terça-feira, 18 de setembro de 2012

TEMPO

Passou o tempo de roubar amoras,

Mangas, goiabas e mexericas

No quintal dos vizinhos.

Passou o tempo de sonhar vitórias,

Com sorriso de campeão de futebol,

Basquete ou corrida de carro.

Passou o tempo de empinar pipas

E dar asas aos olhos e ao corpo

Para soltar-me no espaço com elas.

Passou o tempo de não ter vergonha

De ser rei de castelos de areia

Ou de esconder tesouros de figurinhas,

Bolinhas de gude e pedras preciosas.

Passou o tempo de caçar briga,

Chamar pro braço ou xingar a mãe

E a raça toda do amigo-inimigo.

Chegou o tempo de sonhar com a noite

Na cidade, com todas as luzes e sons

Que ainda amedrontam quando chamam.

Chegou o tempo de brigar com o mundo,

Sentir sufoco, calor nas mãos

E asas nos pés que querem sumir,

Sair de casa e ganhar o mundo.

Chegou o tempo de pensar em namoradas

E sonhar com corpos e beijos

Que vivem mais nos poemas que no real.

JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1993. P. 40-1.

1. Quantas estrofes há neste poema?

2. Quantos versos ao todo?

3. Há mais quartetos ou tercetos? Justifique sua resposta.

4. O eu lírico deste poema é do sexo masculino ou feminino? Como você chegou a essa conclusão?

5. O poema retrata um conflito interior, uma situação de transição, estágios ou fases da vida pela qual o eu lírico passa. Que transição é essa?

6. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico costumava fazer, mas diz que já é hora de parar.

7. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico não costumava fazer, mas diz que já é hora de enfrentar.

8. Qual é o verso que evidencia a fase de rebeldia vivida pelo eu lírico?

9. Escreva D para os versos que estão no sentido denotativo ( real) e C para os versos que estão no sentido conotativo.( sentido figurado,não real)

a) ( ) Passou o tempo de roubar amoras

b) ( ) E dar asas aos olhos e ao corpo

c) ( ) Passou o tempo de empinar pipas,

d) ( ) Chegou o tempo de pensar em namoradas

e) ( ) Para soltar-me no espaço com elas.

  1. Retire do poema alguns versos com os quais você também se identifica com o eu lírico.
  1. Explique o que significa as expressões:

a) Chamar pro braço-

b) Ganhar o mundo-

  1. Na terceira estrofe, o pronome elas está se referindo a quê?
  1. Na 6ª estrofe, o eu lírico demonstra seu temor em relação a quê?
  1. Utilizando-se dos mesmos versos do poema, sem acrescentar ou retirar nenhuma palavra, escreva três estrofes, alterando a ordem dos versos, porém mantenha a coerência.
  1. Agora, crie uma estrofe, com versos seus, mas baseando-se no poema de Elias José.( Intertextualidade)

Exemplo: Passou o tempo de...

De ser...

Chegou o tempo de...

  1. Represente através de desenhos pelo menos 3 versos que estão no poema de Elias José.

Nenhum comentário: