sábado, 12 de maio de 2012

 
 

Orientação

Para ir de um lugar para o outro, as pessoas precisam de pontos de referencia ou de orientação, chamados pontos cardeais que são: norte, sul, leste e oeste. Os pontos cardeais são pontos mundiais de referencia ou de orientação, Istoé são usados em todo o mundo para indicação de direção.Como encontramos os pontos cardeais?

As formas de orientação mais usadas são: orientação pelo sol e pela bússola. Abra bem os dois braços, de maneira que formem uma cruz com o seu corpo. Aponte o braço direito para a direção onde o sol aprece de manhã, lá estará a leste. O braço esquerdo estará a oeste , a sua frente estará na o norte, e as suas costa estará o sul.

A tarde, se você quiser se orientar pelo Sol, deverá estender o braço esquerdo em direção a ele, que estará a oeste. A partir daí, você encontrará as demais direções. Podemos abreviar o nome dos pontos cardeais, só que em letra maiúscula:

* Norte- N, * Sul-S, * Leste, - L * Oeste- O.

Orientação pela Bússola-A orientação pelo Sol ajuda muito, mas nem sempre é possível: á noite, quando chove ou o tempo esta nublado, o Sol não aparece.

Nesse, caso utilizamos a bússola, um aparelho inventado a muitos anos pelos chineses e que foi sendo aperfeiçoado.

A bússola possui uma agulha imantada que aponta para o norte. Determinando-se o norte é fácil localizar as demais direções.

Nenhum comentário: