E. M. MARIA DA PENHA MARINS SIQUEIRA
Projeto: “ Ler e escrever...viajando em nossa literatura”
“ Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção
Que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
Experimente!
Assim, sem compromisso,
Você vai me entender.
Megulhe de cabeça
Na imaginação!
Clarice Pacheco
►JUSTIFICATIVA
A leitura tem lugar cada vez menos no nosso cotidiano. Ler não é apenas decodificar os signos. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc..., promovendo pedições, interferências e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).
É através da leitura que adquirimos novos conhecimentos, é lendo que desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de pensar e sonhar. O aluno com dificuldade de leitura perde a oportunidade de entender os textos, nas aulas de Português, entender a riqueza de aprender sobre sua cidade/município, seu estado ou país nas aulas de Geografia e História e, de compreender as situações-problemas nas aulas de Matemática, bem como o funcionamento e as características da vida, os mecanismos de seu próprio corpo e do seu planeta nas aulas de Ciências.
Finalmente, é por meio da leitura que se tem acesso à cidadania; as melhores posições no mercado de trabalho; a orientação para um entendimento mais profundo da vida em sociedade e à construção de uma personalidade crítica.
Por essas razões, para mostrar que ler é uma forma de aprender a pensar, tanto quanto é uma prazerosa maneira desvendar o mundo e a si mesmo, e conscientes destas dificuldades com que nossos alunos enfrentam, propomos este projeto.
►PÚBLICO ALVO
Alunos da Educação infantil ao 9º ano de escolaridade, alunos da Educação de Jovens e Adultos.
►DURAÇÃO:
Ano letivo de 2009.
►OBJETIVO GERAL
Desenvolver a fluência na leitura e na escrita, interpretando textos da nossa literatura, bem como valoriza-las como fonte de fruição, estética, entretenimento, informação, publicidade, etc.
Ampliar as oportunidades de leitura e escrita;
Exercitar a imaginação, a fantasia e a criatividade;
Despertar o prazer pelo texto literário;
Desenvolver habilidade de leitura oral e silenciosa;
Conhecer e identificar encartes de jornal, tipos de revistas;
Pesquisar a bibliografia dos autores citados no projeto;
Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o texto lido;
Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura;
Ler variados materiais impressos: rótulos, logotipos, catálogos, bulas, lista de compras, contas de água, luz, etc;
Possibilitar ao educando um momento específico para conversar sobre leitura, falar de suas experiências como leitor e ouvir a experiência dos colegas, professores e convidados;
Perceber a importância da leitura e da escrita em todas as atividades humanas;
Produzir individual e/ou coletivamente livros, contar e recontar histórias, observando a seqüência lógica;
Produzir textos coletivos e individuais;
Ler e compreender textos não-verbais;
Estimular a produção textual de forma interdisciplinar;
Ler com fluência, entonação e pontuação;
Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.
►DESENVOLVIMENTO
¨ Pesquisa e leitura dos mais variados estilos, relacionando sempre com o projeto:
Þ Poesia
Þ Contos de fada
Þ Textos bíblicos
Þ Encartes de jornais
Þ Calendário
Þ Receitas
Þ Bulas
Þ Contas de água, luz, etc
Þ Convites
Þ Piadas
Þ Parlendas
Þ Cantigas de roda
Þ Adivinhas
Þ Folhetos
Þ Informativos
Þ Dicionários
Þ Charges
Þ Almanaques
Þ Placas de trânsitos e outras placas informativas
Þ Confecção de cartazes e/ou varal de diversos tipos de textos
Þ Narração de histórias pelos alunos de séries adiantadas para os alunos de Educação Infantil
Þ Criação do cantinho da leitura nas salas
Þ Teatro de fantoches
Þ Jogral
Þ Dramatização
Þ Trabalhar biografia e obra dos seguintes autores, seguindo o cronograma abaixo:
ü 1º Bimestre: MONTEIRO LOBATO/ RUTH ROCHA
TARSILA DO AMARAL
ü 2º Bimestre: VINICIUS DE MORAIS/ ROSEANA MURRAY
VAN GOGH
ü 3º Bimestre: ZIRALDO/ ELIAS JOSÉ
PICASSO
ü 4º Bimestre: CECÍLIA MEIRELES/CARLOS DRUMMOND
LEONARDO DA VINCI
►AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, através da observação do envolvimento do aluno durante a realização do projeto.
v CULMINÂNCIA
As culminâncias serão semestrais, sendo composta pela exposição dos trabalhos dos alunos, confeccionados NO DECORRER do semestre, no dia-a-dia da sala de aula e outras atividades que estiverem relacionadas ao projeto.
- Datas das culminâncias:
10/06/2009 1º SEMESTRE
06/11/2009 2º SEMESTRE
“ Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”
Monteiro Lobato
fonte:artedeserpedagoga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário