domingo, 7 de maio de 2017

Sequência formativa de produção de texto
Planejamento da sequência
Essa sequência para produção da reescrita do conto As Três Laranjas Mágicas é composta de quatro atividades: leitura compartilhada, planejamento, reconto e reescrita[1].
                                      Leitura compartilhada do conto As Três Laranjas Mágicas
1ª AtividadeLeitura compartilhada
Objetivo
·         Conhecer e compreender a história
·         Mobilizar os conteúdos de leitura, na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.
·         Agrupamento:  Coletivo
Materiais: Uma cópia do texto para cada aluno (ou para cada dois)
Importante
·         Informar os alunos que irá iniciar uma sequência formativa para o ensino da produção de texto por meio da reescrita.
Desenvolvimento da atividade
1.      Informar aos alunos que a história a ser lida faz parte da coletânea “A volta ao mundo em 52 histórias” de Neil Philip. São Paulo: Companhia das Letrinhas. É um conto da Costa Rica
2.      Ler o título e perguntar: Sobre o que o texto irá tratar?  
3.      Propor aos alunos que observem as ilustrações, leiam as legendas e verifiquem se elas ajudam a descobrir o contexto da história (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar). Ainda perguntar:
·      Quem eram as moças? (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar).
·      Pedir a um aluno que leia as informações que margeiam a página e perguntar: qual a relação dessas informações com a história? Lança luz sobre o contexto histórico e situa a história.
4.      Propor que  releiam e identifiquem qual parágrafo da história que se articula com o título. 
5.      Agora ler o conto até o final sem interrupção, enquanto os alunos acompanham em seus textos. Voltar em algumas partes e discutir:
a)      Por que o príncipe foi embora? O que procurava?
b)       Toda vez que o príncipe descascava a laranja o que acontecia?
c)      Que situação fazia com que o príncipe descascasse a laranja? (peça aos alunos para que identifiquem os parágrafos que mostram essa situação)
d)      Todas as moças eram iguais? ( identificar as características de cada moça, localizar o parágrafo que aparece no conto)


e)      Todas as vezes que o príncipe corta a laranja, surge uma moça. O que elas lhe pedem? Em que parágrafo aparece que ela estava sob o encantamento de uma bruxa? ( levar os alunos a perceber que era a mesma moça com aparência diferente)
f)       Após o casamento é possível entender que a bruxa desistiu do encantamento?
g)      Como a bruxa fez  para encantar novamente a rainha? Que expressões ela utilizou?
h)      O que o rei estava fazendo no momento em que a rainha foi transformada em uma pomba branca?
i)        Com o sumiço da rainha quem passou a consolar o rei?
j)         Como acontece o desencantamento da rainha?
k)      Qual foi a atitude do rei ao descobrir a verdade sobre a bruxa?

6)  Em que esse conto se distingue dos demais? ( levar os alunos a perceber que geralmente os contos de fadas terminam quando  há o casamento) 

2º - planejamento da reescrita do conto
O planejamento tem o papel de nortear a produção e é um meio também de retomar o contexto de produção do texto.
No caso da reescrita, o que se planeja é a organização do texto, uma vez que o conteúdo temático já está dado.
Parte 1
1ª  Atividade  - elaboração do  planejamento para reescrita do conto
Objetivo:
o   Compreender o planejamento  como um instrumento norteador da produção.
o   Verificar que no planejamento da reescrita,  o conteúdo temático já está dado, por isso é organizado a partir da sequência de episódios do conto.
Parte 2
1)      Informar aos alunos que vão fazer o planejamento da história. 
2)      Reler a história inteira.
3)      Solicitar que façam atividade em grupo  devem colocar a primeira parte de modo que possa ajudá-los  a lembrar do episódio no momento da reescrita.
Reconto do conto
Parte 1
1ª Atividade: Reconto 
Objetivo:
·      Compreender a importância do reconto como estratégia  para produzir texto em linguagem escrita.
·      Textualizar o conto em linguagem escrita, mas sem grafa-lo.
Agrupamento: Embora coletivo, os  alunos devem ser organizados em duplas ou em pequenos grupos.
Materiais: Cópias do conto.
Desenvolvimento
1)   Dividir os alunos em duplas ou grupo pequenos grupos  
2)      Informar  aos alunos que:
  • foram agrupados em duplas/grupos. Cada uma recontará um trecho. Depois todos podem ajudar no sentido de melhorar. 
  • para o reconto, a história foi divida em partes. Hoje irão recontar a primeira parte.
  • recontar o mais parecido com a linguagem do livro. Isso  significa que não pode ter marcas da linguagem oral.  Isso não significa ter  a história memorizada.
  • vão aproveitar o planejamento da reescrita também no reconto.
3)   Distribuir novamente  o conto, para que todos possam acompanhar a leitura.
4)     Reler o trecho a ser recontado.
5)      Retomar o planejamento verificando o que não pode ser esquecido.
6)      Solicitar que uma dupla inicie o reconto enquanto os outros observam para ajudar, se necessário.
7)      Continuar assim até o final do trecho definido.
4º - Reescrita  do conto
1ª Atividade – Reescrita
Objetivos
·         Compreender a reescrita como estratégia didática para ensinar a produzir textos.
·         Textualizar o conto em linguagem escrita tendo o  professor com escriba.
Agrupamento: Embora coletivo,  os alunos devem ser organizados em duplas.
Materiais: Giz, lousa, papel pardo, canetão ou data show.
Desenvolvimento
Dividir os alunos em grupo ou duplas.  
1)   Informar aos alunos que:
o  foram agrupados em duplas/grupos. Cada uma recontará um trecho. Depois todos podem ajudar no sentido de melhorar. 
o  para a reescrita,  a história foi divida em partes. Portanto, hoje irão reescrever a primeira parte.
o  eles irão reescrever o mais parecido com a linguagem do livro. Isso  significa que não pode ter marcas da linguagem oral. O que não significa  ter  a história memorizada.
2)      Reler o trecho a ser reescrito, se precisar.  Colocar o texto no data show.
3)      Retomar o planejamento verificando o que não pode ser esquecido.
4)      Solicitar que uma dupla inicie ditando enquanto os outros observam para ajudar, se necessário.
5)      Reler a parte do texto reescrito para verificar se ficou bom, se está faltando algo.
6)      Continuar reescrevendo, relendo para verificar se o texto está bom até o final do trecho definido.





Nenhum comentário: