domingo, 22 de abril de 2018


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIANO RODRIGUES DA COSTA
PROFESSORA: ANTONIA VIEIRA DE SOUSA












PROJETO
PEQUENO LEITOR – A LEITURA NOSSA DE CADA DIA












CANINDEZINHO
2015/2016
APRESENTAÇÃO

Este projeto será trabalhado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e tem como finalidade explorar os livros e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à expressão oral e escrita.

PÚBLICO ALVO:  
Alunos 3º do ano do Ensino Fundamental

TEMPO: Para ser trabalhado durante todo o ano letivo.

OBJETIVOS:
·         Estimular a leitura e desenvolver o prazer de ler;
·         Perceber que os livros podem nos fazer viajar no mundo da imaginação;
·         Contagiar os pais, parentes e amigos com o hábito da leitura;
·         Ajudar a cada aluno formar sua opinião sobre o mundo;
·         Explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos;
·         Utilizar diversos recursos para estimular a leitura diária.

JUSTIFICATIVA:
A importância da leitura diária como forma de expressar sentimentos, valores e cultura.  Vivenciando com os alunos um projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como também a biografia de poetas e autores. Promovendo diariamente o Momento da Leitura, lendo para os alunos, ou algum aluno lendo para os demais. Fazendo momentos de leitura individual onde cada estudante pode escolher um livro. Além de participar de atividades de leitura em sala, as crianças devem levar livros para casa para ler e partilhar com os familiares.

METODOLOGIA
- LEITURA:
·         Tapete da leitura – para a exposição dos livros no momento da leitura.
·         Suporte da leitura – nele os alunos terão os livros a disposição.
·         Avental da leitura e Cartola da leitura – para serem utilizados no momento da leitura para os colegas.
·         Leitura com o uso de fantoches e/ou dedoches – O professor pode usá-los nos momentos de leitura.
·         Sacola da leitura – a cada dia um aluno leva para casa, ler o livro que está dentro da sacola, e no dia seguinte apresenta para a classe em forma de resumo oral;
·         Leitura dramatizada – os alunos devem ler o texto várias vezes, depois apresentar para a turma fazendo a dramatização de cada um dos personagens.
·         Leitura na TV – o professor pode confeccionar uma televisão com caixa de papelão e um microfone. A tevê deve ser grande o suficiente para que uma criança possa se posicionar atrás dela e simular como se estivesse aparecendo na televisão. O professor pode usar este método diariamente para estimular a leitura. Pode ser colocado uma criança por dia para ler na TV.
·         Piquenique literário – esta atividade pode ser realizada no pátio, jardim da escola, na própria sala de aula ou numa praça. O professor pede aos alunos que tragam alguns alimentos, bebidas, toalhas, dentre outros, para o piquenique. Escolhe alguns livros e/ou textos para serem lidos pelos alunos. O professor pode começar contando uma história, lendo um livro ou declamando um poema. Depois pedir que os alunos façam a leitura individual.
·         Leitura à sombra de uma árvore – coloca-se um varal numa árvore com diversos livros, estende o tapete, leva também o baú literário e faz o momento de leitura com os alunos.
·         Caça-palavras – o professor escolhe um alunos por dia para levar para casa o caça-palavras, marca a folhinha que ele vai fazer... no dia seguinte, a criança traz e ler para os colegas as palavras encontradas. A escolha do aluno pode ser feita pela ordem do diário de classe.
·         Gibioteca – o professor pode confeccioná-la utilizando uma caixa de sapatos ornamentada. Colocar algumas revistas em quadrinhos e expor uma vez por semana no cantinho da leitura, para que os alunos possam ler e folhear a vontade.
·         Livro mágico – o professor pega um livro que contenha várias histórias curtas, cobre a capa e coloca a frase “Livro Mágico,” (isso para chamar a atenção das crianças). Coloca o mesmo numa sacola ou pasta, juntamente com o caderninho de resumos. O aluno leva para casa, ler uma história e faz o resumo no caderninho. No dia seguinte apresenta para os colegas e/ou professor.
·         Leitura e montagem de textos fatiados – o professor faz a leitura do texto juntamente com os alunos, depois pede que os mesmos montem o texto fatiado.

- COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS:
·         Cartola da compreensão – Depois de fazer a leitura do texto, com a turma em círculo no chão da sala, uma música tocando, a turma vai passando a cartola (contendo várias tarjetas com perguntas sobre o texto) de mão em mão. Quando a música parar, aquele que estiver com ela nas mãos retira uma tarjeta e ler a pergunta para a turma, em seguida responde a pergunta.
·         Batata quente da leitura – O professor coloca um cartaz com o texto (a ser trabalhado) fixado na parede, onde todos possam visualizar. Faz a leitura exemplar e pedir que as crianças leiam também. Em seguida a turma deve formar em círculo no chão da sala, com uma música tocando; a turma vai passando a batata quente (contendo perguntas sobre o texto) de mão em mão. Quando a música parar, todos gritam: batata quente! Aquele que estiver com ela nas mãos retira uma pergunta ler para a turma, em seguida responde a pergunta.
·         Carrinho de Simulados – Os alunos em círculo vão rodando o carrinho com os simulados (em rolinhos). Quando o professor disser: “parou!” O aluno que estiver com o carrinho retira um rolinho, abre, ler o texto, e as alternativas, em seguida diz qual delas está correta.
·         Guarda-textos - Trabalhando com Gêneros textuais variados:  fábula, bilhete, convite, história em quadrinhos, tirinha, carta, notícia, informativo, conto, dentre outros. Usar um guarda-chuva com vários textos de gêneros diferentes, pendurados (feitos rolinhos) em barbantes e um aluno-guardião segurando o guarda-textos. O professor deve chamar um aluno por vez para participar; o participante tem que escolher um texto (rolinho), ler para a turma e explicar, dizendo a que gênero textual pertence.  Os que apresentarem alguma dificuldade de leitura, podem ser auxiliados pelo aluno-guardião.

CULMINÂNCIA:
No final de cada semestre, o professor pode realizar uma pequena premiação com os alunos que mais se destacaram na leitura.

AVALIAÇÃO
Observação continua durante todo o Projeto, com registros e anotações de participação e interação da turma. Quem mais se envolveu e evoluiu no decorrer das atividades de leitura.


REFERÊNCIAS:
Retirado da internet.

Nenhum comentário: