sexta-feira, 11 de maio de 2012

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

_ Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

_ Sim, minha querida princesa.

_ Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

_ É... querida princesa.

_ Você tem um castelo, é claro.

_ Tenho... princesa.

_ E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?

_ Trinta e seis.

_ Só? Pequeno, heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensr quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!

_ Tantas assim?

_ Ora, eu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?

_ Mas quarenta amas!

_ Ah, eu não quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

_ Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

Vocabulário:

Leia com atenção e responda qual é o significado das palavras em destaque nas frases a seguir (lembre-se que o contexto é essencial para determinar o significado de muitas palavras

a. “Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar...”

R:__________________________________________________________________________

b. “Não me venha com desculpas esfarrapadas.

R: ________________________________________________________________________

Interpretando o texto:

1. Em geral, que tipo de história termina com a frase “E viveram felizes para sempre!”?

R: ____________________________________________________________________________

2. O texto que você leu é uma versão cômica de qual conto de fada muito conhecido?

R: ____________________________________________________________________________

3. O conto “O príncipe desencantado” poderia terminar com “E viveram felizes para sempre? Por quê?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Como costumam ser as princesas dos contos de fada tradicionais?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Em que a princesa desse texto é diferente das princesas dos contos de fada tradicionais?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O que dá humor ao texto?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Assim que soube que o príncipe era solteiro, a princesa intimou-o a se casar com ela e começou a fazer uma série de exigências.
a. Faça uma lista do que ela exigiu dele.

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Por que a princesa faz tantos pedidos?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. A princesa errou ao tomar essa atitude? Por quê?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quando disse: “(...) você veio e me beijou e agora vai quere que eu ande por aí como uma gata borralheira?”, a princesa estava se referindo a uma personagem de outro conto de fada muito conhecido. Você sabe qual é essa personagem? Como ela se vestia?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O que o príncipe quis dizer ao declara que não era o rei das Arábias?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. A princesa falou: "- Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!" Por que a palavra não aparece tantas vezes?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- Que sentimento(s) a atitude da princesa ao acordar despertou no príncipe? Por quê?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Essa história teve um final feliz? Para quem?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Em sua opinião, a princesa vai acordar um dia? Por quê?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. O que mais chamou a sua atenção no texto?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Explique o título do texto.

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. "Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia." a) Que ideia foi essa?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17. Observe o trecho a seguir: "Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme assobiando e olhando para outro lado."

Por que os príncipes, quando passam pela frente do castelo, assobiam e olham para outro lado?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18. Como nos contos de fadas que você conhece, o texto "O príncipe desencantado" apresenta um príncipe e uma princesa. Para você, o que o texto tem de diferente dos outros contos de fadas?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gramática:

1. Retire do texto “O PRÍNCIPE DESENCANTADO”: Uma frase: Interrogativa_______________________________________________________________

Afirmativa__________________________________________________________________ Exclamativa________________________________________________________________

Negativa___________________________________________________________________

2. Dê adjetivos às palavras abaixo:

princesa_________________________________________________________________________

quartos__________________________________________________________________________

príncipe__________________________________________________________________________

roupas___________________________________________________________________________

3. Copie do texto uma palavra que indique:

Quantidade_______________________________________________________________________

Ação ____________________________________________________________________________

4. Dê substantivos próprios às palavras abaixo.

princesa________ príncipe________ castelo___________ rei______

5. Complete o quadro a seguir de acordo com o que se pede:

Substantivos

Separação silábica

Destacar a sílaba tônica

Nº de sílabas

Classificação quanto ao nº de sílabas

Posição da sílaba tônica

desencantado

De-sen-can-ta-do

5

polissílaba

penúltima

príncipe

       

       

esfarrapada

       

borralheira

       

adormecida

       
         

Produção de texto:

Crie um novo final para o texto:

(...)

_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

_ Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, o professor deverá ler em voz alta, com expressividade. Deverá usar diferentes flexões de voz para as falas do príncipe e da princesa, de forma a ajudar a comunicar a intencionalidade do texto.

3. Esclarecer o significado das palavras não conhecidas pelos alunos contextualizando-as em outras frases. A seguir, se achar necessário, poderá pedir para que os alunos as procurem no dicionário os seus respectivos significados.

4. Realizar, no caderno, a interpretação do conto de fadas "O príncipe desencantado", através das seguintes atividades.

Vov5. Após o estudo do texto, o professor pedirá que os alunos, em duplas, recriem o texto, dando-lhe um outro final.

6. Antes de começar a escrever, as duplas deverão discutir o que será modificado e como.

7. Após a reescrita, realizar a apresentação dos textos para os outros alunos da sala e para o professor.

8. Antes da apresentação, os alunos deverão observar se:

- há divisão em parágrafos;

- as falas das personagens estão em parágrafos distintos e iniciados por travessão;

-  há uma sequência lógica entre os parágrafos;

- a letra maiúscula foi usada adequadamente.

9. Ao final das apresentações, o professor deverá orientar os alunos para que façam e ouçam comentários sobre as produções apresentadas.

Sugestão: Poderá ser feito um concurso para avaliar, entre os alunos, qual conto reescrito ficou mais criativo.

Avaliação

Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:  1. desenvolveram a leitura de um conto de fadas; 2. trabalharam a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa; 3.  realizaram a reescrita do conto de fadas trabalhado; 4. desenvolveram a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas.

Nenhum comentário: