segunda-feira, 16 de abril de 2012

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NOÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento. A escola tem o papel de incentivar a aprendizagem e a curiosidade, a fim de se ter um cidadão, um sujeito consciente de seus direitos e deveres na sociedade. No entanto, cabe também a escola e ao professor implementar a tecnologia no espaço educativo, para que o aluno ao sair da escola esteja apto a entender e a manipular a tecnologia utilizada pelo sociedade do século XXI

A palavra informática é formada pela junção de informação + automática. Pode-se dizer que informática é a ciência que estuda o processamento automático por meio do computador.

Para que possamos iniciar o processo de inclusão digital é necessário que conheçamos melhor o computador e suas funções. O computador é formado basicamente por: CPU, mouse, monitor e teclado, esses componentes são indispensáveis para que o computador funcione adequadamente. Vejamos agora, o significado de alguns termos essenciais que nos ajudará a entender como funciona o computador.

SOFTWARE: São os programas. È o software que torna o computador útil informando a ele como executar determinada tarefa.

HARDWARE: é a parte física do computador, formada por componentes como peças, fios, chips. Podemos citar como exemplo de itens que fazem parte desta categoria o monitor, teclado,o microprocessador, entre outros.A combinação entre hardware e software que faz com que nosso computador funcione e fazem as coisas acontecerem. Cada dispositivo tem uma função específica, vamos conhecer agora alguns dos principais componentes de um computador:

clip_image004CPU OU GABINETE:

È onde se encontram as partes do computador que são responsáveis por armazenar e processar as informações. A maioria das descrições a seguir refere-se a dispositivos que são colocados no interior do gabinete. A maioria dos gabinetes ou CPU possui, externamente um botão de força (liga desliga), e um botão de reset que serve para reiniciar o computador.

clip_image006MOUSE:

È considerado um dispositivo de apontamento, ou seja, é um dispositivo de entrada que o usuário emprega para apontar para determinado item na tela, solicitando assim que o programa realize determinada função. Em geral seu funcionamento consiste em posicionar o cursor (ponteiro do mouse) sobre o item desejado , exibido na tela e dar um ou dois cliques em um dos botões.

clip_image008MONITOR:

È um dispositivo de saída, ou seja, para um computador exibir ao usuário programas em execução, vídeos, animações e outros tipos de informações. Atualmente estão disponíveis no mercado monitores coloridos com uma grande variedade de tamanhos ( 14, 15, 17, 20, e 21 polegadas). Antigamente, predominavam os monitores monocromáticos e de menor resolução.

clip_image010TECLADO:

È um dispositivo de entrada, ou seja, serve para que o usuário forneça informações ao computador. Semelhante aos teclados usados nas máquinas de escrever o teclado apresenta além de teclas comuns, teclas de controle teclas de função e teclado numérico. Veja a imagem a seguir:


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È importante lembrar que para usar as teclas temos que usar todos os dedos como veremos a explicação abaixo. Mas não se preocupe, essa é uma técnica que só será adquirida com a prática, ou seja você só terá essa habilidade praticando.

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Para conhecer melhor o teclado, periférico que você mais utilizará, veja a seguir o quadro de funções das teclas mais utilizadas , eia com bastante atenção:

TECLAS

FUNÇÕES

ESC

Com esta tecla cancelamos operações ou fechamos telas em diversos programas.

F1, F2, ...

São as chamadas teclas de função. A utilidade destas teclas muda de acordo com programa em que são empregadas. Geralmente , a tecla F1 chama a ajuda (help) do programa.

TAB

Equivale a tecla de tabulação das máquinas de escrever.

CAPS LOCK

Corresponde a tecla da máquina de escrever que trava o teclado em maiúsculas.

SHIFT

Qualquer tecla posicionada em conjunto com a tecla shift aparece como maiúsculas ou minúscula conforme estado da tecla CAPS LOCK, se for ma letra: outras teclas, quando pressionadas em conjunto com shift, produzem um caractere que aparece em sua parte superior.

CTRL

Essa tecla é chamada de Control e serve para alterar o resultado do pressionamento simultâneo de outras teclas.

ALT

Funciona de forma semelhante a tecla control.

BARRA DE ESPAÇO

Serve para você inserir um espaço entre uma palavra e outra.

BACKSPACE

Apaga o caractere que estiver a direita do cursor.

SETAS

Servem para mover o cursor ara cima, para baixo , a direita e a esquerda.

DELETE

Apaga o caractere que estiver a a direita do cursor

PAUSE

Pausa ( interrompe ) o programa em execução

NUM LOCK

Se estiver ativada, fará com que os números correspondentes apareçam, caso contrário funcionarão as teclas de movimentação.

ENTER

È uma tecla de “confirmação”na maioria dos programas. Encerra um parágrafo.

É importante lembrar que, o laboratório é um espaço educativo onde iremos realizar muitas atividades com fins pedagógicos , com objetivo de enriquecer o seu conhecimento e tornar você um cidadão capaz de dominar a tecnologia utilizada em nossa sociedade.

Carinhosamente,

Profª Eliane Mendes

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