terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

PLANO DE AULA

Nome do(a) Educopedista produtor da aula: Fernanda Savergnini
Nome do(a) Educopedista validador da aula:
Ano:4 º
Disciplina:Ciências
Aula número:
Tema(s): 1 – Alimentação e saúde
Competências e habilidades envolvidas: Vincular manutenção da saúde corporal com nutrição (funcionamento e crescimento), a partir do consumo equilibrado de alimentos.
Pergunta-desafio: Por que é importante ter o hábito de uma alimentação saudável?

Justificativa da importância:O assunto alimentação é de grande relevância. Muitas famílias não têm acesso à informação e mantêm uma alimentação inadequada. Segundo o IBGE, em uma pesquisa realizada entre 2007 e 2008 mais da metade (51,4%) dos meninos e 43,8% das meninas com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso ideal.
Na era dos produtos industrializados, do fastfood e do videogame se alimentar corretamente e praticar exercícios se tornam a cada dia mais difíceis, inclusive entre as crianças e os adolescentes.
Informar sobre os tipos de alimentos e as quantidades que devem ser consumidas diariamente é o primeiro passo para uma alimentação saudável. Não podemos esquecer de explicar a função de cada alimento no nosso corpo e frisar que a alimentação em excesso, principalmente dos alimentos energéticos poderá ser armazenada sob a forma de gordura.

Sugestões para o desenvolvimento do tema: Este tema é muito amplo e extremamente associado ao dia a dia. Então contextualize sempre! Além das atividades propostas você poderá realizar inúmeras outras atividades. Você pode, por exemplo, pedir aos alunos que formem grupos e analisem a merenda escolar durante uma semana classificando os alimentos, ou ainda que eles façam cartazes explicando e divulgando a alimentação saudável através da utilização de recortes de revistas.
O importante é que os alunos compreendam que uma alimentação balanceada apresenta diferentes tipos de alimentos em proporções corretas. E isso não é difícil, faça-os refletir se suas refeições seguem esta tendência. Lembre-os do consumo de salgadinhos, biscoitos e balas em grandes proporções e é claro da importância do consumo de frutas e vegetais.
Seria muito interessante também associar a alimentação à prática de exercícios fiscos.
Como material de apoio sugiro os seguintes sites:

Sobre os tipos de atividades:

As didáticas são as atividades com a presença do professor e alunos em sala de aula.
As autodidáticas podem ser feitas pelos alunos, sem a presença do professor ou outras pessoas.
As codidáticas exigem a participação de dois ou mais alunos trabalhando cooperativamente.
As opcionais são atividades desafiadoras que exigem um grau elevado de conhecimento e percepção.

Atividade 1: Conexão entre aula anterior e atual/revisão
Atividade didática 
No começo da aula, caso seja o caso, faça a correção da tarefa de casa. Use o quadro para promover uma correção coletiva, colocando em discussão as questões que tiverem respostas diferentes. Não entregue a resposta, mas faça com que o grupo chegue a ela através da discussão. O posicionamento não deve ser de certo ou errado, já que uma resposta errada indica em que nível de conhecimento o aluno está e o que você precisa fazer para que ele continue avançando na aprendizagem. A discussão coletiva permite a co-criação da resposta mais adequada à questão. Mesmo que leve mais tempo, você certamente concluirá que essa estratégia vale à pena, pois levará os alunos a uma aprendizagem mais aprofundada e o nivelamento do nível de conhecimento do grupo.

Atividade 2:
Contextualização do tema da aula
Atividade didática 
Conduza uma discussão a partir da pergunta-desafio e do texto base. Contextualize o tema a ser desenvolvido, relacionando-o a conhecimentos pré-adquiridos pela turma. Leve o grupo a pensar sobre o tema e porque ele é importante. Utilize um tema gerador, como um conteúdo interligado com o novo assunto e que prepare uma ambientação afetiva e pronta para a aprendizagem, para a apresentação das novas informações, de forma que se tornem significativas. Se possível, use histórias, comparações, ou outros elementos para chamar a atenção dos alunos, gerar curiosidade e levá-los a pensar sobre o assunto.

Atividade 3 (Atividade 1 da Aula Digital): Apresentação do assunto
Tipo de atividade   ( x  ) didática   (
x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: as figuras do slide
Enunciado para o professor: A atividade 1 chama a atenção dos alunos para três fotos de alimentos. Neste momento você pode começar a conversa com eles perguntando se eles gostam dos três ou se tem alguma preferência. Relembrá-los que todos os seres vivos se alimentam e claro colocá-los para refletir sobre a pergunta: Para que precisamos nos alimentar? Ouça todas as respostas expostas e vá direcionando a discussão para a resposta correta. Desta forma, seus alunos trarão conhecimentos prévios sobre o assunto e serão incentivados a formularem hipóteses científicas durante as aulas de ciências e outras disciplinas. Então... vamos lá!! 

Enunciado para o aluno: Hummm... Esses alimentos parecem deliciosos, não é? Mas para que precisamos nos alimentar?

Atividade 4 (Atividade 2 da Aula Digital):
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2005/163/por-que-temos-de-comer
Enunciado para o professor: A proposta dessa atividade é esclarecer a resposta da atividade anterior. Pronto! Eles descobriram qual é o tema da aula: a alimentação saudável! Agora, eles já sabem que não é preciso só alimentar, deve-se se alimentar bem, de forma equilibrada. Este texto é um pouco longo e apresenta algumas palavras que os alunos podem não entender, ajude-os a compreender o texto. Se possível leia com eles. Desta forma, eles entendem o melhor o conteúdo e aprendem palavras novas.

Enunciado para o aluno:
Vamos desvendar este mistério? Clique na figura abaixo. Se precisar de ajuda peça a seu professor (a).

Atividade 5 (Atividade 3 da Aula Digital):
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: A figura do slide
Enunciado para o professor: Entramos numa nova fase: a fase da reflexão sobre a diversidade de alimentos e de nossos hábitos alimentares. Neste momento os alunos já sabem que a alimentação é essencial a vida, pois fornece energia. Mas antes de classificarmos os alimentos devemos alertá-los sobre a escolha e a quantidade de alimentos que comemos. Deve ficar claro que os alimentos em excesso podem levar ao aumento de peso.
Enunciado para o aluno: O alimento é o nosso combustível e sem ele não teríamos energia para estudar, brincar, correr etc. Mas temos que ter cuidado com os alimentos que escolhemos, devemos ter uma alimentação equilibrada. Alguns alimentos liberam tanta energia que se não gastarmos podem ficar acumuladas em nosso corpo na forma de gordura.

Atividade 6 (Atividade 4 da Aula Digital):
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   ( x  ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:As figuras do slide
Enunciado para o professor: Neste momento estimule seus alunos a pensar e perceber que a refeição mais saudável também é a mais natural, ou seja, é aquela que possui menos produtos industrializados. É um momento importante para inserir o conceito de alimentos industrializados. Aproveite para esclarecer que produtos industrializados possuem conservantes, corantes dentre outras substâncias que em excesso podem nos fazer mal. A resposta desta atividade será esclarecida no próximo slide, porém antes de fornecer a resposta correta, estimule a discussão. Esta interação entre os alunos proporciona um aprendizado mais eficaz. E não deixe esclarecer que o lanche não é proibido e sim deve ser consumido com moderação.

Enunciado para o aluno:
Existem muitas refeições diferentes. Quanto mais natural e colorida for nossa refeição mais saudável ela será. Você conseguiria descobrir entre a refeição A e B qual seria a mais saudável?  E qual seria a mais energética? Converse com seus colegas e registre em seu caderno.

Atividade 7 (Atividade 5 da Aula Digital):
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
http://www.youtube.com/watch?v=VCQdLR1BNR4 vídeo dos pequenos cinentistas
Enunciado para o professor: Neste vídeo serão reforçados os conceitos dos três principais grupos de alimentos vistos no texto da atividade 2 da aula digital. E ainda será introduzida a profissão que estuda a alimentação – o nutricionista.
Enunciado para o aluno: Espero que você tenha acertado? O vídeo a seguir mostra que uma alimentação saudável deve ser balanceada como a opção A. Vamos relembrar os principais grupos de alimentos e o nome do profissional que cuida da nossa alimentação? Clique no desenho abaixo.

Atividade 8 (Atividade 6 da Aula Digital): Função dos alimentos
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:

Enunciado para o professor: Esta atividade requer um tempo maior, pois é interessante que os alunos possam clicar em todos os links dispostos no mercado virtual e ler seus textos. Neste momento espera-se que os alunos entendam as funções dos alimentos e desta forma compreendam que precisamos de vários alimentos para o nosso desenvolvimento e crescimento.
Enunciado para o aluno: Bem, agora que conhecemos os três principais grupos de alimentos (proteínas, lípidios e carboidratos) vamos entender melhor quais as suas funções e ainda conhecer as vitaminas e sais minerais. Passeie por um supermercado virtual e aprenda mais... Vamos lá?  Clique na figura abaixo.
 
Atividade 9 (Atividade 7 da Aula Digital): Pirâmide alimentar
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: figura do slide
Enunciado para o professor: Após terem sido especificados os principais grupos de alimentos e suas respectivas funções chega o momento dos alunos entenderem as quantidades diárias recomendadas de cada grupo. Explique a pirâmide alimentar e converse sobre as refeições diárias dos alunos. Faça-os refletir se eles se alimentam de maneira similar ao que é exposto na pirâmide.
Enunciado para o aluno: Já sabemos que existem muitos tipos de alimentos, e então vamos nos alimentar melhor? Conheça a pirâmide alimentar!!! Ela ajuda a termos uma dieta equilibrada e variada com as quantidades corretas. Observe ao lado:

Atividade 10 (Atividade 8 da Aula Digital): Exercitando os conceitos
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Este jogo é bem interessante e irá fazer com que o aluno exercite o que aprendeu. Os jogos são importantes, pois ao se trabalhar com o lúdico o aprendizado é facilitado. Espera-se que não existam dificuldades em classificar os alimentos na pirâmide alimentar. Se os alunos precisarem de ajuda relembre os conteúdos aprendidos.
Enunciado para o aluno: Vamos ajudar a nossa amiguinha aí de baixo a organizar essa pirâmide de alimentos? Mostre que você aprendeu e se divirta no jogo abaixo:

Atividade 10 (Atividade 9 da Aula Digital): Fruta é bom demais!
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Após os alunos terem aprendido sobre a diversidade de alimentos, suas funções e quantidades recomendadas enfatize a importância das frutas na alimentação. As frutas geralmente são mais bem aceitas que os vegetais na alimentação das crianças estimule-os a pensar quais frutas eles mais gostam e consomem.
Enunciado para o aluno: O nosso país possui uma grande diversidade de frutas e como sabemos são alimentos muito importantes, pois fazem parte do grupo dos alimentos reguladores fornecendo muitas vitaminas.

Atividade 11 (Atividade 10 da Aula Digital): Colocando em prática...
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   ( x  ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:Figura do slide
Enunciado para o professor: Estimule o aluno colocar em prática o que aprendeu. Proponha a comparação dos cardápios entre os alunos e se for preciso reforce os conceitos aprendidos.
Enunciado para o aluno: As mamães muitas vezes são muito atarefadas. Vamos ajudar a mamãe aí em baixo a montar um cardápio para o almoço? Inclua de maneira equilibrada os alimentos dos três grupos: construtores, energéticos e reguladores. Aproveite para utilizar alimentos que você gosta. Registre o cardápio em caderno, compare com os cardápios de seus colegas de turma e depois converse com seu responsável sobre uma alimentação balanceada.

Atividade 12 (Atividade 11 da Aula Digital): Água sempre.
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:Figura do slide
Enunciado para o professor: Comente a importância da água no nosso corpo, enfatize nossas perdas diárias através do suor, urina etc e relacione essas perdas a sua reposição para o nosso corpo estar em equilíbrio. Pode ser enfatizado mais uma vez o consumo de frutas, já que em nosso país temos grande diversidade desses alimentos.
Enunciado para o aluno: Além de escolhermos bem nossos alimentos, não podemos esquecer de beber água. Você sabia que a água também está presente nos alimentos? As frutas, por exemplo, contêm alto teor de água. A água é muito importante para o nosso corpo, por isso temos que repor a água que eliminamos diariamente através do suór, da urina, da respiração e das fezes.

Atividade 13 (Atividade 12 da Aula Digital): Tarefa de casa e conexão com a aula seguinte
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
http://i.ytimg.com/vi/FIaMdS6lELo/0.jpg figura da turma da mônica
Enunciado para o professor: Esta atividade propõe uma reflexão por parte dos alunos. É importante que os alunos consigam associar a maior demanda de água no momento em que ela mais é perdida, ou seja, no verão. Seria interessante você perguntar a eles sobre a maior demanda de água pelo nosso corpo após e durante um exercício físico. Isso os ajudará a entender que o nosso corpo tenta estar sempre em homeostasia.
Enunciado para o aluno: Falando em água, você já ouviu falar de desidratação? É o que ocorre quando falta água no nosso corpo. Vamos ver o que a turma da Mônica fala sobre isso? Clique no desenho. Você acha que devemos nos preocupar em beber água somente no verão? Escreva sua opinião em seu caderno.

Atividade 14 (Atividade 13 da Aula Digital):Vamos ser saudáveis?
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Estamos chegando ao final de mais uma aula. Verifique se a aprendizagem foi significativa, esclarecendo as dúvidas que ainda existam. Utilize o vídeo para complementar a sua aula, tente fazer um resumo do que foi aprendido e sugira que os alunos façam uma redação sobre as três regras de ouro do Dr. Esportes.
Enunciado para o aluno: Para encerrarmos esta aula vamos relembrar um pouquinho sobre o que aprendemos. O Dr. Esportes e sua turma irá nos ensinar que além de uma boa alimentação, devemos praticar esportes e ter higiene para sermos saudáveis. Clique na figura abaixo e confira! Você cumpre as regras de ouro do Dr. Esporte? Pense nisso !!!

Atividade 15 (Atividade 14 da Aula Digital):Encerrando a aula.
Tipo de atividade   ( x  ) didática   ( x  ) autodidática   (   ) codidática   (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Por fim é sempre interessante aguçarmos a curiosidade sobre a próxima aula. Faça isso! Estimule seus alunos a pensarem sobre os processos de digestão e circulação sanguínea, desta forma ele entende o processo da obtenção de energia pelo nosso corpo de forma mais completa.

Enunciado para o aluno: Na nossa próxima aula entenderemos como os alimentos se transformam em energia. Você tem alguma idéia sobre isso? E como a energia chega a todas as partes do nosso corpo? Vá pensando e não deixe de falar sua opinião na nossa próxima aula!!!! E espero que daqui para frente você se alimente cada vez melhor, afinal você já sabe o que é uma alimentação saudável.  Até a próxima!




Nenhum comentário: