domingo, 18 de agosto de 2019




Fonte: www.neurosaber.com.br
Saiba como desenvolver atividades para crianças de 0 a 5 anos
A educação infantil é um período de desafios e descobertas para alunos e educadores. Da parte dos pequenos, podemos salientar o aspecto do novo, ou seja, o contato com aquilo que não fazia parte de sua vida e de seu mundo até então. Já para os adultos que estão envolvidos nessa missão, o caráter desafiador está no fato de ensinar e apresentar os melhores caminhos para os baixinhos. Isso tudo pode ser resolvido quando os profissionais planejam e estabelecem atividades para crianças que estão incluídas na faixa de 0 a 5 anos.


Período de integração: uma etapa importante
Ao longo da nossa vida, precisamos estar aptos a adaptações, seja em uma escola nova, um local de trabalho com pessoas desconhecidas, uma dinâmica de grupo, etc.; a melhor maneira de nos portarmos é através da integração com os demais e com o ambiente em questão.
Desde a primeira infância estamos submetidos a essas situações e isso ensina a todos nós a integração e a interação social. Um local que promove tal ensinamento é a escola, pois é a partir dela que o pequeno passa a ter contato com uma determinada rotina, compreender a questão do tempo e do espaço, além de estabelecer o respeito pelos outros com quem compartilha o mesmo ambiente.
O poder das atividades para crianças
É inegável que esse contato com o ‘outro’, feito pela criança através do convívio diário com coleguinhas e professores, significa um progresso indispensável na vida do pequeno. Contudo, as atividades realizadas no ambiente das escolinhas e das creches são de extrema importância para promover a psicomotricidade (aspectos emocionais, cognitivos e motores), a comunicação, entre outros. Sendo assim, é inegável que as atividades para crianças tendem a trabalhar o desenvolvimento dos pequenos de forma eficaz.
Aprendendo por meio da construção de rotinas
Vocês sabiam que as atividades para crianças podem ser constituídas de uma rotina baseada em planejamento? Isso mesmo. Através desse plano, os educadores conseguem estabelecer métodos e técnicas que trazem ótimos resultados para o desenvolvimento dos pequenos.
Importante ressaltar que esse trabalho consiste na utilização de aspectos indispensáveis, como o diálogo, a contação de histórias, além de outros objetivos lúdicos para promover o progresso de alguns aspectos do desenvolvimento infantil. O detalhe é que os educadores podem usar essas atividades rotineiras, porém com bastante ludismo, no dia a dia da criança em sala de aula.
Vejam algumas atividades:
– Construindo a identidade
Aqui, os professores contam com atividades para crianças que fazem sucesso entre todas elas. A primeira que podemos sugerir é a contação de histórias, pois, através dela, os educadores têm condições de estimular os pequenos através de fantoches. Essa brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos personagens, instigando a imaginação de todos eles.
Outra atividade é a utilização de massinhas para modelar e pedir a cada um deles que coloquem em prática os personagens da forma que eles concebem. Isso estimula a coordenação motora fina dos pequenos.
– Promovendo a interação social
Essa atividade talvez seja a que as crianças mais gostam de fazer, pois o educador induz a comunicação dos alunos. Um exemplo é o início das aulas. A professora pergunta o que cada um fez no dia anterior, o que comeu, do que brincou, etc. Esse compartilhamento ajuda os pequenos a criarem associações entre o que se passou com eles e a comunicação verbal; além da sociabilidade de todos eles.
– Desenvolvendo a criatividade com a arte
Dentre as diversas atividades para crianças, uma que não pode faltar é o incentivo da criatividade por meio da arte. Aulas cantadas e que usam parlendas são ideais para se trabalhar a comunicação e o lado de criação dos pequenos. Outro detalhe é ensiná-las a pintar desenhos tracejados ou em folha branca. Importante salientar que a psicomotricidade também é fortemente desenvolvida nesse aspecto.

Nenhum comentário: