quinta-feira, 6 de setembro de 2012

pedagogia www.pedagogia.com.br

Trabalhando com o Texto

Como se fosse dinheiro

Todos os dias, Gustavo levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.

Chegava ao bar, comprava sua torrada e pagava o sr. Marcos.

Mas o sr. Marcos nunca tinha troco:

- Olha Gustavo, pode levar uma bala, pois eu não tenho troco.

Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:

- Seu Marcos, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.

- Ora menino, eu não tenho troco. O que eu posso fazer?

- Realmente não sei, só sei que quero meu troco em dinheiro!

- Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa...

Gustavo ainda insistiu umas duas ou três vezes.

A resposta era sempre a mesma:

- Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro, então leve um chiclete se não gosta de bala.

Aí Gustavo resolveu dar um jeito.

No dia seguinte, apareceram com um embrulho, os colegas queriam saber o que era, Gustavo ria e respondia:

- Na hora do recreio, vocês vão ver...

E na hora do recreio todo mundo viu.

Gustavo comprou seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... Uma galinha.

Colocou a galinha em cima do balcão.

- O que é isso menino? - perguntou o sr. Marcos.

- É para pagar a torrada. Galinha é como se fosse dinheiro, e gostaria do meu troco.

O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acabar com a confusão.

Gustavo disse a seus colegas:

- Todo o cidadão tem deveres, mas também possuí direitos.

Exercícios:

1. Numere os parênteses de acordo com a ordem do texto:

( ) - Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa...

( ) Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:

( ) O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acavar com a confusão.

( ) Gustavo Levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.

( ) Mas, o sr. Marcos nunca tinha troco:

( ) A resposta era sempre a mesma.

2. Una as frases, indicando o que fez cada personagem:

1. Gustavo

Quem? 2. Sr. Marcos

3. Os colegas

1. Queriam saber o que havia no embrulho.

Fez o quê? 2. Nunca tinha troco.

3. Comprou seu lanche.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Nenhum comentário: