JOGOS DE LEITURA E ESCRITA
EM Duplas cada aluno escolhe três fichas (nas fichas estarão escritas frases ou palavras simples).
Um aluno escolhe uma frase para que seu colega leia e desenhe, se o colega acertar ganha um ponto, caso contrário o ponto é daquele que mostrou a frase.
JOGO DO BINGO
O PROFESSOR VAI CONTANDO UMA HISTÓRIA E À MEDIDA QUE AS PALAVRAS FOREM APARECENDO ELES VÃO MARCANDO EM SUAS CARTELAS.
- Recorte e colagem de fichas, organizando as frases do texto pela ordem dos fatos (em cartaz).
- Com um teclado velho de computador: um aluno escreverá com o seu companheiro uma palavra e depois tecla como se estivesse digitando a palavra.
Variar: a professora dita a palavra.
- A turma é dividida em 6 grupos. Dar um objeto a cada grupo. As crianças deverão descrevê-lo escrevendo no papel.
Bola: é redonda
Azul
Tem listras
Pica...
O grupo decide um lugar para escondê-la
EX: debaixo do tanque
O mesmo grupo deve escrever pistas para que outros grupos achem o objeto.
EX: sair da porta
Passar por um banco rosa e dois azuis
Fica perto do banheiro
Depois é feita a troca das folhas, os grupos lêem e saem à procura do mesmo objeto descrito.
- Pedir às crianças que elas tragam objetos que sejam usados na cozinha, no quarto etc.
Colocar todos os objetos em um saco. Sentados numa roda, entregar a cada criança um objeto qualquer e pedir que estarão espalhados na sala.
EX: A __________ está pendurada no cabide.
Após todos os objetos colocados nos lugares certos.
Realizar leitura das frases.
Depois escolher quatro e copiar no caderno.
Reconstrução de textos
- Apresentar em tiras de papel ou cartolina
As crianças montam e desmontam o texto como acham que deve ser organizado.
- Cada criança recebe uma ficha com uma figura colada. Ela deverá escrever uma frase. Após as fichas são colocadas numa caixinha, serão distribuídas as fichas novamente. A criança deve:
- ler o que está escrito
- Corrigir o que está escrito
Ditado
As crianças ditam para as outras
No final da atividade é feita a leitura de palavras
- Receita
Fazer uma receita em aula. Ex: Bolo
Elaborar o bolo (instruções para fazê-lo)
Escrever o nome dos desenhos dos ingredientes e materiais que utilizamos na ocasião
- Após alguns dias terem passadas a professora questiona os alunos.
- Vocês lembram aquela receita de bolo que fizemos?
Após a exploração
Então, olha o que eu trouxe para vocês (mostrar uma folha com os desenhos dos ingredientes). Isto é tudo o que usamos para fazer o bolo. Vamos ver se vocês lembram o que é cada coisa?
Uma vez identificados todos os desenhos, sugerir que colocássemos um título.
Agora vou dar para vocês esta folha, com todos os desenhos para colocarem um título aqui, no alto.
A professora pode escrever o título no quadro e as crianças copiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário