domingo, 20 de novembro de 2011

Pedagogia: origem e significados


Bem, somos pedagogos e estudantes de pedagogia e amamos os que fazemos mesmo diante de tantos obstáculos, não é mesmo?
Mas, você já se perguntou, ou conhece, a origem dessa palavra tão linda que é a PEDAGOGIA e o seu significado político, científico, prático?
Pensando nisso, pensei em fazer uma breve pesquisa sobre a Pedagogia e pedagogos...
Um tema tão rico e apaixonante!

A origem da Pedagogia
 A história da educação que conhecemos hoje começou na Grécia Antiga. O termo Pedagogia tem origem na Grécia Clássica, paidós (criança) e agogé (condução), onde pessoas chamadas paidagogos eram incubidas de cuidar e ensinar as crianças daquela sociedade. Na realidade, os paidagogos eram escravos cultos que cuidavam, conduziam as crianças. Será que estamos tão distantes dessa realidade hoje?

A Pedagogia é definida por estudiosos como a teoria e a prática da educação. Mas, quantos conflitos e dilemas cercam essa ciência, não é mesmo? Um percurso marcado por lutas e conquistas em prol de uma educação para a transformação da sociedade!

Desde que existe a necessidade de educar as crianças e de promover suas inserção em um contexto social, cultural, existe Pedagogia!Entretanto, a institucionalização desta ciência só ocorreu por volta do século XVI, onde o termo pedagogo (em seu significado moderno) é definido em um dicionário francês de 1690 que define o seguinte: "Pedagogog: mestre ao qual se dá o encargo de instruir e educar um aluno, de ensinar-lhe gramática e de vigiar (prendregarde) suas ações".

O século XVIII é marcado como o século da Pedagogia porque se desenvolveu nessa fase a educação pública estatal e o início da educação nacional, e ainda, pelo surgimento de grandes nomes da pedagogia clássica como Rousseau e Pestalizzi.

Hoje, a Pedagogia é, como diz Libâneo, no livro "Pedagogia e pedagogos, para quê?": "[...] o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana" (p.30).
Fonte: http://amigadapedagogia.blogspot.com/2010/09/pedagogia-origem-e-significados.html


Nenhum comentário: