terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

TROCA TROCA (sequência de atividades) Fonte: Interne.

 

TROCA TROCA (sequência de atividades) Fonte: Interne.


OBJETIVO:

# Construir o conceito de letra, palavra, sílaba e frases;

# Entender a diferença entre letra, representação gráfica e sílaba, fruto de sons pronunciado numa só emissão de voz;

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Será realizado uma seqüência de atividades tendo como objetivo fazer com que os alunos analisem as palavras partindo da troca apenas das vogais, depois das sílabas e após de frases.

Após a leitura do livro de obra complementar, Ciranda das vogais, de Zoé Rios, destacou as palavras contidas no desafio feito pelos animais, as quais havia somente a troca de uma vogal e a  palavra era outra.

Fizemos uma lista destas  palavras no caderno, as escrevendo, circulando a vogal diferente e desenhando o  que estava escrito dos dois modos.

 

Em um segundo momento foi contada novamente a história e os alunos fizeram o exercício do livro didático, o qual pedia que se juntasse a primeira sílaba com as demais sílabas distintas para formar outras palavras.

 

Em outro dia, por estarmos trabalhando o tema folclore, realizamos, também no livro didático, atividades com frases, onde ao invés do desenho contido nos trava-língua, os substituíamos  por palavra o completando.

 

No outro dia, realizamos a atividade em folha que os alunos precisavam trocar as sílabas, formando outra palavra utilizando alfabeto móvel.

 

Para finalizar, jogamos o jogo 7 da caixa de jogos, chamado "Troca letras". Foi lido as instruções no jogo como no mostra no livreto contido na caixa:

Houve a divisão da classe em 3 grupos, havendo nestes alunos nos diferentes níveis de escrita, mostrei as figuras das fichas para que não houvesse dúvida e fiz uma amostra de como seria o jogo, para que somente após começássemos a jogar realmente.

 

A realização do jogo foi primordial para finalizarmos esta seqüência de atividades, verificando-se claramente a análise das crianças frente ao SAE, discutiam entre si, trocaram experiências, fizeram várias associações com seus conhecimentos anteriores, para somente após solucionarem o problema apresentado.

Isso está retratado na primeira foto, o grupo todo seguiu a lousa e discutiram entre si a solução, manipulando as cartas e destacando diversas possibilidades até chegarem, juntos, a conclusão certa.

O que pretende que os alunos aprendam:

Os alunos aprenderam a refletir sobre o SAE, fazendo trocas que lhe traziam outros resultados e puderam concluir que a simples troca de uma letra modifica a estrutura da palavra ou frase. Também foi muito importante para eles o trabalho em grupo, destacando a necessidade de cooperação e respeito a si e ao próximo.

INTERVENÇÕES:

Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:

Vários questionamentos foram feitos para que os alunos refletissem e tirassem suas próprias decisões.

Descrição de como serão agrupados os alunos:

Os alunos se agruparam aleatoriamente de acordo com sua afinidade, assim, os agrupamentos foram feitos com alunos de diversos níveis alternando a troca de experiências.

Perguntas que foram realizadas durante o desenvolvimento da atividade, a fim de potencializar a reflexão dos alunos:

 

As perguntas realizadas foram sobre as possibilidades de se formar novas palavras, após a reflexão das crianças.

Nenhum comentário: