segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

clip_image003

E. M. MARIA DA PENHA MARINS SIQUEIRA

Projeto: “ Ler e escrever...viajando em nossa literatura

Viajar pela leitura

Sem rumo, sem intenção

clip_image005Só para viver a aventura

Que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

clip_image007Quem gosta de ler.

Experimente!

Assim, sem compromisso,

Você vai me entender.

Megulhe de cabeça

Na imaginação!

Clarice Pacheco

JUSTIFICATIVA

A leitura tem lugar cada vez menos no nosso cotidiano. Ler não é apenas decodificar os signos. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc..., promovendo pedições, interferências e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).

É através da leitura que adquirimos novos conhecimentos, é lendo que desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de pensar e sonhar. O aluno com dificuldade de leitura perde a oportunidade de entender os textos, nas aulas de Português, entender a riqueza de aprender sobre sua cidade/município, seu estado ou país nas aulas de Geografia e História e, de compreender as situações-problemas nas aulas de Matemática, bem como o funcionamento e as características da vida, os mecanismos de seu próprio corpo e do seu planeta nas aulas de Ciências.

Finalmente, é por meio da leitura que se tem acesso à cidadania; as melhores posições no mercado de trabalho; a orientação para um entendimento mais profundo da vida em sociedade e à construção de uma personalidade crítica.

Por essas razões, para mostrar que ler é uma forma de aprender a pensar, tanto quanto é uma prazerosa maneira desvendar o mundo e a si mesmo, e conscientes destas dificuldades com que nossos alunos enfrentam, propomos este projeto.

PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação infantil ao 9º ano de escolaridade, alunos da Educação de Jovens e Adultos.

DURAÇÃO:

Ano letivo de 2009.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a fluência na leitura e na escrita, interpretando textos da nossa literatura, bem como valoriza-las como fonte de fruição, estética, entretenimento, informação, publicidade, etc.

clip_image009OBJETIVOS ESPECÍFICOS

clip_image001 Ampliar as oportunidades de leitura e escrita;

clip_image001[1] Exercitar a imaginação, a fantasia e a criatividade;

clip_image001[2] Despertar o prazer pelo texto literário;

clip_image001[3] Desenvolver habilidade de leitura oral e silenciosa;

clip_image001[4] Conhecer e identificar encartes de jornal, tipos de revistas;

clip_image001[5] Pesquisar a bibliografia dos autores citados no projeto;

clip_image001[6] Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o texto lido;

clip_image001[7] Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura;

clip_image001[8] Ler variados materiais impressos: rótulos, logotipos, catálogos, bulas, lista de compras, contas de água, luz, etc;

clip_image001[9] Possibilitar ao educando um momento específico para conversar sobre leitura, falar de suas experiências como leitor e ouvir a experiência dos colegas, professores e convidados;

clip_image001[10] Perceber a importância da leitura e da escrita em todas as atividades humanas;

clip_image001[11] Produzir individual e/ou coletivamente livros, contar e recontar histórias, observando a seqüência lógica;

clip_image001[12] Produzir textos coletivos e individuais;

clip_image001[13] Ler e compreender textos não-verbais;

clip_image001[14] Estimular a produção textual de forma interdisciplinar;

clip_image001[15] Ler com fluência, entonação e pontuação;

clip_image001[16] Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.

DESENVOLVIMENTO

¨ Pesquisa e leitura dos mais variados estilos, relacionando sempre com o projeto:

Þ Poesia

Þ Contos de fada

Þ Textos bíblicos

Þ clip_image010Letras de músicas

Þ Encartes de jornais

Þ Calendário

Þ Receitas

Þ Bulas

Þ Contas de água, luz, etc

Þ Convites

Þ Piadas

Þ Parlendas

Þ Cantigas de roda

Þ Adivinhas

Þ Folhetos

Þ Informativos

Þ Dicionários

Þ Charges

Þ Almanaques

Þ Placas de trânsitos e outras placas informativas

Þ Confecção de cartazes e/ou varal de diversos tipos de textos

Þ Narração de histórias pelos alunos de séries adiantadas para os alunos de Educação Infantil

Þ Criação do cantinho da leitura nas salas

Þ Teatro de fantoches

Þ Jogral

Þ Dramatização

Þ Trabalhar biografia e obra dos seguintes autores, seguindo o cronograma abaixo:

ü 1º Bimestre: MONTEIRO LOBATO/ RUTH ROCHA

TARSILA DO AMARAL

ü 2º Bimestre: VINICIUS DE MORAIS/ ROSEANA MURRAY

VAN GOGH

ü 3º Bimestre: ZIRALDO/ ELIAS JOSÉ

PICASSO

ü 4º Bimestre: CECÍLIA MEIRELES/CARLOS DRUMMOND

LEONARDO DA VINCI

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, através da observação do envolvimento do aluno durante a realização do projeto.

v CULMINÂNCIA

As culminâncias serão semestrais, sendo composta pela exposição dos trabalhos dos alunos, confeccionados NO DECORRER do semestre, no dia-a-dia da sala de aula e outras atividades que estiverem relacionadas ao projeto.

  • Datas das culminâncias:

10/06/2009 1º SEMESTRE

06/11/2009 2º SEMESTRE

“ Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”

Monteiro Lobato

fonte:artedeserpedagoga.

Nenhum comentário: