domingo, 22 de julho de 2012

PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA

DURAÇÃO: o ano todo

PRODUTO FINAL: ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS E DE UM LIVRO DE RECEITAS

JUSTIFICATIVA: A família . sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla ( trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições, ou mesmo recorrer às inúmeras redes de fast foot . Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.

Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.

Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.

OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .

Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.

Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares

ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor estarão buscando as informações necessárias em diferentes fontes: enciclopédias, revistas, livros, Internet...

Tendo as informações passa-se a segunda etapa que é a reflexão e registro das conclusões do grupo.

A últimas etapa é a finalização do projeto onde haverá a elaboração de cardápios de baixo custo e saudável. Também haverá a confecção de um livro de receita com a colaboração das crianças.

AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo praso, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.

SUGESTÃO: VISITA A UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

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