sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Aula.


Aqui vocês terão uma pequena base sobre o Plano de Aula para a realização das atividades.
1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para o seu espaço respeitando as faixas etárias.
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os adolescentes e as crianças de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
 3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com a sua turma.
Importante, nesse espaço do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
Ø  - Desenvolver a ação coletiva;
Ø  - Articular o cotidiano com a vida escolar;
Ø  - Despertar o interesse pelo assunto;
Ø  - Instigar o trabalho em grupo;
 6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar no espaço, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;
8º Passo: Avaliação;
Mesmo nos não trabalhando o método avaliativo que reprova ou não, mas temos que avaliar se o nosso trabalho deu certo então vamos avalia-lo como promoção do conhecimento.
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquiridos pela durante o projeto.

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula( e que não é o nosso caso), são iguais ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

Nenhum comentário: