sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deficiência intelectual

Antecipar as etapas das atividades e deixar que o aluno as repita na sala de recursos são ações que favorecem a participação
Conversas com a família podem ajudar você a conhecer o aluno - como é a casa onde mora, o seu bairro etc. Como o trabalho com história local é vinculado às comparações de outros tempos e povos da região com o dia a dia da criança, saber sobre sua vida é um poderoso instrumento para planejar as aulas e garantir que ela se sinta parte do grupo. Tudo que faz parte do seu cotidiano se torna mais palpável para o aluno com deficiência intelectual.
As possibilidades de trabalho são muitas, assim como os tipos de deficiência. Cada criança é única e é preciso oferecer oportunidades para que ela seja protagonista de suas ações - opinando nas discussões, contando suas histórias - mesmo que não consiga articulá-las como os demais ou que demore mais tempo. Ao planejar as atividades, foque nas aprendizagens que o aluno é capaz de alcançar. "O trabalho está muito mais relacionado à potencialidade do que à limitação", explica Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita, na categoria de Inclusão.
Nas atividades em grupo, organize uma equipe que favoreça a participação do estudante com deficiência intelectual (amigos, crianças com facilidade de relacionamento etc.). Quando necessário, coloque-o para trabalhar junto a um colega, ainda dentro do grupo, que deverá dividir com ele as atividades a serem realizadas. Se a coordenação motora dele ainda não estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior e lápis ou canetas com pontas mais grossas.
Ao usar mapas e imagens, antecipe a interpretação deles com o seu aluno no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Reforce as comparações entre as representações novas e antigas, registre as principais conclusões da turma para que a criança possa sempre relembrar as discussões e procure ampliar o tempo de realização das análises.
Fonte: www.novaescola.org.br

Nenhum comentário: