quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Verbete de enciclopédia: reúne informações sobre as áreas do conhecimento humano, como ciências, geografia, arte, literatura, medicina...

Tirinha: é uma história contada com recursos gráficos e lingüísticos, em dois, três ou quatro quadrinhos. Publicada geralmente em jornais e revistas, elas têm o objetivo de divertir o leitor.

Fábula: é uma história curta, que geralmente tem como personagens mais importantes animais que pensam e agem como pessoas. A fábula termina com uma moral, que tem o objetivo de ensinar uma lição ao leitor.

Bilhete: é uma mensagem resumida, contendo apenas o essencial do assunto. Na maioria das vezes, usa-se esse tipo de correspondência quando não é possível estar pessoalmente com quem se quer comunicar.

Notícia: é o relato de fatos e acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. Informar é a função da notícia, que é publicada em jornais, revistas e sites.

Anedota ou piada: é a narrativa curta de um fato engraçado e tem a função social de divertir, provocar o riso. Costuma ter final inesperado.

Divulgação científica: pode noticiar uma descoberta ou apenas aprofundar um tema com o objetivo de explicá-lo à luz da ciência. Neste último caso, geralmente, ele é escrito por um especialista no assunto. Traz informações sobre pesquisas e descobertas da ciência. A linguagem é simples para ser compreendida pelo leitor que não domina os termos específicos da área.

Poema: se caracteriza principalmente pela composição em versos e estrofes. Utiliza comparações com sentidos diferentes dos usuais, para transmitir emoção desejada pelo poeta. Exprime a visão particular do poeta sobre a realidade. O poeta apresenta uma forma diferente de ver os fatos comuns do cotidiano. Para isso, ele explora ao máximo o sentido e o som das palavras.

Poema narrativo: conta uma história por meio de versos, que podem ou não rimar. Em geral, ele apresenta os mesmos elementos dos textos narrativos em prosa: ações, personagens, tempo, espaço, narrador. A seqüência dos acontecimentos é apresentada em diferentes estrofes.

Reportagem: aprofunda a investigação de um fato, buscando mais informações e diferentes opiniões sobre o assunto tratado. È o que a difere da notícia, que apenas relata o fato ocorrido.

Propaganda: tem por objetivo divulgar produtos, ideias ou serviços e convencer o público-alvo da necessidade de adquirir esses produtos e serviços ou seguir as ideias anunciadas.

Tem três elementos fundamentais: a imagem, o texto principal e uma frase curta, de fácil memorização, que promove as qualidades de um produto, serviço ou uma ideia. Essa frase é chamada slogan. Divulga um produto, um evento, um serviço ou uma ideia. Quando se trata de um evento, o anúncio informa data, horário e local em que acontecerá.

Contos populares: são narrativas, em geral, simples e curtas, contadas e recontadas de geração em geração. Além de entreter, essas histórias preservam a cultura popular. Nesses contos, muitas vezes, as personagens são animais com características humanas.

História em quadrinhos: é geralmente contada por meio de imagens (linguagem não verbal) e de palavras (linguagem verbal)

Receita Culinária: ensina a preparar um alimento. O texto apresenta basicamente três partes: título (nome do prato) e os subtítulos: ingredientes (alimentos necessários para o preparo) e o modo de preparo (procedimentos que devem ser realizados para preparar o alimento).

Instruções de confecção: ensinam o leitor a produzir objetos. Para isso, apresenta, inicialmente, os materiais que serão usados e, em seguida, os procedimentos que devem ser seguidos.

Conto de assombração: a ação geralmente se passa à noite e há sempre um fantasma, um ser misterioso ou sobrenatural.

Texto instrucional: tem a finalidade de orientar, dar instruções ao leitor sobre a realização de alguma tarefa. Para que o leitor compreenda com mais facilidade as instruções, é comum a presença de desenhos ilustrando o texto escrito.

Diálogo: é a conversa estabelecida entre duas ou mais pessoas. Ele pode apresentar elementos que indicam o lugar e o tempo em que à conversa acontece. Os sinais de pontuação usados para indicar quem está falando são: travessão e as aspas.

Narrativa de enigma: há sempre um mistério a ser desvendado. O objetivo é prender a atenção do leitor até o fim da história, quando o segredo é revelado.

Carta do leitor: expressa a opinião do leitor sobre matérias publicadas em jornais, revistas ou sites. Ela deve conter um argumento que justifique a opinião.

Crônica: tem como tema mais freqüentes fatos comuns do cotidiano.

Texto narrativo: apresenta, em gera, os seguintes elementos: seqüência de acontecimentos, narrador, personagens, tempo e espaço. O narrador pode contar a história (narrador-observador) ou também participar dela (narrador-personagem). As personagens podem ser representadas por pessoas, animais ou coisas que vivenciam os acontecimentos em determinado momento e lugar.

Nenhum comentário: