domingo, 3 de fevereiro de 2013

O educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Age na inclusão social e nas inadaptações sociais e no favorecimento de autonomias e do bem-estar social. Contribui para o desenvolvimento comunitário, para a construção de projetos de vida, envolve-se nas necessidades formativas da população em diversos contextos sociais e desenvolve a adaptação sócio-laboral. Atende também a grupos sociais com vivências de risco. Desempenha funções educativas, reeducativas , informativas, de orientação, de animação, de gestão, desenvolvimento local, desempenho de projetos, intervenção, mediação, entre outras.

Entre as competências (saber, saber fazer, saber estar e saber ser) que o futuro educador deve adquirir ao longo do curso, salientam-se as capacidades como:

Ajudar a construir projetos educativos individuais e coletivos;

Ajudar a desenvolver autonomia e participação

Facilitar a integração para o bem-estar de cada um;

Promover, apoiar e orientar atividades de carácter cultural, recreativo e de tempos livres;

Prestar apoio de natureza tecno-individualizada ou coletivo: relativamente as problemas específicos que se verifiquem nos grupos;

Trabalhar em equipes pluridisciplinares como: psicólogos, médicos, assistentes sociais, tribunais, professores, entre outros.

Este Profissional trabalha a partir de realidades concretas, exercendo trabalhos em determinados contextos, nomeadamente:

Serviços em instituições públicas e privadas: escolas, centros cívicos, centros infantis, empresas, hospitais, estabelecimentos prisionais;

Instituições próprias de serviços sociais.

Realiza intervenções a vários níveis:

Individuais

Em grupo

Grupos espontâneos

Grupos criados pelo educador

Comunidades

O educador utiliza alguns métodos para uma intervenção ativa e o mais eficaz possível, salientam-se:

Conhecimento, detecção, e análise de necessidades e problemas sociais;

Identificação das necessidades que necessitam de uma intervenção educativa;

Avaliação diagnóstico da situação a ser trabalhada;

Escolha da metodologia de intervenção educativa: níveis de intervenção estratégicas, utilização de recursos;

Avaliação contínua, a fim de se adaptar a novas situações.

" O educador Social é o Profissional da educação social que deve traduzir em objetivos educativos a incumbência que a organização lhes confere, que os seus usuários podem ser pessoas, grupos e instituições, que tem definido um marco de atuação, que pode estar integrado em equipas, que dispões de recursos institucionais públicos/privados e requer uma formação contínua para otimizar o seu desenvolvimento pessoal e melhorar no seu exercício da profissão." ( cit Romans, Mercé; Petrus, Antoni; Trilla, Jaume, 2003).

Fonte: http://es-upt.blogspot.com.br.

O educador social estabelece-se, intervindo com as mais diversas faixas etárias (crianças, jovens, adultos, idosos) e nos mais diferentes contextos sociais, culturais, educativos e económicos. Esta polivalência interventiva favorece a profissão ao nível da empregabilidade, embora dificulte ligeiramente a construção de um conceito profissional facilmente delimitável.

Em resultado de uma série de necessidades sentidas pelos profissionais e com o objectivo de congregar os profissionais dispersos geograficamente, surge o CNES- Conselho Nacional de Educadores Sociais, com o objectivo de ser um ponto de encontro das sinergias dos educadores sociais em seu próprio proveito. São criados fóruns, revistas, páginas de internet, entre outras actividades.

Hoje, já bem mais consolidada do que nos seus tempos iniciais, a profissão de educador social revela ainda um rol considerável de lacunas, quer ao nível da própria carreira profissional (característica de uma profissão "nova"), quer ao nível da relação laboral com as entidades empregadoras. Neste sentido, o STSSSS (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social) tem intervindo e desenvolvido esforços que certamente irão resultar.

Por outro lado, é possível observar a multiplicidade de experiências profissionais acumuladas pelos profissionais da Educação Social, as quais constituem na realidade, a grande riqueza de uma profissão que tem no geral conseguido obter a qualificação de competente para o seu trabalho.

O Educador Social é um técnico superior que está habilitado a intervir com diversas populações: crianças, jovens, adultos, séniores; e em contextos sociais, culturais e educativos diversos.

O Educador Social não trabalha só com indivíduos em situação de vulnerabilidade, mas também com pessoas, independentemente da etapa de vida em que se encontram, estejam ou não em situação de vulnerabilidade social.

Com todas estas o Educador Social, enquanto profissional, estabelece uma relação de proximidade que permite valorizar a importância de cada situação de forma particular, de modo a que cada indivíduo se sinta único e uno.

Nenhum comentário: