sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-PETI.

Planejamento do mês agosto

Neste mês de agosto será o mês da culminância do nosso Projeto “Vida e Obra de Jorge Amado”

Então será necessário que vocês educadoras que já vem se dedicando muito a esse feito, desenvolvam atividades relacionadas com o tema “Jorge Amado”.

Além das atividades sobre o escritor Jorge Amado faremos também as atividades habituais, para isso aqui estão algumas atividades baseadas nas Datas Comemorativas deste mês como:

03. Dia do Capoeirista, 05 • Dia Nacional da Saúde, 11 • Dia do Estudante, 12. Dia dos Pais, 14. Dia do Combate à Poluição, 22 • Dia do Folclore, 24 • Dia da Infância, 25 • Dia do Soldado, 27 • Dia do Psicólogo, 29 • Dia Nacional do Combate do Fumo.

Dia do Capoeirista. Falar dessa arte brasileira que nasceu com os escravos e que é muita descriminada.

Atividades:

Levar um Capoeirista ao espaço para falar um pouco dessa arte para nossas crianças e adolescentes, procure saber se tem alguma criança ou adolescente que pratica essa modalidade esportiva e peça que fale sobre a capoeira. Essa data foi criada no dia que foi assinada a Lei nº 4.649, de 1985 na cidade de São Paulo.

Dia Nacional da Saúde.

Foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Um momento para falar da importância de estudar, Oswaldo Cruz entrou na faculdade de medicina aos 15 anos. Falar da importância das vacinas, da higiene e hábitos saudáveis na alimentação. Chame uma enfermeira para falar sobre esse dia.

Dia do Estudante. O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, data que, em 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda.

Desenvolver atividades recreativas com todos eles. (fica a critério de vocês educadora que sabem muito conduzir essas atividades.).

Dia dos Pais. Segundo domingo de agosto, cairá este ano no dia 12. Fazer lembranças e organizar um café da manhã para os pais, assim como vocês fazem com o dia das mães.

Dia Mundial de Combate a Poluição.

Organizar um mutirão na localidade do espaço. Fazer aquela velha experiência da agua suja e da agua limpa.

Dia do Folclore. Essa é outra atividade que sempre foi bem organizada por vocês. Lembro bem que até caruru já foi organizado. Então vamos falar das lendas locais, sem perder de vistas as nossas de outras regiões do país.

Dia da Mundial da Infância.

Essa data tem tudo a ver com o nosso trabalho é o Dia Mundial da Infância é comemorado no dia 24 de Agosto.

O Dia da infância, ao contrário do Dia Mundial da Criança ou o Dia da Criança, tem o propósito de se refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo inteiro.

Então vamos falar da importância dos programas do tipo PETI, Bolsa Família, CRAS, CREAS, da escola, da família para elas.

Vamos chamar ate o espaço, algum membro da família ou quem é responsável pela criança ou adolescente para falar sobre como foi a sua infância. (chame a Assistente Social do CRAS ou CREAS, para falar o que é a infância).

Produza cartazes com os direitos das crianças e peça que elas façam uma carta para a Presidente Dilma pedindo o cumprimento das leis que protegem as crianças e os adolescentes.

Dia do Soldado. Como é sempre comemorado na escola e também no PETI chame um PM ou Guarda Civil para falar do trabalho deles para que diminua essa distancia entre os adolescentes e os policiais.

Dia do Psicólogo. No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.

Levar o psicólogo do CRAS ou CREAS que são os nossos parceiros para falar como é feito o trabalho dele.

Dia de Combate ao Fumo. Essa data é muito importante, pois nosso publico entra muito cedo no mundo do tabagismo.

Para esse dia seria bom levamos carteiras vazias de cigarros (sei que nojento e horrível para quem não fuma; mas é para uma boa causa) para mostrar aqueles desenhos que são obrigatórios nas embalagens.

Peça para uma enfermeira ir até o espaço para falar das doenças causadas pelo uso do cigarro. Principalmente quando ele é falsificado.

Então turma essas são as atividades sobre as Datas Comemorativas. Boa sorte e bom trabalho.

Aqui atividades sobre Jorge Amado.

O Projeto “Vida Obra de Jorge Amado” esta chegando ao fim, com a culminância no dia 23 com a nossa apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus.

Atividades:

· Rever como estão todas as atividades nas três zonas,

· Levar material sobre Jorge Amado disponibilizado pela Fundação Cultural nos espaços, chamar algum professor de literatura brasileira para falar sobre Jorge Amado;

· Pedir que façam um poema sobre o nascimento dele.

O principal trabalho desse mês e a realização do projeto. Projeto esse que vai mostrar a importância do PETI para as nossas crianças e adolescentes.

Vamos mostrar que somos capazes de realizar um bom trabalho que o nosso trabalho será visto por muita gente e fará parte das comemorações do centenário de Jorge Amado no calendário das comemorações aqui na cidade.

Então vamos dedicar toda a nossa força nesse projeto, somos capazes de mudar o mundo, somos dedicadas ao nosso oficio que é atender e proteger as crianças e adolescentes que são retiradas do trabalho infantil e que acreditamos que elas são capazes de fazer acontecer.

Nenhum comentário: