Sequência Didática: |
1ª Parte: Reconhecendo as imagens |
2ª Parte: Escultores e esculturas
A aula terá continuidade com a proposta de uma atividade em que as crianças serão divididas em duplas e se tornarão escultores e esculturas. Na oportunidade, uma criança modela enquanto a outra será a escultura para depois inverterem-se os papéis. No papel de escultura, a criança deverá ficar deitada para facilitar a modelagem. Sugerimos que o educador coloque uma música e marque um tempo para os escultores montarem as esculturas. Registre as esculturas através de fotografias para que as crianças possam visualizar em seguida. Neste momento de visualização das fotos, o educador deverá pedir que as crianças comentem quais partes do corpo foram mais usadas para formar as esculturas, de que forma e quais ossos estão presentes nestas partes.
3ª Parte: Funções e movimentos dos ossos
Nesse momento, o educador poderá organizar uma roda na qual conversará a respeito do esqueleto humano, ressaltando sua função. Para tanto, sugerimos que o educador apresente o vídeo "Esqueleto Humano", para que as crianças possam perceber melhor suas articulações, movimentos e possibilidades.
4ª Parte: Quebra-cabeça do esqueleto humano |
Detalhe das atividades: |
É interessante que o educador planeje antecipadamente a confecção dos quebra-cabeças, selecionando as imagens e fazendo os recortes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário