Plano semanal de Matemática/5° Ano
Eixos: 1-Espaço e Forma
2-Grandezas e Medidas
3-Números e Operações
4-Espaço e Forma
CAPACIDADES PARA SER TRABALHADAS NA SEMANA DE 07/05 A 11/05/2012
· Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.
· Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
· Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
· Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como Km/m/cm/mm, Kg/g/mg, l/ml.
· Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
· Localizar na reta numérica a posição de números naturais.
· Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.
· Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;
· Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos;
Conteúdos a serem trabalhados na semana de 07/05 a 11/05/2012
Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.
Descrição, interpretação e representação do movimento.
Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações
Medidas de comprimento.
Situações envolvendo unidades de tempo: hora, minuto, dia, semana, mês, ano;
utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário
Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, comprimento.
Situações-problema significativas que requeiram conversão (transformação): km/m; m/dm; m/cm; cm/mm; m/mm; etc.
Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
Representação e localização de números naturais na reta numérica.
Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão com números naturais:
Composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
Compreensão das quatro operações e seus significados;
Propriedades das operações;
Cálculos aproximados;
Resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações (Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão);
Sistema de numeração decimal:
A representação dos números naturais;
Ordens e classes;
Arredondamentos; Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrados por meio de tabelas e gráficos;
Interpretar e sistematizar os dados;
Elaborar tabelas e gráficos.
Área: Ciências
Eixo: Terra e Universo
Capacidades
· Reconhecer nas teorias que tentam explicar a origem do Universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.
· Compreender o que são Corpos Celestes e como as teorias explica a existência, o movimento, a expansão permanente do Universo e de seus componentes.
· Identificar a Lua como satélite da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário