4º ano - 2012 | Matéria | Professor(a) | Ano/Série | Turma | Data | Trimestre |
Aluno(a) | Número | Observação |
ATIVIDADE DE REFORÇO
PARTE A- GRAMÁTICA
1.Circule os encontros vocálicos e classifique as palavras.
piada | iguais | criança | mamão | papai |
canteiro | poeta | chapéu | enxaguou | salão |
Paraguai | saúde | ideia | Uruguai | feito |
Ditongo | Hiato | Tritongo |
|
|
|
2. Sublinhe os substantivos coletivos e escreva ao lado a que substantivo ele se referem.
a) Na casa de vovó, há um pomar. ________________________
b) Faz uma década que comprei aquela casa. ________________________
c) Copiei todo o alfabeto. _________________________
d) Mariana ganhou um álbum para fotos. _________________________
e) Tem um cardume no aquário. ________________________
3. Grife os encontros consonantais e circule os dígrafos das palavras.
|
Escolha dez palavras do quadro acima e escreva-as em ordem alfabética.
1. |
2. |
3. |
4. |
5. |
6. |
7. |
8. |
9. |
10. |
4.Leia e faça o que se pede:
No cabide da vovó,
Tem cada coisa gozada ...
Uma sombrinha sem pano,
Um agasalho sem mangas,
E um pedaço inacabado
De uma colcha de retalhos ...
Escreva as palavras grifadas no quadro, de acordo com o número de sílabas.
MONOSSÍLABAS | DISSÍLABAS | TRISSÍLABAS | POLISSÍLABAS |
5. Sublinhe com a cor vermelha, o(s) substantivo(s) que aparece(m) nas frases abaixo. Depois assinale com um X os retângulos que trazem informações corretas sobre ele(s).
a) Julinha e Mariana foram passear.
primitivo | derivado | simples | composto | próprio | comum |
b) Levei o caderno de português para minha amiga copiar as lições que não fez.
primitivo | derivado | simples | composto | próprio | comum |
c) Viajo toda sexta-feira e levo meu vira-lata comigo.
primitivo | derivado | simples | composto | próprio | comum |
6.Forme uma frase com.
a) três substantivos próprios.
_________________ _________________ ___________________
___________________________________________________________________
b) dois substantivos derivados do substantivo primitivo livro
_________________ _____________________
___________________________________________________________________
c) quatro substantivos comuns.
___________________ _______________ ______________ ______________
___________________________________________________________________
PARTE B- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O Cientista e o filho
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-lo. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível tirá-lo dali, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.
De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto.
Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
Então ele perguntou:
- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.
Autor desconhecido
a) Qual a principal função de um cientista, descrita no texto?
( ) Se preocupar em fazer descobertas sem pensar nos problemas do mundo.
( ) Se preocupar com os problemas do mundo e tentar resolvê-los a partir de suas descobertas.
b) O texto conta sobre o cientista e o seu filho. Diante do que você leu, informe o que se pede.
- Motivo de o filho ter ido ao laboratório do pai.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
- Qual foi o trabalho dado ao menino?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
- Quanto tempo o cientista calculou para que o filho montasse o mapa? Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
- Qual foi a maior surpresa para o cientista? Justifique.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2. Assinale com ( X ) a opção verdadeira.
( ) O filho do cientista conseguiu consertar o mundo através da figura do mapa.
( ) O filho do cientista conseguiu consertar o mundo através da figura do homem.
3. Pense na frase: “Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.” Que lição podemos aprender com a afirmação do menino?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4. O narrador do texto é um narrador-personagem ou narrador-observador? Copie do texto uma frase que justifique a sua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
PARTE C- PRODUÇÃO DE TEXTO
Observe a cena abaixo e crie uma história sobre ela.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário