PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
PROJETO MAIO MÊS DAS MÃES E DOS TRABALHADORES
PETI-2012
O projeto Maio, tem como eixo central o mês das Mães. Será realizado caminhada organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho no dia 09 de maio, que sairá da Praça da Irene e vai até enfrente a secretaria onde será oferecido um café da manhã além de varias atividades para as mães. Cada espaço irá organizar e trazer as mães para o evento.
Durante o mês de maio também vamos trabalhar outras atividades relacionadas ao Dia das Mães e outras atividades serão realizadas para comemorar: o Dia do Trabalhador, Dia das Comunicações, Dia do Artista Plástico, Dia do Enfermeiro, Dia da Escravatura; Dia do Assistente Social; e o Dia da Indústria.
Objetivos:
Ø Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano,
Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares,
Ø Conhecer as origens das datas comemoradas no mês de maio,
Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.
Ø A importância de cada profissional para o bom crescimento social.
Origem do Dia das Mães: (segundo domingo de maio. Esse ano será dia 13)
O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.
Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
Origem do Dia do Trabalhador: (01 de maio)
A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos).
No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
A Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Origem do Dia do Artista Plástico (08 de maio)
A data da comemoração foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, lembrando o seu nascimento em Itú- SP, no dia 8 de maio de 1851.
Almeida Júnior estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Júlio Le Chevrel e de Vítor Meireles.
Teve, também, formação europeia, nomeadamente, na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, tendo sido aluno do célebre Cabanel.
Origem do Dia do Enfermeiro: (12 de maio)
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Atividades que podem ser desenvolvidas
Dia das Mães:
Ø Lembrancinhas,
Ø Chamar as mães até o espaço para conversar sobre assunto relacionado à mulher,
Ø Construção de um mural com as profissões e os nomes das mães,
Ø Organizar em parceria com salões de beleza na comunidade um dia de beleza,
Ø Reforçar a importância da ida ao medico e dos direitos da mulher;
Ø Poesias, poemas
Ø Historias relacionadas: - SABE O QUANTO EU TE AMO ?
Ø Encenação de uma peça teatral sobre as mães;
Ø Dinâmicas.
Dinâmicas para trabalhar com as mães:
Dinâmica: AFETO (estimular o carinho nos filhos)
Participantes: 7 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Demonstração de Afeto.
Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.
Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
Dinâmica: DUAS MÁSCARAS (trabalhar o sentimento de respeito)
Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,
Barbante de 50 cm, Tesoura.
Desenvolvimento: Cada participante recebe uma folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:
Lado 1 : Aquilo que acha que é. (alegre, triste, feio, bonito.) (Como me vejo).
Lado 2 : Escreve como os outros me veem. (3 aspectos como os outros me veem. )
Colocar a máscara no rosto do lado "como me vejo". Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua.
Após um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo.
Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc...
Atividades para o Dia do Trabalhador (01 de maio)
Ø Levar uma carteira de trabalho para o espaço para mostrar as crianças,
Ø Fazer um mural com as profissões dos pais e mães (pode ser usado o mesmo do dia das mães),
Ø Falar do primeiro emprego para os adolescentes,
Ø Levar uma pessoa para falar da profissão dela;
Ø Procurar na comunidade se tem alguma pessoa que se formou e tem uma profissão e queira ir até lá falar da importância dos estudos.
Atividades para o Dia da comunicação (05 de maio)
Ø Realizar atividades que trabalhem a leitura e escrita, criando um Jornal Mural com temas relacionado com a localidade dele com: esporte do bairro, capoeira, grupos de dança, etc.,
Ø Criar um correio elegante,
Ø Levar um jornal impresso, revistas, um aparelho de radio para o espaço.
Atividades para o Dia do artista plástico: (08 de maio)
Ø Falar das obras dos artistas plásticos ilheense: Goca Moreno e Jane Hilda Badaró,
Goca Moreno trabalha com arte abstrata feita de ferro, e material reutilizável. Jane Hilda trabalha com pinturas que fala da alma.
Ø Trabalhar com argila, pinturas, dobraduras, colagens, barro...
Ø Produzir brinquedos de material reciclável.
Atividades para o Dia do Enfermeiro: (12 de maio)
Ø Levar um enfermeiro para falar da profissão e sobre higiene pessoal e saúde,
Ø Falar da importância das vacinas,
Ø Reunião com as mães para falar dos exames preventivos da mulher como: os ginecológicos, de mama, pré-natal, etc.
Libertação da Escravatura (13 de maio)
Ø Falar da Leia Aurea que foi assinada no dia 13 de maio de m1888,
Ø Explicar a importância desse dia para todos nos, negros, brancos, índios,
Ø Explicar como as crianças brancas brincavam e as negras também, (brincar com eles aquela brincadeira de Escravos de Jó, explicar a eles que as crianças negras eram usadas nas brincadeiras eram machucadas pelas crianças brancas),
Ø Falar do preconceito racial existente no Brasil;
Ø Fazer atividades relacionadas com tema Negritude.
Assistente Social (15 de maio)
Ø Chamar um assistente social para explicar qual é a função deste profissional,
Ø Dizer a eles que quando um assistente social vai até a casa de uma pessoa ele vai ali prestar um serviço de ajuda de acolhimento para saber como anda as condições da família e não para prender e nem levar ninguém para a delegacia ou para o Juizado.
Atividades para o Dia da Indústria e do Trabalhador Rural (25 de maio)
Ø Falar da importância das indústrias para a cidade, pois geram empregos, e pagam impostos, mas também podem poluir rios, as matas, oceanos e todo meio-ambiente, matando os animais como: peixes, aves, e as plantas,
Ø Pedir que levem fotos de fabricas que eles conhecem para fazer um mural no espaço,
Ø Falar da importância do trabalhador rural para a sociedade, (se for da zona urbana convidar um pai ou mãe que trabalhem na roça para falar sobre esse trabalho para as outras crianças).
Referência bibliográfica.
Apostila, COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA, do programa salto para o futuro, exibida no canal Futura.
http://www.portalsaofrancisco.com.br. Acessado em: 03/05/2012.
www. suapesquisa.com. br. Acessado em: 02/05/2012.
www.revistanovaescla.org.br. Acessado em: 02/05/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário