terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO ESCOLA LIMPA.


KEILA; LINDEKSON; LUCIMARA; MARCIO
JUSTIFICATIVA: Um dos objetivos da E.E.BASICA CAETANO BEZ BATTI, na formação do aluno, são trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para os diferentes grupos sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?
Segundo os PCN’s, “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas ainda assim continuam a jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, jogar lixo no chão do ambiente escolar, destruir trabalhos exposto dos alunos, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.
A FAMILIA DA E.E.B.CAETANO se questiona, como nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que nossos alunos percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, jogam bola, enfim onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
OBJETIVO GERAL: A proposta da ESCOLA LIMPA é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental e a preservação da limpeza no ambiente escolar. Procura contribuir para que os alunos sejam capazes de:
Observar e analisar fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente escolar saudável e a boa qualidade de vida:
Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes  e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade.
Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo.
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO: Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS:
Ø  Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Ø  Jogar lixo no lixo;
Ø  Organizar as carteiras na sala;
Ø  Limpar a lousa;
Ø  Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Ø  Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
Ø  Preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.
SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO EM TODAS AS DISCIPLINAS:
Pesquisa diagnóstica referente à higiene e limpeza da escola;
Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
Limpeza dirigida e contínua;
Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização; A sala mais limpa será premiada com uma manhã de lazer extra escola;
Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM CADA DISCIPLINA:
HISTÓRIA:
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estruturais e visuais).



ESTRATÉGIAS:
Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
Entrevistas com ex-alunos;
Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
GEOGRAFIA:
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
 ESTRATÉGIAS:
Mapeamento e construção da Maquete, onde se localiza nossa escola;
Pesquisas sobre a localização da escola.
CIÊNCIAS:
As conseqüências da falta de higiene na saúde;
Problemas causados pelo lixo, em lugares inadequados.
Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
Reciclagem; (Implementação da coleta seletiva na escola)
Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS:
Pesquisas;
Coleta de material;
Reciclagem de papel e confecção de objetos.
LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA:
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza; poesias, redações, textos e músicas; reprodução de temas de linguagem escrita para o visual; frases; teatro.
ESTRATÉGIAS:
Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.

ARTES:
Artes com material e papel reciclado; teatro; paródias; cartazes.
ESTRATÉGIAS:
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
MATEMÁTICA:
Problemas sobre a produção de lixo; gráficos; planificação de sólidos.
Porcentagem.
ESTRATÉGIAS:
Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;
Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brinquedoteca_ Construção de brinquedos com material reciclável.
ESTRATÉGIAS:
Construir brinquedos utilizando materiais recolhidos na escola. (materiais para formar uma bandinha de música).
 SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAIS / RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Questionários, cartazes, planta do prédio, exposição dos trabalhos feitos, palestras, distribuição de folhetos, campanhas educativas e preventivas, relatórios, redações, textos, filmes


Nenhum comentário: