sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O ensino de história local na escola.

Quando o aluno procura as conexões entre a História e a vida de sua comunidade, o conteúdo sai dos livros e passa a repercutir em sua vida
É por meio da localidade que os assuntos historiográficos ganham sentido no dia a dia do aluno. "É uma ferramenta potente de ensino", diz Daniel Helene, coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana. E é fundamental ressaltar a sua importância nesse trabalho. É você quem faz o papel de articulador entre a história local e um contexto mais amplo.
Segundo as Orientações Curriculares da Prefeitura de São Paulo, pensar sobre a localidade é uma aprendizagem significativa que vai além dos aspectos cognitivos dos envolvidos no processo, mas "está intimamente ligada a suas referências pessoais, sociais e afetivas".
Relacionar a história cotidiana a outros períodos é uma ótima opção para trabalhar a localidade. Por meio de mapas antigos ou mesmo de fotografias de diferentes épocas, os alunos das séries iniciais podem comparar as alterações feitas na cidade ao longo do tempo - o que pode ser feito por meio de antigos mapas e mesmo fotografias de diferentes períodos históricos do município.
"No caso dos mapas, uma análise comparativa das principais transformações pode estimular a garotada a distinguir e dar nome aos espaços, com termos como rural e urbano", explica Dora Martins Dias e Silva, autora de livros didáticos. A visualização dessas transformações também pode auxiliar na compreensão mais abstrata dos conceitos de mudança e permanência. Neste link, você encontra imagens da construção de Brasília e como ela está hoje que podem ser usadas para a observação das mudanças.
O ideal é que os estudantes estejam em contato com a maior diversidade de materiais possível: fotografias, pinturas, esculturas, filmes. Mas o trabalho não deve se esgotar somente na observação. Por meio dessas fontes históricas, os alunos aprendem também a tirar conclusões e questionar os dados fornecidos. Qual a relação entre os personagens retratados? Que lugar é retratado? Como esse lugar se encontra nos dias atuais? Quem é o autor? De que época ele é? Essas são perguntas que ajudam a turma a analisar e confrontar o passado e o presente, e não apenas vê-los sob uma ótica cronológica.
Para estimular o espírito crítico da criançada, é importante refletir sobre os conteúdos dos livros didáticos e apresentá-los como uma das muitas formas de se contar a História, seja do tempo presente, ou passado.
Expectativas de aprendizagem
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de História e Geografia estabelecem como objetivos sobre localidade, ao final do 3º ano, que os estudantes sejam capazes de:

 Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
 Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.
 Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções.
 Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência.
 Estabelecer relações entre o presente e o passado.
Fonte: www.novaescola.org.br

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