segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia Mundial do Trabalho

O dia 1o de maio é o Dia Mundial do Trabalho. Essa data é comemorada em vários países do mundo e relembra a luta de trabalhadores por condições dignas de trabalho.

Origem da comemoração

O dia 1o de maio foi estabelecido como o Dia Mundial do Trabalho durante um congresso internacional de trabalhadores realizado em Paris, em 1889.

Esse dia foi escolhido para homenagear alguns operários da cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, que se uniram, no dia 1o de maio de 1886, para fazer uma manifestação a favor da redução da jornada de trabalho.

Naquela época, as condições de trabalho eram muito precárias, e os trabalhadores faziam jornadas que podiam chegar até 17 horas diárias. Além disso, os salários eram muito baixos e não havia nenhuma garantia a favor dos operários.

Nos dias seguintes à manifestação do dia 1o de maio de 1886, a polícia e os manifestantes entraram em choque, o que acabou resultando na morte de diversas pessoas e na prisão dos líderes do movimento. No julgamento, cinco líderes foram condenados à morte na forca, dois foram condenados à prisão perpétua e um recebeu a pena de quinze anos de prisão

Trabalhadores do Brasil

Atualmente, no Brasil, existem pessoas exercendo as mais diversas profissões e ocupações. Homens e mulheres participam ativamente do mercado de trabalho, que está mais competitivo a cada ano.

No entanto, o Brasil é um país com muitos desempregados e com um grande número de pessoas que realizam atividades informais, isto é, sem ter registro na carteira de trabalho.

clip_image001

Além disso, há os trabalhadores domésticos. Nesse tipo de atividade, é comum que um dos moradores da casa, geralmente uma mulher, realize as mais diversas atividades, como cuidar de filhos, lavar, passar, cozinhar e limpar, não recebendo salário pelo que faz. Esse trabalho, além de muito importante, é fundamental para o funcionamento de uma casa e mesmo assim é pouco valorizado.

Existem também pessoas que exercem outro tipo de trabalho, o não-remunerado. Nesse tipo de trabalho, as pessoas, voluntariamente, realizam atividades ou prestam serviços à comunidade.

O trabalho infantil

estacionados, lavar os pára-brisas dos carros nos semáforos, vender doces e pequenos objetos e engraxar sapatos. Além disso, para ajudar a família, algumas crianças passam o dia pedindo esmolas na rua.

O trabalho infantil é uma realidade não só no Brasil, mas em vários países do mundo. Diariamente, milhares de crianças trabalham em condições precárias e desumanas, tanto nas cidades como no campo. Nas cidades, as crianças exercem as mais diversas atividades, como cuidar de carros clip_image003

Nenhum comentário: