segunda-feira, 26 de março de 2012

Sequência Didática:

1ª Parte: Reconhecendo as imagens
A aula terá início numa roda de conversa para que as crianças relatem o que sabem a respeito do corpo humano. Para instigar as respostas das crianças, o educador poderá fazer perguntas como: De quê nosso corpo é formado? O que há dentro do nosso corpo? Diante das respostas, o educador irá pontuando o que é o corpo humano, do que é constituído, qual a função de cada parte do corpo. Em seguida, o educador poderá apresentar uma imagem "Esqueleto humano" (anexo 1) e questionar as crianças sobre o que elas estão observando. O educador deverá apontar cada osso da imagem dizendo os nomes e funções.

2ª Parte: Escultores e esculturas
A aula terá continuidade com a proposta de uma atividade em que as crianças serão divididas em duplas e se tornarão escultores e esculturas. Na oportunidade, uma criança modela enquanto a outra será a escultura para depois inverterem-se os papéis. No papel de escultura, a criança deverá ficar deitada para facilitar a modelagem. Sugerimos que o educador coloque uma música e marque um tempo para os escultores montarem as esculturas. Registre as esculturas através de fotografias para que as crianças possam visualizar em seguida. Neste momento de visualização das fotos, o educador deverá pedir que as crianças comentem quais partes do corpo foram mais usadas para formar as esculturas, de que forma e quais ossos estão presentes nestas partes.

3ª Parte: Funções e movimentos dos ossos
Nesse momento, o educador poderá organizar uma roda na qual conversará a respeito do esqueleto humano, ressaltando sua função. Para tanto, sugerimos que o educador apresente o vídeo "Esqueleto Humano", para que as crianças possam perceber melhor suas articulações, movimentos e possibilidades.

4ª Parte: Quebra-cabeça do esqueleto humano
Para finalizar, é importante que as crianças possam manipular bastante as imagens e/ou réplicas de esqueletos para reforçar a compreensão da identificação das partes que o compõem. Os educadores poderão também confeccionar um jogo de quebra-cabeça do esqueleto humano, a partir de imagens de livros coladas em cartolina ou em papel cartão e depois recortadas em forma de quebra-cabeça.

Detalhe das atividades:

É interessante que o educador planeje antecipadamente a confecção dos quebra-cabeças, selecionando as imagens e fazendo os recortes.

clip_image002clip_image004clip_image006clip_image007 clip_image008

Nenhum comentário: