segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Você sabe a origem do horário de verão.

A prática de adiantar o relógio em uma hora foi instituída, pela primeira vez, em 1784 nos Estados Unidos. Benjamim Franklin queria que o país aproveitasse a luz natural durante os dias mais longos do ano. No entanto, a ideia não deu certo.
Foi em 1907, durante a Primeira Guerra Mundial, que a Alemanha adotou a mudança definitivamente, a partir desse momento, outros países também passaram a adotar a mesma prática.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, por Getúlio Vargas, mas também aconteceu de forma descontinuada. Finalmente, em 1985, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi retomada por causa da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer todos os anos.
Hoje, aproximadamente, 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território, sendo mais presente na Europa, na maior parte da América do Norte e na Austrália.
A medida faz mais sentido nas regiões distantes da linha do Equador, já que durante a estação do verão os dias são mais longos e as noites mais curtas.
Nas regiões próximas ao Equador, o horário de verão traz poucos benefícios, pois os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano.
Como funciona
Embora o nome faça menção a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas pelos critérios astronômicos. Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério Norte. Ali, o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão, no entanto, ocorre o contrário e é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas, por isso nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.
O objetivo principal do horário de verão é a economia no consumo de energia, pois o período de luz natural é estendido durante o dia, ou seja, o Sol demora mais para se por. O Brasil atualmente é o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão. Mas as razões não são apenas pela economia de energia elétrica.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil adota o horário por segurança do sistema elétrico.
Durante os meses do verão, ocorre um aumento na demanda de energia, o que é especialmente percebido perto das 18h, horário em que a maioria das pessoas sai do trabalho ou da escola e retornam para casa, ligando as luzes, chuveiros, etc. O aumento repentino do consumo de energia pode impactar a estabilidade do sistema elétrico. Adiantando o relógio em uma hora, a iluminação pública não precisa ser ligada na mesma hora em que acontece o pico de consumo da hora em que as pessoas chegam a suas casas, causando, assim, menos impacto no sistema elétrico.
O horário de verão 2011/2012, que começou no dia 16 de outubro de 2011, vai acabar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro de 2012, dia 19 de fevereiro. Isso significa que da noite de sábado, 18 de fevereiro, para domingo, 19 de fevereiro, deve-se atrasar o relógio em uma hora.
A determinação do começo e do fim do horário de verão está em um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Segundo esse decreto, o horário de verão terminará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de fevereiro.
As Regiões brasileiras que adotam esse horário são: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br

Nenhum comentário: