PROJETO: ADAPTAÇÃO (ARTES)
JUSTIFICATIVA: O CONTATO COM ARTE APROXIMA, RELEVA, CRIA E ESTIMULA AS CRIANÇAS A MANIFESTAREM SEUS SENTIMENTOS E IDÉIAS. ESTAS MANIFESTAÇÕES, QUANDO FEITAS COLETIVAMENTE, TORNAM O FAZER ARTÍSTICO UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES DO GRUPO.
OBJETIVO GERAL: PROPICIAR A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, AS HABILIDADES E DIFERENTES MANEIRAS DE EXPRESSÃO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS.
SENSIBILIZAÇÃO: INICIAREMOS O PROJETO COM UMA RODA DE CONVERSA, PARA QUE CADA CRIANÇA COMENTE SOBRE A SUA MUSICA FAVORITA. (LISTAR EM PAINEL.)
APÓS A RODA, SELECIONAR AS MÚSICAS FAVORITAS DAS CRIANÇAS E DRAMATIZAREMOS UM BAILE A FANTASIA PARA QUE AS CRIANÇAS OUÇAM A MUSICA E DANCEM.
REGISTRO: LISTAGEM EM PAINEL DAS MUSICAS FAVORITAS COM ILUSTRAÇÃO DAS CRIANÇAS.
DECORAR AS BORDAS DOS PAINÉIS COM COLAGENS DE SUCATAS SEMPRE QUE POSSÍVEL, TAMBÉM DÁ UM EFEITO LEGAL NA CLASSE.
1ª AULA: NO PÁTIO, BRINCAREMOS COM A MÚSICA O PEZINHO PARA QUE AS CRIANÇAS CANTEM E DANCEM.
O PÉZINHO
Ô BOTA AQUI, Ô BOTA AQUI.
O SEU PEZINHO
O SEU PEZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU.
LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!
LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!
LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!
DEPOIS EM RODA, CONVERSAREMOS SOBRE ESSA PRIMEIRA ETAPA DA ATIVIDADE:
- O QUE VOCÊS ACHARAM DA MÚSICA?
- QUAL PARTE DO NOSSO CORPO UTILIZAMOS PARA REPRESENTÁ-LA?
- O QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO?
PARA ILUSTRARMOS A MÚSICA, CONVIDAREI AS CRIANÇAS A TIRAREM O SAPATO, LAMBUZAR OS PÉS DE TINTA E CAMINHAR SOBRE O PAPEL QUE ESTARÁ ESTENDIDO NO PÁTIO, CARIMBANDO-OS.
REGISTRO: PAINEL COM PEGADAS COLORIDAS. (PAINEL DE PORTA)
PARA ENRIQUECER A PRODUÇÃO, É INTERESSANTE UTILIZAR CORES BEM VIVAS E EVITAR OS TONS MAIS ESCUROS.
2ª AULA: BRINCAR COM A MÚSICA CORRE-LENÇO
CORRE-LENÇO
CORRE-LENÇO
JÁ CORREU
CORRE COTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO POSSO JOGAR?
PODE!
EM QUEM EU QUISER?
É!
NÃO VAI ACHAR RUIM?
NÃO!
ENTÃO
FECHE OS OLHOS?
NESTA BRINCADEIRA CANTADA, UTILIZAREMOS UM LENÇO DE TECIDO E DEIXAREI AS CRIANÇAS LIVRES PARA MANUSEAREM O MATERIAL.
RODA DE CONVERSA:
- O QUE VOCÊS ACHARAM DA BRINCADEIRA?
- QUAL O MATERIAL QUE UTILIZAMOS PARA BRINCAR?
- DO QUE ELE É FEITO?
- COMO ELE É?
- QUE COR ELE É?
APÓS ESSA RODA DE CONVERSA, ENTREGAREI UM PEDAÇO DE TECIDO PARA CADA CRIANÇA PARA QUE FAÇAM UMA PINTURA COM TINTA E ASSIM ILUSTRAREMOS A CAPA DAS AGENDAS.
OU G1: COLAR RETALHOS NA FOLHA
ACHO INTERESSANTE PRIMEIRAMENTE VOCÊ PROPOR A PINTURA DO FUNDO DA CAPA DA AGENDA COM A COR QUE CADA CRIANÇA ESCOLHER. SE NECESSÁRIO MISTURE AS CORES COM BRANCO PARA OBTER TONS MAIS CLAROS, ASSIM COMO TAMBÉM FAÇA MISTURAS PARA OBTER NOVAS CORES. APÓS A SECAGEM, ANTES DA COLAGEM DE PEDACINHOS DE RETALHOS DIVERSOS, QUE PODE SER FEITA TANTO PARA O G1 COMO PARA O G2, PASSE DUREX COLORIDO NAS BORDAS PARA FICAR UM ACABAMENTO MAIS BONITO. NA SALA DE ARTES TEM UMA CAIXA COM VÁRIOS RETALHOS COLORIDOS. TAMBÉM É LEGAL FIXAR A CANTIGA DIGITADA E COM O LOGO NO VERSO DA PRODUÇÃO.
REGISTRO: RESPOSTAS DAS CRIANÇAS EM PAINEL PARA EXPOR NA CLASSE.
3ª AULA: BRINCAR COM A MÚSICA MARCHA SOLDADO.
MARCHA SOLDADO
MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO NO QUARTEL
O QUARTEL PEGOU FOGO
FRANCISCO DEU O SINAL
ACODE, ACODE, ACODE
A BANDEIRA NACIONAL.
NO PÁTIO BRINCAREMOS COM A MÚSICA, MAS ANTES CADA CRIANÇA RECEBERÁ UM CHAPÉU PARA SE TRANSFORMAREM EM SOLDADOS. APÓS ESSA PRIMEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, FAREMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE A MESMA.
- VOCÊS GOSTARAM DA BRINCADEIRA?
- QUAL MATERIAL UTILIZAMOS PARA FAZER O CHAPÉU?
- SERÁ QUE DÁ PARA CONFECCIONARMOS OUTROS OBJETOS COM ESSE MATERIAL?
- VAMOS BRINCAR DE FAZ DE CONTA COM JORNAL?
DEPOIS DA RODA DE CONVERSA, ENTREGAREI UMA FOLHA DE JORNAL PARA CADA CRIANÇA PARA BRINCARMOS DE FAZ DE CONTA; TRANSFORMAREMOS O JORNAL EM ALGUNS OBJETOS COMO: BOLA, CAPA DE SUPER-HERÓI E OUTROS OBJETOS CITADOS PELAS CRIANÇAS. (FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS BRINCANDO E ANEXAR NA APOSTILA).
REGISTRO: COLAGEM DE JORNAL E PINTURA COM TINTA GUACHE.
NO A3.
ALINE,
COMO VOCÊ TRABALHA COM O PAPEL A3, SERIA INTERESSANTE VOCÊ COLAR UMA CÓPIA DA CANTIGA OU POESIA EXPLORADA NO VERSO DA FOLHA ACOMPANHANDO A CONSÍGNA.
4ª AULA: MÚSICA A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DO ZÉ
QUE NÃO SOUBE REMAR
TIRIRI PRA LÁ
TIRIRI PRA CÁ
O ZÉ É VELHO
E NÃO QUER CASAR.
NO PÁTIO, PEDIREI AS CRIANÇAS QUE DÊEM AS MÃOS PARA FORMARMOS UMA RODA E LOGO EM SEGUIDA, BRINCAREMOS COM ESSA CANTIGA DE RODA, INSERINDO OS NOMES DOS AMIGOS E ENFOCANDO A IMPORTÂNCIA DE TERMOS AMIGOS.
RODA DE CONVERSA:
- VOCÊS GOSTARAM DA BRINCADEIRA?
- QUEM GOSTA DE BRINCAR?
- QUAL A SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
- QUEM SÃO OS SEUS AMIGOS?
- O QUE PODEMOS FAZER COM ELES?
REGISTRO: ENTREGAREI PARA AS CRIANÇAS A FOLHA DA ATIVIDADE PARA QUE DESENHEM OS AMIGOS DA CLASSE UTILIZANDO CANETINHA.
PARA FINALIZAR COLAREMOS NA PAREDE OS NOSSOS COMBINADOS.
5ª AULA: MÚSICA PIRULITO
PIRULITO
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
REGISTRO: APÓS CANTARMOS A MÚSICA PIRULITO, ENTREGAREI PARA CADA CRIANÇA UM PEDAÇO DE BARBANTE E UM PALITO DE SORVETE, PARA CADA QUAL CRIAR SEU PIRULITO COLANDO OS MATERIAIS OFERECIDOS NA FOLHA.
G1: COLAGEM DOS ELEMENTOS TRABALHADOS (BARBANTE E PALITOS DE SORVETE)
6ª AULA: MÚSICA: PARABÉNS:
PARABÉNS
PARABÉNS PRA VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA.
É PIC, É PIC É PIC, É PIC
É HORA, É HORA, É HORA, É HORA.
RA, TIM, BUM.
DEPOIS DE APRENDEMOS A CANTAR ESTA MÚSICA, DRAMATIZAREMOS NO PÁTIO/BRINQUEDOTECA UMA FESTA DE ANIVERSARIO, COM OS MATÉRIAS UTILIZADOS NUMA FESTA (CHAPEUZINHO,FORMINHAS DE BRIGADEIRO, LATAS DE REFRIGERANTE, BEXIGAS, ETC).
APÓS A FESTA, FAREMOS UMA RODA DE CONVERSA:
- QUEM JÁ FOI A UMA FESTA DE ANIVERSARIO?
- O QUE COMEMOS NA FESTA?
- O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NUMA FESTA DE ANIVERSÁRIO?
APÓS A RODA DE CONVERSA E A BRINCADEIRA, SELECIONAREMOS ALGUNS MATERIAIS DA SALA DE ARTES PARA COLARMOS NO NOSSO PAINEL CUJO FUNDO SERÁ OS XÉROX DAS CERTIDÕES DE NASCIMENTO ( AS CRIANÇAS TERÃO COLADO).
REGISTRO: PAINEL DE ANIVERSÁRIO.
CULMINÂNCIA: FESTA DE CARNAVAL.
7ª AULA: MÚSICA: BORBOLETINHA
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA
ESTA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI, POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA PAU
PAU-PAU.
APÓS APRENDERMOS A MÚSICA BORBOLETINHA, SAIREMOS PELO QUINTAL DA ESCOLA PARA VER SE ENCONTRAMOS ALGUMA BORBOLETA VOANDO NO PARQUE. CASO NÃO ENCONTREMOS NENHUMA, MOSTRAREI UMA FOTOGRAFIA DESSE ANIMAL.
1- REGISTRO: FAREMOS UMA LEITURA DE IMAGEM (GRAVAR E DIGITAR OS COMENTÁRIOS).
2 – REGISTRO: CONFECCIONAR UMA MASCARA DE BORBOLETA PARA A FESTA DE CARNAVAL. OS ALUNOS PODERÃO DECORAR UTILIZANDO PEQUENAS SUCATAS, GLITER E OUTROS MATERIAIS.
OBSERVAÇÃO: TININHA QUAL É A MELHOR TÉCNICA QUE VOCÊ ACHA PARA FAZER A CAPA DA AGENDA.( DA 2ª AULA OU ESSA?).
ALGUNS DIAS ANTES, PEDIREI FOTOS DAS CRIANÇAS QUE POSSAM SER RECORTADAS, POIS ELAS SERÃO O CORPO DA BORBOLETA, AS ASAS ELAS CONFECCIONARÃO COM SUCATAS PEQUENAS.
ANTES DA COLAGEM, PITAREMOS O FUNDO COM CORES BEM VIVAS.
PARTICULARMENTE GOSTEI MAIS DESSA, MAS O QUE VOCÊ, QUE TEM TODA EXPERIÊNCIA COM ESTA FAIXA ETÁRIA ACHA? GI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário