O PRÍNCIPE DESENCANTADO
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
_ Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
_ Sim, minha querida princesa.
_ Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
_ É... querida princesa.
_ Você tem um castelo, é claro.
_ Tenho... princesa.
_ E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
_ Trinta e seis.
_ Só? Pequeno, heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensr quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
_ Tantas assim?
_ Ora, eu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
_ Mas quarenta amas!
_ Ah, eu não quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
_ Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
Vocabulário:
Leia com atenção e responda qual é o significado das palavras em destaque nas frases a seguir (lembre-se que o contexto é essencial para determinar o significado de muitas palavras
a. “Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar...”
R:__________________________________________________________________________
b. “Não me venha com desculpas esfarrapadas.
R: ________________________________________________________________________
Interpretando o texto:
1. Em geral, que tipo de história termina com a frase “E viveram felizes para sempre!”?
R: ____________________________________________________________________________
2. O texto que você leu é uma versão cômica de qual conto de fada muito conhecido?
R: ____________________________________________________________________________
3. O conto “O príncipe desencantado” poderia terminar com “E viveram felizes para sempre? Por quê?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Como costumam ser as princesas dos contos de fada tradicionais?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Em que a princesa desse texto é diferente das princesas dos contos de fada tradicionais?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. O que dá humor ao texto?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Assim que soube que o príncipe era solteiro, a princesa intimou-o a se casar com ela e começou a fazer uma série de exigências.
a. Faça uma lista do que ela exigiu dele.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Por que a princesa faz tantos pedidos?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. A princesa errou ao tomar essa atitude? Por quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quando disse: “(...) você veio e me beijou e agora vai quere que eu ande por aí como uma gata borralheira?”, a princesa estava se referindo a uma personagem de outro conto de fada muito conhecido. Você sabe qual é essa personagem? Como ela se vestia?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que o príncipe quis dizer ao declara que não era o rei das Arábias?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. A princesa falou: "- Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!" Por que a palavra não aparece tantas vezes?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Que sentimento(s) a atitude da princesa ao acordar despertou no príncipe? Por quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Essa história teve um final feliz? Para quem?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Em sua opinião, a princesa vai acordar um dia? Por quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. O que mais chamou a sua atenção no texto?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Explique o título do texto.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16. "Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia." a) Que ideia foi essa?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17. Observe o trecho a seguir: "Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme assobiando e olhando para outro lado."
Por que os príncipes, quando passam pela frente do castelo, assobiam e olham para outro lado?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. Como nos contos de fadas que você conhece, o texto "O príncipe desencantado" apresenta um príncipe e uma princesa. Para você, o que o texto tem de diferente dos outros contos de fadas?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gramática:
1. Retire do texto “O PRÍNCIPE DESENCANTADO”: Uma frase: Interrogativa_______________________________________________________________
Afirmativa__________________________________________________________________ Exclamativa________________________________________________________________
Negativa___________________________________________________________________
2. Dê adjetivos às palavras abaixo:
princesa_________________________________________________________________________
quartos__________________________________________________________________________
príncipe__________________________________________________________________________
roupas___________________________________________________________________________
3. Copie do texto uma palavra que indique:
Quantidade_______________________________________________________________________
Ação ____________________________________________________________________________
4. Dê substantivos próprios às palavras abaixo.
princesa________ príncipe________ castelo___________ rei______
5. Complete o quadro a seguir de acordo com o que se pede:
Substantivos | Separação silábica Destacar a sílaba tônica | Nº de sílabas | Classificação quanto ao nº de sílabas | Posição da sílaba tônica |
desencantado | De-sen-can-ta-do | 5 | polissílaba | penúltima |
príncipe | ||||
pé | ||||
esfarrapada | ||||
borralheira | ||||
adormecida | ||||
Produção de texto:
Crie um novo final para o texto:
(...)
_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
_ Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, o professor deverá ler em voz alta, com expressividade. Deverá usar diferentes flexões de voz para as falas do príncipe e da princesa, de forma a ajudar a comunicar a intencionalidade do texto.
3. Esclarecer o significado das palavras não conhecidas pelos alunos contextualizando-as em outras frases. A seguir, se achar necessário, poderá pedir para que os alunos as procurem no dicionário os seus respectivos significados.
4. Realizar, no caderno, a interpretação do conto de fadas "O príncipe desencantado", através das seguintes atividades.
Vov5. Após o estudo do texto, o professor pedirá que os alunos, em duplas, recriem o texto, dando-lhe um outro final.
6. Antes de começar a escrever, as duplas deverão discutir o que será modificado e como.
7. Após a reescrita, realizar a apresentação dos textos para os outros alunos da sala e para o professor.
8. Antes da apresentação, os alunos deverão observar se:
- há divisão em parágrafos;
- as falas das personagens estão em parágrafos distintos e iniciados por travessão;
- há uma sequência lógica entre os parágrafos;
- a letra maiúscula foi usada adequadamente.
9. Ao final das apresentações, o professor deverá orientar os alunos para que façam e ouçam comentários sobre as produções apresentadas.
Sugestão: Poderá ser feito um concurso para avaliar, entre os alunos, qual conto reescrito ficou mais criativo.
Avaliação
Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos: 1. desenvolveram a leitura de um conto de fadas; 2. trabalharam a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa; 3. realizaram a reescrita do conto de fadas trabalhado; 4. desenvolveram a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário