sábado, 19 de janeiro de 2013

AS TEORIAS QUE EMBASAM O TRABALHO PSICOPEDAGOGIA

Conhecer os fundamentos da psicopedagogia implica refletir sobre as suas origens. Do seu parentesco com a Pedagogia, a psicopedagogia traz as indefinições e contradições de uma ciência cujos limites são os da própria vida humana. Da Psicologia, a psicopedagogia herda o velho problema paralelismo psicofísico, um dualismo que ora privilegia o físico (observável), ora o psiquismo( a consciência).

O autores brasileiros Neves, Kiguel, Rubinstein, Weiss, barone e outros, assim como os argentinos Fernando Pain, Visca, Muller, são unânimes quanto á necessidade de conhecimentos de diversas áreas que articulados, devem fundamentar a constituição de uma teoria Psicopedagogia, por, exemplo:

A Psicanálise encarrega-se do mundo inconsciente, das representações profundas, operantes da dinâmica psíquica que se expressa por sintomas e símbolos, permitindo-nos levar em conta a face desejante do homem;

A Psicologia Social encarrega-se da constituição dos sujeitos, que responde as relações familiares, grupais e institucionais, em condições socioculturais e econômicas especificas e que contextuam toda aprendizagem;

A Epistemologia e a psicologia genética se encarregam de analisar e descrever o processo construtivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros e com os objetos;

A Lingüística traz a compreensão da linguagem como um dos meios que caracterizam e tipicamente humano e cultural: a língua enquanto código disponível a todos os membros de uma sociedade a fala como fenômeno subjetivo, evolutivo e historiado de acesso á estrutura simbólica.

Essas áreas fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicológico, o nosso campo.

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