terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto Consciência Negra no PETI.


Apesar de a população negra constituir grande parte da sociedade brasileira, somente a partir da Lei nº 10.639 de 2003 que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros no Ensino Fundamental e Médio, as escolas ampliaram a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.
Com tem realizados todos os anos o Programa de Erradicação Infantil-PETI, está realizando no mês de novembro a sua Semana da Consciência Negra, atendendo o dispositivo legal, que é o debate a respeito da participação do negro e da negra na formação do povo brasileiro.
A Semana tem como culminância a realização da Beleza Negra do PETI, esse evento tem que ser organizado logo no inicio do mês para que tenha tempo de sai bem legal como tem saído sempre.
Então como o nosso Programa visa o resgate da identidade cultural e da valorização da cultura popular, nos do PETI faremos nossa Semana da Cultura Negra com nossas crianças e adolescentes onde devemos primar por essa valorização do resgate.
Objetivos
Ø  Discutir o racismo por meio de fatos históricos, acontecimentos, e análise de conceitos.
Ø  Quebrar preconceitos e promover a equidade, enfatizando que todos são iguais e merecem carinho, respeito e consideração.
Ø  Trabalhar a inclusão social de todos os adolescentes e as crianças em um espaço de convivência saudável.
Ø  Mostra na comunidade e na cidade o trabalho realizado pelo programa.
Atividades variadas são propostas para a Semana, para cada classe de alunos.  Todos os Espaços podem promover atividades locais baseadas na sua realidade e com o material disponível no momento.
Espera-se com o projeto contribuir para a construção do senso de uma sociedade mais justa e igualitária, em que pessoas de etnias diferentes não sejam discriminadas. Assim, no futuro, não será necessário, fazer campanhas e criar datas para conscientizar a população de que não há raça superior à outra, existe apenas a raça humana. É nesse sentido que devemos trabalha essa ideia da diversidade étnica e cultural.
O espaço institucional poderá proporcionar discussões verticalizadas a respeito das diferenças presentes, favorecendo o reconhecimento e a valorização da contribuição africana, dando maior visibilidade aos seus conteúdos até então negados pela cultura dominante. Esse tipo de ação promoverá um conhecimento de si e do outro em prol da reconstrução das relações raciais desgastadas pelas diferenças ou divergências étnicas.

Tema da Semana da Consciência Negra
O tema a ser usado na Semana da Consciência Negra, será “Chaga de racismo contra as crianças e os adolescentes negros.” racismo apague essa ideia.
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com a realidade de cada espaço e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a turma.
Ø   “Livro:” “Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,
Ø  2007;
Ø  Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Ø  Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema; fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.
Ø  Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
Ø  Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira,
Ø  Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;
Ø  Realizar brincadeiras e jogos infantis:
Ações do projeto:
1- Questionar os adolescentes e as crianças sobre o que sabem, que ideias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
2- Propor novos questionamentos 3- Fornecer novas informações. 4- Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem. 5- Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos negros aqui na cidade e principalmente na localidade do espaço.
Atividade que pode ser realizada
Vamos então à atividade para nossa Semana da Consciência Negra. Tem uma proposta de atividade da produção de Cordel feito pelos nossos meninos e meninas a respeito do líder Zumbi dos Palmares. Eles vão produzir falando da contribuição e da importância dessa figura histórica para o povo negro.
O trabalho de educação antirracista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.
O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser sem constrangimentos nem equívocos.
Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano de cada espaço.
Referências bibliográficas

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnica–.
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.


Nenhum comentário: