TEMPO
Passou o tempo de roubar amoras,
Mangas, goiabas e mexericas
No quintal dos vizinhos.
Passou o tempo de sonhar vitórias,
Com sorriso de campeão de futebol,
Basquete ou corrida de carro.
Passou o tempo de empinar pipas
E dar asas aos olhos e ao corpo
Para soltar-me no espaço com elas.
Passou o tempo de não ter vergonha
De ser rei de castelos de areia
Ou de esconder tesouros de figurinhas,
Bolinhas de gude e pedras preciosas.
Passou o tempo de caçar briga,
Chamar pro braço ou xingar a mãe
E a raça toda do amigo-inimigo.
Chegou o tempo de sonhar com a noite
Na cidade, com todas as luzes e sons
Que ainda amedrontam quando chamam.
Chegou o tempo de brigar com o mundo,
Sentir sufoco, calor nas mãos
E asas nos pés que querem sumir,
Sair de casa e ganhar o mundo.
Chegou o tempo de pensar em namoradas
E sonhar com corpos e beijos
Que vivem mais nos poemas que no real.
JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1993. P. 40-1.
1. Quantas estrofes há neste poema?
2. Quantos versos ao todo?
3. Há mais quartetos ou tercetos? Justifique sua resposta.
4. O eu lírico deste poema é do sexo masculino ou feminino? Como você chegou a essa conclusão?
5. O poema retrata um conflito interior, uma situação de transição, estágios ou fases da vida pela qual o eu lírico passa. Que transição é essa?
6. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico costumava fazer, mas diz que já é hora de parar.
7. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico não costumava fazer, mas diz que já é hora de enfrentar.
8. Qual é o verso que evidencia a fase de rebeldia vivida pelo eu lírico?
9. Escreva D para os versos que estão no sentido denotativo ( real) e C para os versos que estão no sentido conotativo.( sentido figurado,não real)
a) ( ) Passou o tempo de roubar amoras
b) ( ) E dar asas aos olhos e ao corpo
c) ( ) Passou o tempo de empinar pipas,
d) ( ) Chegou o tempo de pensar em namoradas
e) ( ) Para soltar-me no espaço com elas.
- Retire do poema alguns versos com os quais você também se identifica com o eu lírico.
- Explique o que significa as expressões:
a) Chamar pro braço-
b) Ganhar o mundo-
- Na terceira estrofe, o pronome elas está se referindo a quê?
- Na 6ª estrofe, o eu lírico demonstra seu temor em relação a quê?
- Utilizando-se dos mesmos versos do poema, sem acrescentar ou retirar nenhuma palavra, escreva três estrofes, alterando a ordem dos versos, porém mantenha a coerência.
- Agora, crie uma estrofe, com versos seus, mas baseando-se no poema de Elias José.( Intertextualidade)
Exemplo: Passou o tempo de...
De ser...
Chegou o tempo de...
- Represente através de desenhos pelo menos 3 versos que estão no poema de Elias José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário