segunda-feira, 26 de março de 2012

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Tema- Aprendendo com a Natureza

Turma-Jardim A

Duração-5meses (março-julho 2012)

Professora- Cláudia Kasper

Justificativa

Como afirma Rampazzo (2004, p.33), “a investigação nasce de algum problema observado ou sentido”, em função da realidade percebida ou vivenciada.

Nesse sentido, trabalhar com temáticas relacionadas à educação ambiental se da para que as crianças tenham consciência que cabe a elas o dever de preservar e cultivar nosso meio ambiente.

O aprendizado na escola é importante à medida que procura desvendar a natureza do trabalho educativo. Esse aprendizado no universo escolar ajuda a desenvolver o conhecimento que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação, e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais, necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, por facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.

Para Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos.

O desenvolvimento depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar.

Portanto cabe a nós educadores a porção principal de incentivar e ensinar nossas crianças a importância de preservar e contribuir com medidas eficazes para a preservação do nosso meio ambiente.

Desde os primeiros dias do desenvolvimento
da criança, suas atividades adquirem um
significado próprio num sistema de
comportamento social, e sendo dirigidas a
objetivos definidos, são refratadas através do
prisma do ambiente da criança. O caminho do
objeto até a criança e desta até o objeto passa
através de outra pessoa. Essa estrutura
humana complexa é o produto de um processo
de desenvolvimento profundamente enraizado
nas ligações entre história individual e história social."

VYGOTSKY (VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989

Objetivo Geral- Desenvolver ações, que viabilizem a construção de uma consciência de preservação ambiental, bem como, a mudança de costume frente ao meio ambiente, e que esteja voltada para a construção de valores de preservação, racionalidade e sustentabilidade.

Objetivos Específicos de cada área -

Movimento

O movimento para criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica através de seus gestos, mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do seu corpo.

O eixo de Movimento propõe um trabalho que considere a dimensão expressivo-subjetiva do movimento e as diferentes posturas corporais exigidas pelas necessidades do dia a dia, além do desenvolvimento psicomotor da criança.

· exercitar o jogo simbólico a partir de diversos materiais, tais como: fantasias, maquiagens, acessórios, brinquedos de casinha….

· exercitar suas habilidades motoras gerais: saltar, correr, andar (devagar, depressa, entre linhas, contornando obstáculos ), subir e descer escadas, passar por cima, por baixo de obstáculos);

· exercitar jogos com mímica e dramatizações.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

- Linguagem Oral

Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;

· conhecer diferentes modalidades de linguagem (história, história em quadrinhos, poesias, piadas, etc.) estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada- através de diálogo e não linguagem egocêntrica;

· ampliar seu vocabulário;

Linguagem Escrita

· produzir escritas espontânea;

· verbalizar ações a partir de situações reais e/ ou livros, gravuras, revistas;

· expressar-se e reproduzir mensagens verbais e não-verbais;

· ouvir e reproduzir histórias; contar cenas das histórias vividas – cotidianas; exercitar o jogo simbólico a partir de histórias infantis e do seu cotidiano.

Matemática

O professor possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes idéias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa e que possam compreender a matemática como fator inserido na vida.

Artes Visuais

Desenvolver a aprendizagem da linguagem artística no âmbito:

- do fazer artístico: exploração, expressão e comunicação, produzindo trabalhos por meio de práticas artísticas propiciando o desenvolvimento de criação pessoal.

- da apreciação: percepção do sentido que o objeto propõe articulando tanto os elementos da linguagem visual, quanto dos materiais e suportes utilizados, para desenvolver a observação e apreciação; identificação de obas de arte e de seus produtores.

- da reflexão: pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico apresentados nas aulas, compartilhar perguntas e diálogos instigados pelo professor.

Natureza e Sociedade

· Observar e opinar sobre exploração dos recursos naturais – conseqüências positivas e negativas (preservação das matas/ plantio/desmatamento; poluição das águas/ enchente / desperdício da água; córregos; lixo /reciclagem; energia/ economia e desperdício);

· Perceber os cuidados que devem ter com os animais;

· identificar propriedade dos materiais (cheiro, sabor, consistência, coloração e textura);

· localizar a existência de ar, água, solo e rochas em diferentes partes do ambiente;· perceber o processo de reprodução vegetal considerando o preparo da terra, a germinação das sementes, o crescimento e a necessidade das plantas.

Conteúdos

Linguagem oral e escrita

- Linguagem Oral ouvir, criar e narrar histórias oralmente;

· conhecer diferentes modalidades de linguagem (história, poesias, piadas e músicas);

· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada- através de diálogo e não linguagem egocêntrica;

· ampliar seu vocabulário;

Linguagem Escrita

· produzir escritas espontânea;

Linguagem Sonora / Musical

· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;

· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;

· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;

- MATEMÁTICA

Classificação

· classificar objetos com mais de um atributo;

· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);

· reconhecer as formas geométricas;

· estabelecer correspondência um a um;

· comparar características dos objetos para formação de pares.

Seriação

· estabelecer correspondência serial;

Estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.

Medida

· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;

· estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.

Espaço

· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.

Tempo

· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.

Quantificação / Número

· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;

· comparar quantidades;

· reconhecer os números no contexto da atividade;

· explorar contagem de rotina.

Natureza e Sociedade

Grupo Social

· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos…);

· Compreender a importância das regras e convenções sociais ( por favor, com licença, muito obrigado, …);

· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola;

· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;

· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

Espaço

· conhecer local e tipo de moradia;

· explorar bairro onde mora e onde estuda;

· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;

· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.

Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano

· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;

· conhecer a importância das datas comemorativas e significativas

· reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

Valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.

Animais

· Identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);

· Identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.

Meio Ambiente

· Observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;

· Observar os fenômenos da natureza (chuva / sol, dia / noite, vento, ar, rios );

· Observar e realizar misturas de materiais diferentes (café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc.);

· Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.

Artes Visuais

Aprenderem os elementos da linguagem visual: linhas, pontos, formas, cores;

- realização de desenhos, pinturas, modelagem, colagem, apresentação de imagens de algumas obras de arte, estabelecer diálogos por meio de perguntas sobre as obras.

(Tem inúmeros artistas que trabalham com elementos da natureza. Ex.: Arcimboldo

Movimento

· Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; trabalhar motricidade fina e ampla, colar, jogos de encaixe pular, saltar, correr.

Material

Quebra-cabeças, brinquedos de madeiras ou plástico e representativos da realidade. Argila, massa de modelar, terra, areia, água, vasilhames, tinta, baldes, papeis de diversos tamanhos e texturas, jornais revistas, bonecos diversos, lápis diversos, rádios CDs de historias e músicas infantis, livros com gravuras infantis, sucatas diversas.

Avaliação

Caderno de registro, registrar acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Talvez não consiga registrar informações sobre todas as crianças, mas privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.

Culminância

Mostra Científica, uma horta onde serão plantados diversos tipos de alimentos.

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