segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ambição por um ensino público de melhor qualidade


Na busca constante por renovar e atualizar o ensino com o uso da tecnologia para transmitir o conteúdo de suas aulas, Alex Vieira dos Santos pode ser considerado um educador inovador ao quadrado. O professor é um exemplo de superação e sucesso, já que conquistou pela segunda vez o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores das edições de 2009 e 2011.
O caminho do educador foi traçado com muita dedicação e crença em um ensino de qualidade para a rede pública. Mas afinal, quem é o educador que conquista pela segunda vez um prêmio desse porte para a educação do nosso país?
Alex Vieira dos Santos, nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, chegou à cidade de Salvador, capital do estado, aos sete anos de idade e foi morar em São Caetano, um bairro distante da zona central, onde viveu até os seus 31 anos.
Professor e alunas fazem pesquisas em sala de aula
Criado por seus pais, o caçula de quatro irmãos sempre teve uma educação rígida quando se tratava de valores morais e comportamento social, se tornando um menino que curtia ficar em casa, o que prevalece até hoje. Quando criança, Alex sempre gostou de estudar, sendo considerado um aluno exemplar pelos seus professores.
O tempo passou e o menino descobriu sua paixão pelo desenho, conclui então o curso médio técnico em Desenho de Arquitetura.
Durante suas aulas do ensino médio, Alex começou a ver que o ato de educar era algo que lhe atraia, e entendeu que se tornar educador, seria algo natural.
O futuro professor foi aprovado na Universidade do Estado da Bahia, no curso de licenciatura em construção civil, para formação de professores de curso técnico. Em 1999 concluiu o curso e prestou concurso para ingressar na rede pública de ensino como professor de física, o que foi concretizado no ano seguinte. Nessa época, ele já trabalhava como desenhista projetista de escritório de cálculo estrutural. Mas foi em 2001, que optou por atuar na educação, já que havia sido aprovado no concurso. Alex começou a lecionar no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, onde atua até hoje.
Sempre muito ambicioso quando se trata da sua profissão, concluiu diversos cursos e hoje está fazendo uma graduação de licenciatura em Física e tem pós graduação em Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão (concluído em 2001), Mestrado em ensino, Filosofia e História das Ciências (Concluído em 2008) e está cursando o Doutorado na mesma área desde 2009.
Alex conta que apesar da sua força de vontade, não foi fácil conciliar o trabalho com os estudos, já que começou a trabalhar aos 18 anos. Até hoje, o professor diz que não teve um bom tempo para descansar, por estar sempre estudando e se atualizando em diferentes cursos. Mas apesar de não gostar de sair muito, seu amor por músicas do século XIX transformam seu tempo livre em momentos de prazer. Ele tem como hobby suas pick ups, nas quais se diverte tocando seus sons preferidos.
Colocando a diversão à parte, o educador preza pela educação do Brasil, e por isso, luta diariamente para inovar a forma de ensinar seus alunos inserindo a tecnologia no ensino e aprendizagem dessa nova geração, em 2009, foi vencedor do Prêmio Microsoft com o projeto.
Fontes de Energia: Popularização das Ciências através dos estudos de Ciências, Tecnologia e Sociedade.

Nenhum comentário: