CEMEB “ São Miguel Arcanjo”
POETAS DA ESCOLA
O poeta se aproxima da criança, que ve o mundo com olhos virgens e que, por
quase nada saber, esta aberta ao misterio das coisas. Para a criança – como para o
poeta – viver é uma incessante descoberta da vida.
Ferreira Gular
Professoras:
Cristiane Cipreste
Fabiana
Keli Priscila
Regiane Pupo
Tereza Maria Bartok de Almeida
2012
PROJETO DE LINGUA PORTUGUESA
JUSTIFICATIVA
Levar o aluno a conhecer o gênero poema , buscando uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, melhorando suas estrategias de compreensão e desenvolvendo uma relação mais solida com o saber e a cultura.
OBJETIVO GERAL
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Resgatar e valorizar a cultura da comunidade
Ø Avaliar e ampliar o repertorio de poemas conhecimentos pelos alunos
Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Ø Conhecer e sistematizar informações sobre as caracteristicas de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição.
Ø Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
Ø Descobrir a importancia de ouvir e de dizer poemas.
Ø Despertar o prazer pela leitura de poemas.
Ø Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
Ø Recitar poesia explorando os recursos existentes.
Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Ø Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
Ø Resgatar sentimentos e valores.
CRONOGRAMA – 1º semestre
-Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Poemas de autoria de poetas brasileiros.
-Confecção de murais.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.
METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS
Ø Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
Ø Ponto de partida: conversa com os alunos sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas.
Ø Descobrir o que os alunos e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para ampliar o repertório.
Ø Coletar poemas que a comunidade conhece.
Ø Construção de um mural.
Ø Leitura dos poemas.
Ø Instigar os alunos a pensar, trocar idéias, tirar conclusões, buscar informações, coordenar e aquecer um debate.
Ø Uso da coletânea de poemas de Olimpiada de lingua Portuguesa.
Ø Audição de poemas.
Ø Organizar e sistematizar as observações.
Ø Planejar atividades para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa em oficinas.
Ø Apresentar a situação de produção.
Ø Escrita do primeiro poema de autoria do aluno para avaliar seu conhecimento e possíveis dificuldades .
Ø Os alunos irão se organizar para recitar poemas em voz alta.
Ø Conhecimento da estrutura do poema: rimas, versos, estrofes e repetição.
Ø Figuras de linguagem ( comparação, metáfora e personificação)
Ø Recursos de linguagem oral e escrita
Ø Trabalho com quadrinhas divertidas e trava-línguas.
Ø Construção de uma poema coletivo com o título: o lugar onde vivo (ajudar os alunos a se inspirar na realidade que os cerca)
Ø Convidar algum poeta para conversar com os alunos.
Ø Apresentação dos alunos.
Ø Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
Ø Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.
Ø Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
Ø Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
Ø Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet e ou/ sala
de multimeios)
Ø Declamação de poesias.
Ø Organização de um murais com os poetas brasileiros ( Vida e Obra).
Ø Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.
Ø Inscrição para o sarau.
Ø Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.
EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.
MATERIAIS UTILIZADOS
ü folhas de cartolina
ü mural para cartazes e textos.
ü Coletânea de poemas.
ü Cd – rom de poemas
ü aparelho de som
ü cópias de poemas diversos
ü dicionário de língua portuguesa
ü imagens
ü filme: sociedade dos poetas mortos
PRODUTO FINAL
Sarau com café com a partcipação dos pais
Convidar os pais e acomunifdade escolar para apresentação de poemas escritos pelos alunos e outros que serão declamados de autores consagrados. Essa é a hora de cdelebrar a conquista de todos.
PASSEIO AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA PARA COMPLEMENTAR O PROJETO
Alguns poemas que serão trabalhados:
Tem tudo a ver - Elias José
O buraco do tatu – Sérgio Caparelli
O leão – Vínicius de \Moraes
Quadras ao gosto popular – Fernando Pessoa
Cidadezinha – Mário Quintana
Rimas e Quadras – Diversos autores
Meus oitos anos – Casimiro de Abreu
As Marias do meu lugar – Carlos Victor Dantas Araújo
Milagre do Corcovado – Angela Leite de Souza
A valsa – Casimiro de Abreu
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth
Trava- línguas – domínio público
Alma cabocla – Paulo Setúbal
Livros e flores – Machado de Assis
convite – José Paulo Paes
Poemas de Carlos Drummond de Andrade
Anexo alguns poemas
Infância ~~~~~~~~~~ Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé, comprida história que não acaba mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom. Minha mãe ficava sentada cosendo olhando para mim: - Psiu... Não acorde o menino. Para o berço onde pousou um mosquito. E dava um suspiro... que fundo! Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda. E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé. Carlos Drummond | Trabalhando o poema 1- Leitura: * em silêncio pelos alunos ( individual) * em voz alta por algum aluno que o queira fazer * em voz alta pela professora 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...) * leitura das formas diferenciadas acima 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário. 4- O que significa a palavra : cosendo. 5-Escreva um poema sobre a sua infância. 6- Ilustre seu poema. 7- Montar mural. |
Tem Tudo a Ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo. A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criança, o diálogo dos namorados, as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão. A poesia tem tudo a ver com a plumagem, o vôo e o canto, a veloz acrobacia dos peixes, as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras, o brilho da lua, do sol e das estrelas, a explosão em verde, em flores e frutos. A poesia — é só abrir os olhos e ver — tem tudo a ver com tudo. Elias José | Trabalhando a poesia 1- Leitura: * em silêncio pelos alunos ( individual) * em voz alta por algum aluno que o queira fazer * em voz alta pela professora 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...) * leitura das formas diferenciadas acima 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário. 4- O que significa a palavra : ritmo. 5- O que a palavra “ poesia” faz você lembrar? Porque? 6- Escreva uma poesia sobre como você gostaria que o mundo fosse . 7- Ilustre sua poesia. 8 – existe diferença entre poema e poesia. Pesquise. 9- Montar mura, sobre a pesquisa entre as diferenças: poema x poesia e como gostariam que o mundo fosse. |
O Menino Azul ~~~~~~~~~~~~~~~~ O menino quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas que saiba conversar. O menino quer um burrinho que saiba dizer o nome dos rios, das montanhas, das flores, — de tudo o que aparecer. O menino quer um burrinho que saiba inventar histórias bonitas com pessoas e bichos e com barquinhos no mar. E os dois sairão pelo mundo que é como um jardim apenas mais largo e talvez mais comprido e que não tenha fim. (Quem souber de um burrinho desses, pode escrever Número das Portas, ao Menino Azul que não sabe ler.) Cecília Meireles | Trabalhando o poema 1- Leitura: * em silêncio pelos alunos ( individual) * em voz alta por algum aluno que o queira fazer * em voz alta pela professora 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...) * leitura das formas diferenciadas acima 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário. 4- O que significa a palavra : manso. 5- O menino azul era um garoto inteligente? Porque? 6- Escreva um poema sobre algo que você gostaria de ter. 7- Ilustre seu poema. 8- Montar mural. |
O relógio ~~~~~~~~~~ Passa, tempo, tic-tac Tic-tac, passa, hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, e vai-te embora Passa, tempo Bem depressa Não atrasa Não demora Que já estou Muito cansado Já perdi Toda a alegria De fazer Meu tic-tac Dia e noite Noite e dia Tic-tac Tic-tac Tic-tac . . . Vinicius de Moraes | Trabalhando o poema 1- Leitura: * em silêncio pelos alunos ( individual) * em voz alta por algum aluno que o queira fazer * em voz alta pela professora 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...) * leitura das formas diferenciadas acima 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário. 4- O que significa a palavra : tic-tac. 5- Porque o relógio esta muito cansado ? 6- O que lhe deixa cansado(a) ? 7- O que são onomatopéias? 8- Crie umaonomatopéia. 9- Ilustre seu poema. 10- Montar mural. |
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