segunda-feira, 17 de setembro de 2012

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CEMEB “ São Miguel Arcanjo”

POETAS DA ESCOLA

O poeta se aproxima da criança, que ve o mundo com olhos virgens e que, por

quase nada saber, esta aberta ao misterio das coisas. Para a criança – como para o

poeta – viver é uma incessante descoberta da vida.

Ferreira Gular

Professoras:

Cristiane Cipreste

Fabiana

Keli Priscila

Regiane Pupo

Tereza Maria Bartok de Almeida

2012

PROJETO DE LINGUA PORTUGUESA

JUSTIFICATIVA

Levar o aluno a conhecer o gênero poema , buscando uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, melhorando suas estrategias de compreensão e desenvolvendo uma relação mais solida com o saber e a cultura.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Resgatar e valorizar a cultura da comunidade

Ø Avaliar e ampliar o repertorio de poemas conhecimentos pelos alunos

Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

Ø Conhecer e sistematizar informações sobre as caracteristicas de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição.

Ø Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.

Ø Descobrir a importancia de ouvir e de dizer poemas.

Ø Despertar o prazer pela leitura de poemas.

Ø Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.

Ø Recitar poesia explorando os recursos existentes.

Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

Ø Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.

Ø Resgatar sentimentos e valores.

CRONOGRAMA – 1º semestre
-Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Poemas de autoria de poetas brasileiros.
-Confecção de murais.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.

METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS

Ø Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.

Ø Ponto de partida: conversa com os alunos sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas.

Ø Descobrir o que os alunos e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para ampliar o repertório.

Ø Coletar poemas que a comunidade conhece.

Ø Construção de um mural.

Ø Leitura dos poemas.

Ø Instigar os alunos a pensar, trocar idéias, tirar conclusões, buscar informações, coordenar e aquecer um debate.

Ø Uso da coletânea de poemas de Olimpiada de lingua Portuguesa.

Ø Audição de poemas.

Ø Organizar e sistematizar as observações.

Ø Planejar atividades para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa em oficinas.

Ø Apresentar a situação de produção.

Ø Escrita do primeiro poema de autoria do aluno para avaliar seu conhecimento e possíveis dificuldades .

Ø Os alunos irão se organizar para recitar poemas em voz alta.

Ø Conhecimento da estrutura do poema: rimas, versos, estrofes e repetição.

Ø Figuras de linguagem ( comparação, metáfora e personificação)

Ø Recursos de linguagem oral e escrita

Ø Trabalho com quadrinhas divertidas e trava-línguas.

Ø Construção de uma poema coletivo com o título: o lugar onde vivo (ajudar os alunos a se inspirar na realidade que os cerca)

Ø Convidar algum poeta para conversar com os alunos.

Ø Apresentação dos alunos.

Ø Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.

Ø Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.

Ø Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.

Ø Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.

Ø Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet e ou/ sala
de multimeios)

Ø Declamação de poesias.

Ø Organização de um murais com os poetas brasileiros ( Vida e Obra).

Ø Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.

Ø Inscrição para o sarau.

Ø Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.

EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

MATERIAIS UTILIZADOS

ü folhas de cartolina

ü mural para cartazes e textos.

ü Coletânea de poemas.

ü Cd – rom de poemas

ü aparelho de som

ü cópias de poemas diversos

ü dicionário de língua portuguesa

ü imagens

ü filme: sociedade dos poetas mortos

PRODUTO FINAL

Sarau com café com a partcipação dos pais

Convidar os pais e acomunifdade escolar para apresentação de poemas escritos pelos alunos e outros que serão declamados de autores consagrados. Essa é a hora de cdelebrar a conquista de todos.

PASSEIO AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA PARA COMPLEMENTAR O PROJETO

Alguns poemas que serão trabalhados:

Tem tudo a ver - Elias José

O buraco do tatu – Sérgio Caparelli

O leão – Vínicius de \Moraes

Quadras ao gosto popular – Fernando Pessoa

Cidadezinha – Mário Quintana

Rimas e Quadras – Diversos autores

Meus oitos anos – Casimiro de Abreu

As Marias do meu lugar – Carlos Victor Dantas Araújo

Milagre do Corcovado – Angela Leite de Souza

A valsa – Casimiro de Abreu

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth

Trava- línguas – domínio público

Alma cabocla – Paulo Setúbal

Livros e flores – Machado de Assis

convite – José Paulo Paes

Poemas de Carlos Drummond de Andrade

Anexo alguns poemas

Infância

~~~~~~~~~~

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Carlos Drummond

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : cosendo.

5-Escreva um poema sobre a sua infância.

6- Ilustre seu poema.

7- Montar mural.

Tem Tudo a Ver

A poesia

tem tudo a ver

com tua dor e alegrias,

com as cores, as formas, os cheiros,

os sabores e a música

do mundo.

A poesia

tem tudo a ver

com o sorriso da criança,

o diálogo dos namorados,

as lágrimas diante da morte,

os olhos pedindo pão.

A poesia

tem tudo a ver

com a plumagem, o vôo e o canto,

a veloz acrobacia dos peixes,

as cores todas do arco-íris,

o ritmo dos rios e cachoeiras,

o brilho da lua, do sol e das estrelas,

a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia

— é só abrir os olhos e ver —

tem tudo a ver

com tudo.

Elias José

Trabalhando a poesia

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : ritmo.

5- O que a palavra “ poesia” faz você lembrar? Porque?

6- Escreva uma poesia sobre como você gostaria que o mundo fosse .

7- Ilustre sua poesia.

8 – existe diferença entre poema e poesia. Pesquise.

9- Montar mura, sobre a pesquisa entre as diferenças: poema x poesia e como gostariam que o mundo fosse.

O Menino Azul

~~~~~~~~~~~~~~~~

O menino quer um burrinho

para passear.

Um burrinho manso,

que não corra nem pule,

mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho

que saiba dizer

o nome dos rios,

das montanhas, das flores,

— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho

que saiba inventar histórias bonitas

com pessoas e bichos

e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo

que é como um jardim

apenas mais largo

e talvez mais comprido

e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,

pode escrever
para a Ruas das Casas,

Número das Portas,

ao Menino Azul que não sabe ler.)

Cecília Meireles

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : manso.

5- O menino azul era um garoto inteligente? Porque?

6- Escreva um poema sobre algo que você gostaria de ter.

7- Ilustre seu poema.

8- Montar mural.

O relógio

~~~~~~~~~~

Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega logo, tic-tac

Tic-tac, e vai-te embora

Passa, tempo

Bem depressa

Não atrasa

Não demora

Que já estou

Muito cansado

Já perdi

Toda a alegria

De fazer

Meu tic-tac

Dia e noite

Noite e dia

Tic-tac

Tic-tac

Tic-tac . . .

Vinicius de Moraes

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : tic-tac.

5- Porque o relógio esta muito cansado ?

6- O que lhe deixa cansado(a) ?

7- O que são onomatopéias?

8- Crie umaonomatopéia.

9- Ilustre seu poema.

10- Montar mural.

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