quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Oficina de contação de História.


JUSTIFICATIVA
 
Durante séculos a história oral, foi passado de gerações a gerações, hoje está cada vez mais difícil a manutenção dessa tradição.
 
A arte de contar história é milenar. Após a invenção da imprensa e narrativa oral perdeu o status de principal maneira de levar a sua cultura, geração futuras.

A arte de contar história é fundamental para o fortalecimento da imaginação e da percepção de mundo.

 Nesse sentido é importante afirmar que devemos resgatar a contação de história familiar ligando pais, mães, avôs, avós e de outros membros da família.

Pensando nisso é que Pedagógica elaborou esta oficina com o objetivo de garantir as futuras gerações o gosto pela história como cultura popular. E como elemento de funda mental importância para a formação de um público leitor e cidadão.

 Objetivos:

Ø  Usufruir de momentos lúdicos, movidos pela fantasia e a imaginação;

Ø  Perceber a contação de história como manifestação cultural de um povo, de um lugar;

Ø  Criar o hábito de ouvir história e respeitar quem está contando a história;

Ø  Como contar história;

Ø  Característica de um contador de história;

Ø  Ter prazer em ler escrever.

 Público-alvo:
 
Monitores e todas as pessoas envolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI.

 Procedimento.
 
A Oficina de contação de história será realizada durante o planejamento mensal, com todos os monitores e a equipe envolvida no programa. Os monitores vão participar da oficina para depois aplicar nas jornadas.

O trabalho dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas a atrativas. Coerentes com a proposta em vista serão desenvolvidas várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar história com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

A contação de história acontecerá todas as sextas-feiras nas jornadas com as crianças e adolescentes, que depois de ouvi a (as) histórias farão uma nova contação, junto aos seus colegas, com a orientação da monitora. A oficina terá inicio ás oito horas da manhã e encerará ao meio dia.

Conteúdo programático.

O conteúdo programático da oficina de contação de historia do PETI terá como base:

Ø  Os contos maravilhosos e os contos de fada;

Ø  A contação de história como resposta a intervenção pedagógica;

Ø  A literatura de cordel na escola;

Ø  A arte de contar história e sua importância no desenvolvimento de crianças e adolescentes;
 
Material utilizado na oficina.

Ø  Canetas,

Ø  Papel metro,

Ø  TNT de várias cores para a confecção de avental temático;

Ø  Cartolinas,

Ø  Papel oficio,

Ø  Livros de histórias infantis.

Obs. os livros que serão usados na jornada, poderão ser utilizados os mesmo do Baú de Leitura, como também livros trazidos pelos monitores



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA



ALVES, Rubens Azevedo. Estória de quem gosta de ensinar. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.

AZEREDO, Ricardo. Literatura infantil: visões de infância e traços populares. Disponível em: WWW.ricardoazeredo.com.br. Acessado em 09/09/2009.

BACHELARD, Gastorn. A poética do espaço. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. 12. Ed. São Paulo.

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