domingo, 15 de abril de 2012

clip_image002TI 12 ( página 22 )

Em um problema de retirada, sempre há pelo menos três quantidades envolvidas: (1) quanto havia antes da retirada;(2) quanto foi retirado e (3) quanto restou.Para cada uma uma das duas sugestões feitas acima,reconheça qual dessas quantidades a criança deve encontrar e quais são as quantidades conhecidas no problema.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA APLICAR COM ALUNO:

ü Proponha que um aluno coloque 5 objetos (borracha,bolinhas,tampinhas,pedras,peças de dominó,etc.) dentro de uma caixa.Depois peça que ele “retire 3” e que, ao final, verifique quantas ficaram na caixa.

ü Forme, na frente da turma, uma fila de crianças (até 9 ou até a quantidade que você queira).Peça para a criança, que não esteja na fila, que observe a quantidade de crianças na fila e depois vire de costas.Sem falar, retire alguns alunos da fila e diga à criança de costas que se vire, e pergunte: “ quantos alunos havia na fila?”, “quantos alunos ainda ficaram?, “quantos saíram?”.

Após estas atividades concretas e práticas, aplicar uma atividade em folha, escolha uma e leve para o próximo encontro dia 10/04/2012.

Nenhum comentário: