domingo, 22 de abril de 2018




PROFESSORA: Joyce Petinatti
TURMA: 4º ano
DURAÇÃO: 1º semestre
DATA: 13/03/2017






Projeto leitura: “A árvore da família”


JUSTIFICATIVA
O  aluno é o sujeito da História e será capaz de entendê-la como conhecimento, como experiência e prática de cidadania. Ele tem que ver a História e participar dela. Construindo, ele produz a História. A vida do aluno é a base de todo o trabalho. A partir do conhecimento dela é que o aluno adquirirá a auto- estima e a compreensão dos processos históricos mais amplos.
O trabalho consiste no estudo de toda a vida do aluno desde a vida intra- uterina e no resgate das vidas de seus antepassados , passando por fatos históricos, sociais, culturais etc. Destaco os principais objetivos: comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a própria história de vida, reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais na sociedade, estabelecer relações entre o presente e o passado, valorizar a vida, perceber valores e contra valores, entre outros.
É de fundamental importância para o sucesso do trabalho a participação da família nas atividades.


OBJETIVOS
§     Conhecer a história de seu nome e seu significado;
§     Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
§     Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
§     Desenvolver habilidades sociais;
§     Identificar fontes históricas sobre sua vida;
§     Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
§     Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
§     Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
§     Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
§     Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
§     Desenvolver á auto-estima;
§     Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

PROPOSTA DO LIVRO
O projeto “Arvore da família”, tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações:

 Qual a importância de meu nome?
Quem faz parte de minha família?

A proposta na prática
1-    Aula do espelho :  uma caixa surpresa foi apresentada com um rótulo “Aqui está a coisa mais linda e especial do mundo”. Era um espelho. As crianças olhavam e se admiraram.
2-    Desenho: auto- retrato
3-    Participação da família com cartão: Por que meu filho é especial: Os pais serão convidados a escrever em cartão uma mensagem para seus filhos, explicando porque são especiais para eles.
4-    Técnicas de Educação artística utilizando as letras de seu nome ou seu nome
 Estudo de textos , poemas e músicas relativos a nomes de pessoas, valorização da vida como dom divino, respeito às diferenças.
5-    Pesquisa sobre o motivo de seu nome e significado
6-    Análise de sua certidão de nascimento: Ordens como: Pintar com sua cor preferida o seu nome completo, localizar e marcar o nome dos pais, avós paternos e maternos(vocabulário trabalhado)e neste momento serão  incentivados a perceber semelhanças nos nomes e estudar a origem do sobrenome , local de nascimento (localização em mapas), data e hora de nascimento(construção de tabelas e gráficos, cálculo de idades) etc.
7-    Acompanhamento em gráficos do crescimento e peso, comparando o tamanho e peso desde o nascimento.
8-     Trabalho de educação artística com pedaços de barbante do tamanho que nasceu e do tamanho que tem hoje.
9-    Trabalho feito junto com a família: como foi a descoberta da gravidez.
10-  Trabalho feito junto com a família sobre a sua 1ª moradia: o útero materno: a mãe poderá fazer um pequeno relato de como foi a gestação ( sensações, se teve enjôo , se o bebe se mexia muito...)
11- História bíblica da criação
12-  Construção da árvore genealógica da família
13- Confecção do livro “Minha História” onde cada criança contou fatos significativos de sua vida, ano a ano, com participação da família , enriquecendo com fotos, desenhos e gravuras.
14-  Confecção de painel histórico, com fatos acontecidos no Brasil e no mundo desde o nascimento de cada criança.
15- Exposição “ A árvore da família”
16- com os trabalho já citados.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO LITERÁRIO

ESTUDO DE LIVRO LITERÁRIO
O livro será lido semanalmente em rodas de histórias e conversas. Também estudaremos a parte literária do livro. Biografia da autora, biografia da ilustradora.
Temas abordados no livro como a origem da família ( família como projeto de Deus)
Como surgiram os sobrenomes, os sobrenomes mais populares.
Como é que a gente veio parar aqui. Nossos antecestrais.
       A base do trabalho é a vida do aluno e todas as pessoas e cosas têm a sua história. A partir desta idéia , os materiais podem ser criados e adaptados .

AVALIAÇÃO
A avaliação de cada atividade era feita com o aluno, destacando pontos positivos e negativos, o que aprendemos. À medida que o tempo passava, ficou claro perceber progressos e dificuldades, em situações de observações, como uma criança que explodiu em felicidade ao descobrir no estudo da certidão de nascimento, que o dia do seu nascimento era o dia de seu aniversário.
     A expressão oral é um recurso significativo na avaliação do trabalho, pois é através das discussões, exposição de idéias e opiniões que o aluno explicita suas conquistas e dúvidas. Várias atitudes concretas demonstram os objetivos alcançados, como a auto confiança, a auto estima, o interesse por pesquisas, o respeito por diferenças e dificuldades dos colegas e maior solidariedade, estabelecimento constante de relações entre fatos do presente e do passado ,etc.
.

CONCLUSÃO
     Com este trabalho percebe-se o quanto é importante para a memória de um povo a leitura permanente do passado, para o estabelecimento de relações, para conscientização e apropriação de cidadania. Percebe-se o quanto é importante que o aluno tenha contato com a História, desde cedo para se apropriar dela e fazer dela um instrumento de construção de liberdade e cidadania.
      A partir deste trabalho as crianças ficarão mais  próximas da História Geral e senti mais segurança para partir para o trabalho com a história da comunidade e da cidade.
      “ A HISTÓRIA PODE DAR UMA CONTRIBUIÇÃO ESPECÍFICA AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COMO SUJEITOS CONSCIENTES, CAPAZES DE ENTENDER A HISTÓRIA COMO CONHECIMENTO, COMO EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DE CIDADANIA”(Parâmetros Curriculares Nacionais)

MONTANDO O LIVRO.

1ª Página: foto dos avôs paternos
2ª Página: Seguido de suas histórias.
3ª Página: foto dos avôs maternos
4ª Página: Seguido de suas histórias.
5ª significado dos sobrenomes.
6ª Páginas: foto dos pais
7ª página: como os pais se conheceram
8ª Página: o dia do casamento. ( certidão de casamento)
9ª página: Trabalho feito junto com a família: como foi a descoberta da gravidez.
10ª página: Trabalho feito junto com a família sobre a sua 1ª moradia: o útero materno: a mãe poderá fazer um pequeno relato de como foi a gestação ( sensações, se teve enjôo , se o bebe se mexia muito...)
11ª página: minha certidão de nascimento.( barbante do tamanho que nasci e como eu cresci)
12ª página: a escolha do meu nome e seu significado.( arte coma primeira letra do meu nome)
13ª página: como me vejo. (autorretrato).
14ª e 15ª páginas: fotos do aluno ( em momentos especiais com a família)
16ª página: Participação da família com cartão: Por que meu filho é especial: Os pais serão convidados a escrever em cartão uma mensagem para seus filhos, explicando porque são especiais para eles.

Nenhum comentário: