segunda-feira, 9 de julho de 2012

ESTUDANDO GEOMETRIA

Geometria é a parte da Matemática que estuda as formas e as medidas. Iremos estudar as figuras geométricas e a relação existente entre os elementos existentes à nossa volta.

A Geometria tem um papel muito importante em nossa vida. Basta você verificar a grande quantidade de figuras geométricas com as quais precisamos lidar todos os dias, medindo e estabelecendo relações entre suas partes.

PONTO, ESPAÇO E PLANO

Daniel olhou pro céu. A primeira estrela brilhava. Era apenas um ponto na imensidão. Lembrou–se então de um professor de matemática com quem aprendeu muita coisa.

Ele dizia a seus alunos, que o ponto geométrico não possui dimensões, não tem comprimento, altura ou largura.

O professor Yuri explicou certa vez que GEOMETRIA é uma palavra proveniente do grego e significa “MEDIDA DE TERRA”. Ela surgiu pela necessidade do homem de entender melhor o mundo em que vive, as formas e dimensões dos corpos nele existentes.

A necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos das áreas rurais, fez com que os antigos egípcios dessem os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.

Todos os anos o rio Nilo extravasava as margens e inundava toda região a sua volta, destruindo as marcas físicas de delimitação entre as possessões de terra. Dessa forma, havia conflitos entre indivíduos e comunidades sobre o uso dessa terra não delimitada.

Sem marcos fronteiriços, os agricultores e administradores de templos, palácios e demais unidades produtivas fundadas na agricultura não tinham referência clara do limite das suas possessões para poderem cultivá-la e pagarem os impostos devidos aos governantes.

Os antigos faraós resolveram passar a nomear funcionários, os agrimensores, cuja tarefa era avaliar os prejuízos das cheias e restabelecer as fronteiras entre as diversas posses. Foi assim que nasceu a geometria. Estes agrimensores, ou esticadores de corda (assim chamados devido aos instrumentos de medida e cordas entrelaçadas concebidas para marcar ângulos retos), acabaram por aprender a determinar as áreas de lotes de terreno dividindo-os em retângulos e triângulos.

Dessa forma, para ajudar a estabelecer os limites, foram determinados pontos os quais ajudavam na delimitação dos terrenos.

O conjunto de todos os pontos é denominado de pontos.

O espaço é denominado de plano.

O plano por sua vez, é um conjunto infinito de pontos.

Acredita-se em geral que a origem da geometria se situa no Egito, o que é natural, pois, para a construção das pirâmides e outros monumentos desta civilização, seriam necessários conhecimentos geométricos. Estudos mais recentes contrariam esta opinião e referem que os egípcios foram buscar aos babilônios muito do seu saber.

1. Você seria capaz de escrever um acróstico com a palavra GEOMETRIA?

G

E

O

M

E

T

R

I

A

2. Este é um geoplano com vários pontos. Usando sua criatividade, termine o desenho começado pela professora.

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3. No desenho podemos identificar várias figuras geométricas. Observe o quadro e responda as questões a seguir:

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a) Quantos triângulos? ________________________

b) Quantos retângulos? ________________________

c) Quantos círculos? ________________________

d) Quantos quadrados? ________________________

4. Que outras formas você pode identificar?

LINHAS E CURVAS

Quando deslizamos um lápis sobre o papel, fazemos uma linha. Dependendo do movimento que fazemos, esta linha tem um nome diferente.

As linhas podem ser retas, curvas, onduladas ou mistas.

Em geometria, temos linhas simples e complexas.

Linhas simples são formadas por linhas retas e curvas.

Linhas complexas são formadas por linhas onduladas, quebradas e mistas.

Uma linha pode ter varias direções e sentidos e, em cada caso, expressa algo diferente.

Por exemplo:

A linha ondulada nos da a ideia de movimento, ritmo, graça.

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A linha quebrada nos da a ideia de ação, forca. É uma linha forte, agressiva.

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A linha mista nos da a ideia de retas e curvas que se combinam, representando uma variedade dessas linhas.

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CURVAS

clip_image011Considerando a figura abaixo, podemos dizer que representamos um caminho que vai do ponto A até o ponto B.

Se usássemos uma régua, estaríamos também representando um caminho que vai do ponto A até o ponto B.

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Na figura abaixo estão representadas três curvas. Qual delas é a mais curta?

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ATIVIDADES:

1. Cubra de amarelo as linhas retas e de vermelho as linhas curvas.

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clip_image0182. Pinte de roxo as linhas curvas e de verde as linhas retas.

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LINHAS ABERTAS E LINHAS FECHADAS

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A linha fechada é a fronteira. A fronteira que separa o interior do exterior

CURVAS SIMPLES: são aquelas que não têm cruzamentos.

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CURVAS NÃO SIMPLES: são aquelas que têm cruzamentos.

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AS CURVAS ABERTAS SIMPLES

Abertas sem cruzamentos

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ABERTAS NÃO SIMPLES

Abertas com cruzamentos.

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FECHADAS SIMPLES:

fechadas sem cruzamento

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FECHADAS NÃO SIMPLES:

fechadas com cruzamentos.

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ATIVIDADES:

Observe as figuras e responda:

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1. Quantos cruzamentos há na figura a? __________________________________

É uma curva _____________________________

2. Quantos cruzamentos há na figura b?

___________________________________

É uma curva _____________________________

3. Quantos cruzamentos há na figura c? ______

É uma curva _____________________________

4. Quantos cruzamentos há na figura d?

______________________________________

É uma curva _____________________________

5. Quantos cruzamentos há na figura d? ______

É uma curva _____________________________

ABERTAS NÃO SIMPLES

Abertas com cruzamentos.

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FECHADAS SIMPLES:

fechadas sem cruzamento

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FECHADAS NÃO SIMPLES:

fechadas com cruzamentos.

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ATIVIDADES:

Observe as figuras e responda:

clip_image039

1. Quantos cruzamentos há na figura a? __________________________________

É uma curva _____________________________

2. Quantos cruzamentos há na figura b?

___________________________________

É uma curva _____________________________

3. Quantos cruzamentos há na figura c? ______

É uma curva _____________________________

4. Quantos cruzamentos há na figura d?

______________________________________

É uma curva _____________________________

5. Quantos cruzamentos há na figura d? ______

É uma curva _____________________________

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Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente atividades me ajudou bastante