sábado, 19 de janeiro de 2013

O CAMPO DA ATUACÃO DA PSICOPEDAGOGIA

O campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico onde se dá esse trabalho, mas espacialmente ao espaço epistemológico que lhe cabe, ou seja, o lugar deste campo de atividade e o modo de abordar o seu objeto de estudo. A forma de abordar o objeto de estudo pode assumir característica especificas, a depender da modalidade: clínica, preventiva e teórica, umas articulando-se ás outras.

Na função preventiva, cabe ao psicopedagogo:

Detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem;

Participar da dinâmica das relações da comunidade educativa, a fim de favorecer processo de integração e troca.

Promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos;

Realizar processos de orientação educacional, vocacional, e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.

Em relação a modalidade teórica está visa: criar um corpo teórico da psicopedagogia, com processos de investigação e diagnostico que lhe seja especifico, atreves de estudos das questões educacionais e da saúde no concerne ao processo de aprendizagem. Esses trabalho consiste numa leitura e releitura do processo de aprendizagem e do processo da não-aprendizagem, bem como da aplicabilidade e conceitos teóricos que lhe deem novos contornos e significados, gerando práticas mais consistentes.

Já na área da saúde, o trabalho é feito em consultórios privados e/ou em instituições de saúde, no sentido de reconhecer e atender as alterações da aprendizagem sistemática e/ou assistemática, de natureza patológica.

Historicamente, a Psicopedagogia nasceu para atender a patologia da aprendizagem, mas ela se tem voltado cada vez mais para uma ação preventiva, acreditando que muitas dificuldades de aprendizagens se dever a inadequada pedagogia institucional e familiar. A proposta da psicopedagogia, numa ação preventiva, é adotar uma postura critica frente ao fracasso escolar, numa concepção mais totalizante visando propor novas alternativas de ação voltadas para a melhoria da prática pedagógica nas escolas.

Segundo Lino de Macedo (1990), o psicopedagogo, no Brasil, ocupa-se das seguintes atividades: Orientação de estudos; Apropriação dos conteúdos escolares; Desenvolvimento do raciocínio; Atendimento de crianças. Ainda de acordo com o autor o atendimento psicopedagógico poderá recorrer a propostas corporais, artísticas etc.

Portanto busca-se no trabalho psicopedagógico que o profissional, leve o sujeito a se reintegrar á vida normal, respeitando as suas possibilidades e interesses, sendo neutro e mantendo a ética de sua profissão, considerando o desenvolvimento infantil a partir de uma perspectiva dinâmica e encarando o distúrbio de aprendizagem como uma manifestação de uma perturbação que envolva a totalidade da personalidade.

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