domingo, 22 de abril de 2018




            Retirei do site:            http://educandoporamorecomamor.blogspot.com.br/2011/08/projeto-jardins-dos-valores.
Projeto: Jardins dos valores.
"O heroísmo pode salvar um povo em circunstâncias difíceis; mas é apenas a acumulação diária de pequenas virtudes que determina a sua grandeza."
(Gustave Le Bon)

 INTRODUÇÃO:
!
Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em cada país na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam na falta de coesão social.
Nós, educadores, somos solicitados freqüentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Sendo assim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo.
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir, elucidando-os sobre o perigo.
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, construindo na infância qualidade para novos desafios; resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites.
Desta forma, desenvolver um cidadão crítico, sua identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica.
A criança aprende moralidade e desenvolve-a observando. A presença de autoridade é importante para o desenvolvimento da mesma.
Educação Infantil é o momento de ensinar as crianças conceitos simples de educação que ajudem a desenvolver princípios morais como, por exemplo:
- Pedir desculpas = Estimulando o senso de justiça
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
Fazer com que a criança se sensibilize com o outro: isso pode ser favorecido com a brincadeira, com a música e com o contar histórias, desenvolvendo a compaixão que é o facilitador para se chegar à moralidade. 

“(...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama.
Devemos ampliar a linguagem na escola e mudar nossa postura como educadores diante dos alunos, não os rotulando, trabalhando e elaborando positivamente conceitos errados e/ou negativos, pré-estabelecidos, e transformá-los numa linguagem atual, fortalecendo, assim, conteúdos positivos que facilitem a formação de um caráter adequado; é o momento de ajudar a criança e os docentes a pensarem e refletirem sobre diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo em geral, aprofundando o entendimento, a motivação e a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais positivas.
É muito importante promover a integração entre o aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça, dignidade. Na educação infantil é importante que as crianças criem situações de experiências vivenciadas. Através disto podemos observar se os valores adquiridos estão adequados ou não e dar-lhes condições de mudar padrões formados e elaborados erroneamente.
Encorajar os educadores a olharem para a educação como uma filosofia de vida, e por meio dela facilitar o crescimento geral, o desenvolvimento e as escolhas do aluno, de modo a integrá-lo na comunidade com respeito, confiança e propósito.
É comum ouvirmos pais ou professores corrigindo crianças o tempo todo, o que pode desenvolver sentimentos de insegurança com padrões comportamentais como: Eu não sei; Eu não posso; Eu não consigo. Ou outros como: Quem termina primeiro?
Isso incita a competição, o que pode gerar agressividade ou sentimento de frustração e fracasso se não obter o resultado esperado. Temos que pensar que ninguém dá o que não tem, ou o que nunca aprendeu.
No entanto, para assegurar a formação dos alunos devemos interiorizar que os valores são ensináveis, somos capazes de criar procedimentos com responsabilidade, com atitudes profissionais (intencionalidade – ter subsídios e intenção de...), com vontade de chegar ao compromisso, que explicitam nossa missão que é muito maior que transmitir informação.
“...Valores só têm sentido quando mexe com a emoção, pois a emoção transforma e forma o caráter. Planejar para que as crianças se tornem adultos responsáveis, solidários, sensíveis, etc. requer ação, intenção em todos os momentos da vida na escola. Aprender a trabalhar com situações inesperadas, criar contextos onde a criança experimenta situações que não esteja acostumada...”. (Marini, Elaine – 2006).
Coisas simples como: Cantar – estimula a emoção, alegra o coração, além de encorajar à exposição; brincar de trepa - trepa – estimula coragem; pular corda – estimula coragem; ou seja; aproveitar situações de brincadeiras das próprias crianças para mudar o paradigma e através disto desenvolver valores – mudar posturas, isso sim é uma ação intencional.
Outro exemplo: A brincadeira: ovo na colher – serve para controlar classes indisciplinadas, praticar a paciência e perseverança.
O professor deve problematizar situações do cotidiano através de brincadeiras e envolver as crianças na gestão de atividades – incentivar montar tudo até a conclusão e não dar nada pronto. Deixando as crianças experimentarem o inicio das atividades e não somente o final delas; criar trabalhos coletivos com contextos de aprendizagem, deixar que planejem tudo.
Acreditamos que para desenvolver essas atitudes e atividades a capacitação dos professores da Educação Infantil deve ocorrer da mesma forma que ocorre com as crianças, experimentando através das experiências lúdicas e aprendendo com as mesmas, desta forma poderemos incorporar novos conceitos e facilitar o processo da intencionalidade.


 JUSTIFICATICA:!
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

 OBJETIVOS
!

Contribuir com a formação moral da criança. A educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
!

O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno,deverá:
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;

• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;

•intensificar o trabalho de valores , consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

 PÚBLICO ALVO:
!
As atividades serão desenvolvidas com os alunos da Educação
Infantil do 3º e 4º período.

 PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO:
!
Estarão envolvidos no projeto todos os professores dos períodos acima relatadas, esperando- se de cada profissional o desenvolvimento dos objetivos propostos pelo projeto.

 DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES SUGERIDAS:
!

• Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2011.
• Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
• Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
• Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
• Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
• Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
• Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
• Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
• Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
• Identificar, registrar e praticar outros valores.
• Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.


 RESULTADOS ESPERADOS- METAS:
!

São resultados esperados desenvolver a capacidade crítica, observadora e a mudança de comportamento.
Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres , como também entenderem os demais colegas,a escola e principalmente a sua família.
• A meta desse projeto é:
aprenderem a respeitar e a escutar o outro;
aprenderem a ser solidários,
a ser tolerantes,
a trabalhar em equipe,
a compartilhar ou socializar o que sabem,
a ganhar e a perder,
a tomar decisões, enfim, é assim o resultado da educação
ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor.

 AVALIAÇÃO:
!

A avaliação dos alunos será feita através de observação durante todo o processo do projeto.
A avaliação do projeto será feita ao seu término com todos os profissionais envolvidos, para que assim possamos rever passo a passo todas as ações e solucionar todos os entraves que possam ter ocorrido.


 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
!

O cronograma de execução deverá ser desenvolvido por cada período escolar de acordo com as suas perspectivas de trabalho nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011.

♥ EDUCAÇÃO INFANTIL

05/09 à 09/09 AMIZADE JUSTIÇA
12/09 à 16/09 BONS MODOS OBEDIÊNCIA/ DISCIPLINA
19/09 à 23/09 ABRAÇAR RESPONSABILIDADE
26/09 à 30/09 CORAGEM BONDADE
03/10 à 07/10 CUIDADO AJUDAR
10/10 à 14/10 ALEGRIA PACIÊNCIA
17/10 à 21/10 COMPARTILHAR COOPERAÇÃO/ PARTILHA
24/10 à 28/10 AMOR COMPANHERISMO
31/10 à 04/11 COMPOSTURA HONESTIDADE
07/11 à 11/11 GRATIDÃO SOLICITUDE
14/11 à 18/11 CONSIDERAÇÃO SUCESSO
21/11 à 25/11 COMPREENSÃO SATISFAÇÃO
28/11 à 04/12
ATIVIDADES DE REVISÃO COM TODOS OS VALORES E VIRTUDES VISTOS DURANTE O PROJETO.

 DINAMICAS SUGERIDAS:
! 

        Estimular de forma adequada, o desenvolvimento da confiança e da criatividade.
- Promover integração do grupo de forma lúdica e divertida.
- Estímulos senso-crítico
- Transmitir mensagens
- Desenvolver múltiplas competências e habilidades nos educandos.
- Teatros de fantoches – Estimula a fantasia.
- Aproxima a fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação
da estrutura emocional.
- Proporciona um movimento lúdico de aprendizagem como motivação.
♥       Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!

♥       A Árvore da Vida
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
♥       Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês! Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na margarida? E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa... mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa... mas todas são pessoas e possuem a sua



 ALGUMAS MÚSICAS PARA DOWNLOAD NA INTERNET:
!
Músicas – Introduzir canções que falem de amor, de paz, de otimismo e de valores a serem resgatados que valorizem a vida e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Trabalhar com musicas dedicado à crianças, pais e professores de Educação Infantil.

*Virtudes - Sentimentos - Valores
.http://www.4shared.com/dir/6011570/b39b0540/Virtudes_-_by_HILARY.html


*Tema Solidariedade
http://rapidshare.com/files/125292815/19_Solid_o_Magia_Musical.mp3.html

Trabalhando as diferenças
http://rapidshare.com/files/34924765/Claudia_Cotes_e_Ci_a_Baradel_-_A_vez_da_voz_-_Interagindo_com_as_diferen_as.rar

*Tema - Amizade
Atchim e Espirro - Amigos pra Valer
http://www.4shared.com/file/70326837/395a62a6/Atchim__Espirro_-_Amigos_Pra_Valer.html

*Balão Mágico - É Tão Lindo
http://www.4shared.com/file/70327375/7d14e0a/Balo_Mgico_-__To_Lindo.html

*Fofão - Amizade
http://www.4shared.com/file/70327955/3870a95e/Fofo_-_Amizade.html

*Toy Story - Amigo Estou Aqui
http://www.4shared.com/file/70329023/715cd610/Toy_Story_-_Amigo_Estou_Aqui.html

*Tema - UNIÃO
http://www.4shared.com/file/124454160/fe7f00bd/trabalhando_juntos_com_amor. html

*Amigo
http://www.4shared.com/dir/12867495/8326a948/sharing.html


Contar histórias – Metaforizar é atuar no inconsciente de forma tranqüila e programar conceitos que transmitam valores e virtudes humanas. Criar identidade através de personagens que resgatam valores importantes para o desenvolvimento além de desenvolver a imaginação e associação à vivencias das crianças.

*A TURMA DO BICHO PAPÃO – Folclore [Histórias e canções adaptadas para trabalhar valores, virtudes, diferenças, cidadania, lazer, higiene...]


1 - A Casa Mal Assombrada e o Direito ao Respeito - História
2 - A Casa Mal Assombrada e o Direito ao Respeito - Música
3 - A Mula Sem Cabeça e o Direito a Educação - História
4 - A Mula Sem Cabeça e o Direito a Educação - Música
5 - A Múmia e o Direito a Liberdade - História
6 - A Múmia e o Direito a Liberdade - Música
7 - Bicho Papão - História
8 - Bicho Papão - Música
9 - Bruxa Malvada - História
10 - Bruxa Malvada - Música
11 - O Boi da Cara Preta e a Dignidade - História
12 - O Boi da Cara Preta e a Dignidade - Música
13 - O Esqueleto e a Saúde - História
14 - O Esqueleto e a Saúde - Música
15 - O Fantasma e o Lazer - História
16 - O Fantasma e o Lazer - Música
17 - O Lobisomem e a Família - História
18 - O Lobisomem e a Família - Música
19 - O Vampiro e o Direito a Vida - História
20 - O Vampiro e o Direito a Vida - Música

Para baixar entre neste site:
http://www.4shared.com/account/dir/tjjC7W6o/sharing.html

*OS CLÁSSICOS DAS VIRTUDES
ESTE CD FAZ PARTE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS NÃO ANEXOS

1 - A Perseverança dos Sete Anões
2 - O Príncipe Sapo e a Honestidade
3 - O Perdão do Patinho Feio
4 - A Bondosa Pastora de Gansos
5 - O Responsável Pinóquio
6 - A Galinha dos Ovos de Ouro e a Paciência
7 - O Corajoso Bambi
8 - As Fadas e a Compaixão
9 - Os Três Porquinhos Trabalhadores
10 - Amiga Branca de Neve

http://www.4shared.com/account/dir/tjjC7W6o/sharing.html?sId=f2kv29jmURwPDTOg

*FÁBULAS INESQUECÍVEIS - TODO LIVRO
ESTE CD FAZ PARTE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS NÃO ANEXOS

01 -Esopo - Assembléia dos Ratos
02 -Esopo - Assembléia dos Ratos-(música)
03 -Esopo - A Cigarra e a Formiga
04- Esopo - A Cigarra e a Formiga-(música)
05- Esopo - A Lebre e a Tartaruga
06 -Esopo - A Lebre e a Tartaruga-(música)
07 -Esopo - A Raposa e as Uvas
08 -Esopo - A Raposa e as Uvas-(música)
09 -Esopo - O Burro e a Pele de Leão
10 -Esopo - O Burro e a Pele de Leão-(música)
11 -La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro
12 -La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro-(música)
13 -La Fontaine - A Raposa e o Galo
14 -La Fontaine - A Raposa e o Galo-(música)
15 -La Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia
16 -La Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia-(música)
17 -La Fontaine - O Leão e o Camundongo
18 -La Fontaine - O Leão e o Camundongo-(música)
19 -La Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade
20 -La Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade-(música)

http://www.4shared.com/file/134608798/70e579af/Fbulas_Inesquecveis_-_Por_Bruxalda.html

*Mais CDs em:

http://maravilhas.multiply.com/reviews/item/201




 BIBLIOGRAFIA:
!
• SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Alice. Aprendendo a ser e a conviver.São Paulo: FDT, 1997
• REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo: Iemar, 1999
• TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação :
• Atividades com Valores para crianças de 3 a 6 anos. 2.ed.São Paulo: Brahma Kumaris, 2002SAID, Selma.
• Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
• Coleção Sentimentos , de Janine Amos. Editora EKO.
• Fábulas
• Coleção Se Ligue em Você , de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida &Consciência.
• O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
• Aprendendo a ser e a conviver , deMargarida Serrão e Maria ClariceBaleeiro. São Paulo, FTD.
• http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/05/trabalhando-valores-sugestoes-de.html
• http://www.colegiopm.com.br/downloads/unidade_talarico/projetos/proj_valores_ed_infantil.pdf
• http://maravilhas.multiply.com/reviews/item/234






                                                                   "O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."


Nenhum comentário: