sexta-feira, 11 de maio de 2012

4º ano - 2012

Matéria

Professor(a)

Ano/Série

Turma

Data

Trimestre

clip_image002

           

Aluno(a)

Número

Observação

ATIVIDADE DE REFORÇO

PARTE A- GRAMÁTICA

1.Circule os encontros vocálicos e classifique as palavras.

piada

iguais

criança

mamão

papai

canteiro

poeta

chapéu

enxaguou

salão

Paraguai

saúde

ideia

Uruguai

feito

Ditongo

Hiato

Tritongo

     
     
     
     

2. Sublinhe os substantivos coletivos e escreva ao lado a que substantivo ele se referem.
a) Na casa de vovó, há um pomar. ________________________
b) Faz uma década que comprei aquela casa. ________________________
c) Copiei todo o alfabeto. _________________________
d) Mariana ganhou um álbum para fotos. _________________________

e) Tem um cardume no aquário. ________________________

3. Grife os encontros consonantais e circule os dígrafos das palavras.

 
 

quibe – sobre – maligno – cravo - foguete – flauta – cachorro- traço – drogaria – adjetivo – brejo – objeto – ritmo- pássaros

globo -amarelinha- maravilhosa- pedregulho- patroa

Escolha dez palavras do quadro acima e escreva-as em ordem alfabética.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

4.Leia e faça o que se pede:

No cabide da vovó,

Tem cada coisa gozada ...

Uma sombrinha sem pano,

Um agasalho sem mangas,

E um pedaço inacabado

De uma colcha de retalhos ...

Escreva as palavras grifadas no quadro, de acordo com o número de sílabas.

MONOSSÍLABAS

DISSÍLABAS

TRISSÍLABAS

POLISSÍLABAS

       
       
       
       
       

5. Sublinhe com a cor vermelha, o(s) substantivo(s) que aparece(m) nas frases abaixo. Depois assinale com um X os retângulos que trazem informações corretas sobre ele(s).

a) Julinha e Mariana foram passear.

primitivo

derivado

simples

composto

próprio

comum

b) Levei o caderno de português para minha amiga copiar as lições que não fez.

primitivo

derivado

simples

composto

próprio

comum

c) Viajo toda sexta-feira e levo meu vira-lata comigo.

primitivo

derivado

simples

composto

próprio

comum

6.Forme uma frase com.

a) três substantivos próprios.

_________________ _________________ ___________________

___________________________________________________________________

b) dois substantivos derivados do substantivo primitivo livro

_________________ _____________________

___________________________________________________________________

c) quatro substantivos comuns.

___________________ _______________ ______________ ______________

___________________________________________________________________

PARTE B- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O Cientista e o filho

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-lo. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível tirá-lo dali, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.

De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava!  Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeça?  Então vou lhe dar o mundo para consertar.  Aqui está o mundo todo quebrado.  Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!  Faça tudo sozinho.

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:

- Pai, pai, já fiz tudo.  Consegui terminar tudinho!

A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa  que jamais havia visto.

Relutante, o cientista levantou os olhos  de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.  Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

Então ele perguntou:

- Você não sabia como era o mundo,   meu filho, como conseguiu?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar,   eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui.  Foi aí que me lembrei do homem,   virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem,   virei a folha e vi  que havia consertado o mundo.

Autor desconhecido

a) Qual a principal função de um cientista, descrita no texto?

( ) Se preocupar em fazer descobertas sem pensar nos problemas do mundo.

( ) Se preocupar com os problemas do mundo e tentar resolvê-los a partir de suas descobertas.

b) O texto conta sobre o cientista e o seu filho. Diante do que você leu, informe o que se pede.

  • Motivo de o filho ter ido ao laboratório do pai.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

  • Qual foi o trabalho dado ao menino?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

  • Quanto tempo o cientista calculou para que o filho montasse o mapa? Por quê?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

  • Qual foi a maior surpresa para o cientista? Justifique.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2. Assinale com ( X ) a opção verdadeira.

( ) O filho do cientista conseguiu consertar o mundo através da figura do mapa.

( ) O filho do cientista conseguiu consertar o mundo através da figura do homem.

3. Pense na frase: “Quando consegui consertar o homem,  virei a folha e vi  que havia consertado o mundo.” Que lição podemos aprender com a afirmação do menino?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

4. O narrador do texto é um narrador-personagem ou narrador-observador? Copie do texto uma frase que justifique a sua resposta.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

PARTE C- PRODUÇÃO DE TEXTO

Observe a cena abaixo e crie uma história sobre ela.

clip_image004

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Nenhum comentário: