domingo, 16 de setembro de 2012

clip_image001

Para manter a saúde do nosso corpo precisamos ter alguns cuidados. Um deles é apresentar bons hábitos de higiene, já que a falta deles facilita a entrada de certos micro-organismos em nosso corpo, como os vírus, e algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes; podendo causar doenças. Além disso, com pouca higiene, costumamos exalar um cheirinho nada agradável, o que pode fazer com que pessoas queridas se afastem de nós.
Claro que ninguém quer essas coisas para si, não é mesmo? Por isso, abaixo listamos algumas boas medidas para termos uma boa higiene:


- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Lavar as mãos antes de comer, pois os seres vivos causadores de doenças podem estar alojados nelas, adentrando pela nossa boca em nosso organismo;
- Lavar as mãos sempre que chegar da rua;
- Lavar as mãos e sempre dar descarga após o uso do sanitário;

clip_image003

- Não colocar objetos ou as mãos na boca;
- Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário, pois neles se acumulam suor e sujeiras, ao longo do tempo;
- Andar calçado, pois os sapatos protegem os pés de sujeiras e objetos cortantes;
- Usar roupas limpas;
- Lavar o rosto ao acordar, retirando as remelas que se acumulam no canto dos olhos;
- Pentear os cabelos sempre;
clip_image005

- Nunca, jamais, comer meleca de nariz;
- Limpar o nariz, assoando-o na pia, lavando as mãos com água e sabão logo depois;
- Sempre cortar e limpar as unhas;
- Cortar os cabelos com frequência, para que cresçam fortes e bonitos;
- Verificar se não há lêndeas e piolhos nos cabelos e, se sim, tratar desse problema;
- Trocar meias constantemente, para não dar chulé nos sapatos, nem frieiras;
- Não soltar flatos (pum) na frente de outras pessoas, pois além de ser nojento, é falta de
educação.

clip_image006

O piolho  que infesta os cabelos de muitas pessoas é um inseto que se alimenta do sangue dos mamíferos e se reproduz com grande rapidez. Esses animaizinhos podem ser encontrados em todas as regiões do mundo e podem parasitar as cabeças de pessoas de todas as idades, raças e classes sociais. São encontrados mais comumente nas cabeças de crianças, principalmente aquelas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças.

clip_image008
Qualquer pessoa, seja criança ou adulta, pode ser infectada por piolhos

O piolho é transmitido principalmente de uma pessoa para a outra pelo contato direto, mas também podemos pegá-lo através do uso compartilhado de bonés, capacetes, tiaras de cabelo, escovas e pentes. Uma vez em nossa cabeça, o piolho se instala na base de nosso cabelo e é lá que ele coloca seus ovos, muito conhecidos como lêndeas. As lêndeas têm cor branca e ficam grudadas nos fios de cabelos.

clip_image010
Na figura podemos observar uma lêndea presa a um fio de cabelo

Ao picar o couro cabeludo da sua vítima para se alimentar, o piolho libera algumas substâncias na sua saliva que entram em contato com a nossa pele, o que causa uma sensação de coceira. Por isso, quando estamos com piolho há uma coceira muito intensa na cabeça e, em razão do ato de coçar, podem surgir feridas no couro cabeludo.

Geralmente, poucos piolhos infestam o couro cabeludo, por isso é um pouco difícil encontrá-los entre os cabelos, mas se a pessoa tiver maus hábitos de higiene, os poucos piolhos começam a se reproduzir e a infestação de piolhospiora, podendo causar anemias e até infecções.

clip_image012
O piolho é transmitido de uma pessoa para outra pelo contato direto

O tratamento para piolho é feito com a aplicação nos cabelos de medicamentos específicos, próprios para acabar com os piolhos, como xampus e loções, ou também na forma de comprimidos. É importante lembrar que qualquer um desses medicamentos deve ser prescrito por um médico para evitar qualquer tipo de complicação.

Outra forma de se acabar com os piolhos é utilizando produtos encontrados em casa, como condicionador, azeite de oliva ou óleo de cozinha. Para isso, basta lavar os cabelos com xampu e embebedá-los completamente com um dos ingredientes acima. Feito isso, coloque uma touca nos cabelos e deixe-a por no mínimo duas horas. Passado o tempo, retire a touca, lave os cabelos, seque e penteie com o pente fino para verificar se restou algum piolho.

clip_image014
Passar o pente fino nos cabelos é uma forma de encontrar piolhos e lêndeas

O tratamento feito em casa mata os piolhos por sufocamento, mas eles costumam ficar grudados nos cabelos, mesmo mortos. O uso do condicionador e do óleo facilita a retirada das lêndeas, mas somente esse tipo de tratamento, assim como o feito com produtos da farmácia, não consegue matá-las, sendo por isso necessário repeti-lo mais vezes.

É importante lembrar que piolhos também gostam de cabelos limpos, portanto manter os cabelos lavados não mudará em nada o risco de contaminação. Uma forma de se prevenir desses insetos é evitando o uso de pentes, tiaras de cabelos, bonés, capacetes, lenços, presilhas de cabelo, etc. de outras pessoas.

Nas aves também podemos encontrar piolhos, mas ao contrário dos piolhos que parasitam os mamíferos, eles não se alimentam de sangue, e sim das penas das aves.

Senhores pais ou responsáveis;

Seu (sua) filho (a) _____________________________________, hoje, dia _____ / _____ / 2012, foi atendido na Oficina da Beleza. Encontramos no (a) mesmo (a) ___________________________.

Precisamos que vocês em casa verifiquem a cabeça de seu (sua) filho (a) várias vezes na semana, caso encontre piolhos e lêndeas, é preciso tirá-los seguindo as instruções abaixo.

OBS: É muito importante remover todos os ovos de piolho e tratar todos os membros da família.

  1. Lave o cabelo com xampu normal. Não use condicionador.  O condicionador pode impedir a ação do medicamento.  Enxágüe os cabelos com água quente e seque-os com uma toalha.  Não use esta toalha novamente antes que seja lavada.
  2. Aplique vinagre branco (morno) no cabelo para ajudar a dissolver a “cola” que prende os ovos no cabelo.
  3. Coloque uma touca de banho e deixe o produto agir por 10 minutos.
  4. Assegure-se de molhar a nuca e atrás das orelhas.  Se o produto entrar nos olhos, lave-os imediatamente com água fria.
  5. Passe um pente fino nos cabelos para retirar as lêndeas e os piolhos.  Pode ser útil dividir o cabelo em seções.  Todos os ovos devem ser removidos! Isto pode demorar de 2 a 3 horas ou ainda mais, e pode ser necessário catar os ovos com a mão se o pente não der certo.
  6. Coloque os ovos em um saco plástico, feche-o bem e jogue fora.
  7. Lave a cabeça novamente e coloque um condicionador para enxaguar.
  8. Faça um chá forte da planta carqueja. Após a cabeça lavada, despeje o na cabeça.
  9. Secar os cabelos e prendê-los.
  10. Passar um pouquinho de perfume em torno da cabeça.
  11. Lave bem as mãos e esfregue a parte de baixo das unhas.
  12. Vista roupas limpas.

Após o tratamento

· Se você continuar a ver piolhos após o tratamento,  poderá repeti-lo quantas vezes fizerem necessário. Verifique os cabelos e o couro cabeludo de toda a família todos os dias. Se você encontrar lêndeas ou piolhos, trate os cabelos e as roupas da pessoa da mesma forma.

· Os piolhos só conseguem sobreviver por 55 horas fora do corpo humano.

Prevenção

· Ensine ao seu filho a nunca compartilhar “nada que toque os cabelos”. As crianças não devem deixar ninguém usar seus pentes, escovas, bonés, cachecóis, travesseiros, acessórios de cabelo e capacetes. Elas tampouco devem pedir esses itens emprestados.

· Lave os cabelos com xampu entre duas e três vezes por semana.

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, converse com alguém da equipe da escola ou procure orientação em alguma Unidade de Saúde da cidade.

Nenhum comentário: