domingo, 5 de março de 2017


PROJETO REFORÇO ESCOLAR/2010
    Justificativa
     Tendo em vista a multiplicidade de dificuldades em aprendizagem apresentadas por parte da clientela e a necessidade de promover o progresso em suas aprendizagens para que possam prosseguir seus estudos, será oferecida a recuperação nas disciplinas de língua portuguesa, focando a interpretação e fluência textual em matemática o pleno domínio total das quatro operações na Modalidade dos Anos e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.


    O Projeto será desenvolvido na escola em turno inverso com atividades de reforço sob a coordenação da Supervisora de Anos e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
      Reforço escolar complementa e amplia os conhecimentos das crianças, trabalhando de forma lúdica e didática.
     Objetivando um ensino de qualidade, acontecerão na escola, as aulas de reforço escolar de segunda à sexta-feira, respeitando o calendário de dias letivos. Serão direcionadas para o Ensino Fundamental, comportando alunos do 1° ao 4° anos e sendo ministradas nos dois turnos  manhã e tarde, atendendo ao aluno no contra-turno de seu horário escolar. A criança poderá participar de mais de uma aula de reforço, no caso de alunos do 1º ao 4º anos, de acordo com suas necessidades. As crianças do 1° ao 4° anos terão aulas de segunda à sexta-feira.
*Objetivos
* Proporcionar acompanhamento pedagógico, com profissionais especializados preferencialmente o professor titular da turma aos alunos regularmente matriculados e assíduos na escola;
Estabelecer entrosamento entre Escola / Família / Comunidade;
*  Elevar o desempenho escolar dos alunos participantes;
*  Elevar a auto-estima dos alunos participantes;
* Possibilitar aceleração  dos estudos, através de diferentes metodologias;
* Despertar o prazer em aprender estimulando o desenvolvimento das potencialidades através da superação de dificuldades na aprendizagem;
* Criar o hábito da leitura como instrumento de auto realização, interação social e cultural;
* Reforçar a aprendizagem recebida na sala de aula despertando o gosto e interesse pela leitura, escrita e cálculo.
Desenvolvimento
     Após o período de sondagem diagnóstica realizado durante este mês de março do ano de 2010, o professor avalia o perfil do estudante determinando a freqüência escolar semanal e o prazo adequado para o desenvolvimento integral do programa de reforço escolar.
     O acompanhamento escolar refere-se, sobretudo á realização de tarefas de casa, esclarecimento aos pais ou responsáveis de dúvidas e comprometimento que os demais terão na disciplina de matemática e língua portuguesa no cumprimento da agenda escolar.
     As aulas poderão acontecer em espaços variados, não sendo necessariamente apenas a sala de aula, pois, sabe-se, o ser humano aprende com bastante eficiência, quando vivência in lócus as situações de aprendizagem. Assim, faz-se necessária a utilização de uma metodologia diferenciada que venha proporcionar situações de uma aprendizagem significativa partindo das carências detectadas pelos docentes durante o período de sondagem diagnóstica e observações do professor titular do ano antecedente.
     Após a elaboração da listagem dos alunos que frequentarão o reforço escolar em turno inverso, na ciência dos pais e comprometimento dos mesmos junto aos docentes e supervisora, iniciaremos as atividades de reforço escolar que acontecerão de segunda a sexta-feira em nossa escola, de acordo com a planilha anexa a este.
     Mensalmente os docentes e supervisora em seu diário de registros, farão relato das atividades que estarão sendo desenvolvidas, socializando a metodologia utilizada, troca de experiência e situações de aprendizagem que se fazem necessárias rever.
        


*Resultados Esperados
* Espera-se que com a realização do Projeto Reforço Escolar em busca da aprendizagem, consigamos:
* Elevar o desenvolvimento cognitivo e acompanhar o ritmo da turma com tranquilidade;
* Melhorar o relacionamento interpessoal e coletivo;
* Trazer os pais para a Escola para fortalecer o vínculo no acompanhamento escolar do filho;
* Superação das deficiências de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, através do pleno domínio destas habilidades. 
* Recuperação da auto-estima dos alunos envolvidos no processo.
*Recursos
     Pincel, caderno, livros, lápis de cor, lápis, cartilha, borracha, folhas digitalizadas, etc...
*Avaliação
     Avaliação terá especial importância auxiliando no progresso dos resultados, através do diagnóstico de dificuldades e programação das atividades e metodologia utilizada na prática pedagógica, relatando as dificuldades detectadas, os resultados obtidos, comprovando o desenvolvimento de suas atividades, objetivando o direcionamento de novas ações.
    Os alunos serão avaliados através de seu interesse nas atividades propostas, leitura, atenção, desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretativo, domínio das quatro operações matemáticas. Além disso, terão o acompanhamento do (a) professor (a) titular da turma nos avanços obtidos.
*Referências Bibliográficas
ALVES, Nilda (coord.). Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991;
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs) O fazer e o pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1991;
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade apreendente. Petrópolis: Vozes, 2000;
LÜCK,Heloisa.Metodologia de Projetos:Uma ferramenta de planejamento e gestão/Heloisa Lück._Petrópolis, RJ:Vozes,2003.
MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão Escolar: de ação a ação repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995;
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999;
___________________. Dez Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000;
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias práticas. Lisboa: Educa,1993.
*Anexos
CRONOGRAMA REFORÇO ESCOLAR\ANOS E SÉRIES INICIAIS

PROFESSOR

ANO\SÉRIE

DIA DA SEMANA

Nº DE ALUNOS

SALA

 FABIANA 

1º ANO A

QUIN-FEIRA

5

ANEXO
LEITURA

DANIELA

1º ANO B

  SEG.FEIRA        

7

ANEXO
PRÉ 5


SOLANGE


2ºANO A


QUINT.FEIRA

8



ANEXO
PRÉ 4

  ROSANE

2º ANO B


QUINT-FEIRA

9

ANEXO
PRÉ 5

RODRIGO

2º ANO C


SEG-FEIRA

10
ANEXO
PRÉ 4

GABRIELA
CAROL



3º ANO A


QUARTA FEIRA


3

ANEXO
SALA DE LEITURA
 RODRIGO
  ANA CLAUDIA

 3ºANO B


TERÇA- FEIRA     

4

ANEXO
PRÉ 4

MARGARIDA

4º ANO A


TERÇA-FEIRA

8

 ANEXO
  PRÉ 5
ERMÍNIA
MARGARIDA

4ºANO B



SEXTA-FEIRA

6
ANEXO
PRÉ 5

CAROL

4ª SÉRIE A

QUINT-FEIRA

8

SALA 5

CAROL


4ª SÉRIE B


SEXTA-FEIRA


6


SALA 5


 Fonte: modelosprontos.com/wp-content/uploads/.../modelo-pronto-projeto-de-leitura-6.doc

Nenhum comentário: