segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto “Do Lápis ao Teclado”

5º e 6º ano

Introdução:

Atualmente os alunos chegam ao ambiente escolar trazendo consigo um mundo social e interativo. As redes sociais os manem conectados entre si e a comunicação se dá muitas vezes em segundos. As crianças desta nova geração nasceram com uma nova noção de tempo, pois, com toda esta tecnologia, alcança resposta quase que de imediato.

Através deste projeto a escola poderá proporcionar ao aluno reconhecer e compreender o desenvolvimento das formas que os membros de uma sociedade desenvolveram para se comunicarem.

Objetivos:

O objetivo deste projeto é integrar e desenvolver o lado social dos alunos, estimulando a habilidade da escrita, o reconhecimento dos diferentes aspectos estéticos da escrita e suas funções sociais. Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressar suas ideias e as vivências do cotidiano. Orientar os alunos quanto ao bom uso das ferramentas atuais de comunicação com as redes sociais.

Materiais necessários para a realização das atividades:

Papel, envelope, lápis, caneta, borracha, apontador, lápis de cor, selo, cola, laboratório de informática.

Organização da sala, ou local em que será realizada a atividade.

A primeira parte do projeto será feita em sala de aula, sem alterações na sua organização. A segunda parte será realizada no laboratório de informática, com acesso aos computadores individualmente ou em grupo. Finalizando com a criação de um mural em área comum da escola.

Desenvolvimento passo a passo das atividades.

1ª Etapa

Trabalhar o gênero textual carta, a estrutura dos diversos tipos de carta e cartões. Trabalhar os dados de preenchimento de um envelope. Trazer de casa a carta mais antiga que encontrar.

2ª Etapa

Escrever um cartão postal e uma carta para alunos de outra escola. Recebimento e leitura das cartas e cartões recebidos.

3ª Etapa

Trocar experiência sobre o cotidiano e sobre o projeto através de emails. Trabalhar a forma e as regras das comunicações escritas na internet. Debater a forma de comunicação nas Redes Sociais.

4ª Etapa

Propor atividades que demonstrem as transformações das comunicações.

Produto final

Mural demonstrando estas transformações.

Avaliação

A avaliação será processual, isto é, o professor deve acompanhar a participação das crianças, observando como cada uma se relaciona e explora a escrita como um meio de interação social. Perceber a compreensão do material usado na confecção do mural.

Nenhum comentário: