computador, vale destacar que independente de classe social, credo, cor e raça, toda criança tem necessidade de brincar, e deste modo a escola juntamente com a família devem se unir na busca pelo resgate ao lúdico infantil, vale dizer que as Diretrizes observa as instituições de educação infantil para que cumpra sua função sóciopolitica e pedagógica, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais, construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometida com a ludicidade e a democracia.
Fundamentos da Alfabetização
Quando uma criança chega à escola e inicia o processo de alfabetização, ele terá de passar por diferentes estágios, que vai desde a descoberta do sistema alfabético, até a aquisição de uma consciência fonológica que lhe permita perceber que a presença ou ausência de determinados fonemas serão responsáveis pelo sentido atribuído a uma palavra; um dos importantes papéis da escola de ensino fundamental e proporcionar condições para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, metacognitivas para decodificação e codificação para decodificação e codificação da escrita, bem como para as inúmeras atividades envolvidas nos processos de leitura e produção textual pois faz parte do currículo das novas Diretrizes a proposta da linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância, pois, quando a criança aprende a escrita, sem dúvida, esta depreendendo as diversas formas de gêneros que encontram nas esferas sociais.
Consideração Final
Cabe ao ministério da educação elaborar orientações para implementação das Diretrizes Curriculares nas instituições escolares, essas instituições precisam conhecer a comunidade atendida, as culturas, a riqueza das contribuições familiares, as crianças, enfim, os modos de vida das crianças para que o professor interage melhor com seu aluno. O educador infantil é um profissional com uma função diferencial, ele exerce grande influência sobre a formação de personalidade de seus alunos que pode deixar marcas para o resto de suas vidas, por isso é necessário um planejamento para que suas ações sejam compartilhadas com seu grupo, afim de melhor atender seu público de seres com tão pouca idade, deve ter uma formação continuada, além disso, os espaços educativos contam ou deveriam contar com coordenadores para subsidiarem ações e contribuírem com as atividade e dúvidas inerentes ao processo, pois, faz-se presente no cotidiano da educação infantil cobranças de novas posturas, buscando um profissional capaz e competente de atender as novas demandas por isso o olhar do educador infantil deve estar atentamente voltado aos fazeres das crianças e a sua imensa capacidade de aprendizagem o profissional deve ter compromisso com pesquisa e com a prática pedagógica, capaz de re-significar as suas ações para melhorar o processo vivenciado pelo seu grupo.
Fonte: internet.

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