quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AULA DE PORTUGUÊS


Olá amiguinho! Você sabia que Brasil e Portugal não são os únicos países em que se fala o português? Isso mesmo! Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e também a antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) também usam a língua portuguesa como idioma principal, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.
Hoje em dia, mais de 230 milhões falam português como língua nativa, sendo que é a terceira língua mais falada no mundo ocidental.
À medida que Portugal ia expandindo o domínio de seu império, através de suas colônias no século XV e XVI, a língua portuguesa foi se espalhando mundo afora, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China e ao Brasil, nas Américas. Hoje, o português é a língua oficial de oito países independentes, e falada como segunda língua em muitos outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu algumas alterações com a evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao modo como falamos hoje. Atualmente a língua portuguesa compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente: o português brasileiro e o português europeu.
Você já está por dentro da nova ortografia da língua portuguesa? Todos os países que têm o português como idioma oficial (Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste) assinaram um acordo de unificação ortográfica da língua.
Com esse acordo, nosso alfabeto passa a ter 26 letras pois foram reintroduzidas as letras:
K, W e Y.
Alguns acentos saíram de uso, como o trema e o acento dos ditongos abertos éi e ói de palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Entre outras alterações que você pode conferir aqui.

Descobrindo o alfabeto

Praticando caligrafía

Brincando com as sílabas



Mostrando o que aprendeu

fonte:http://blog.smartkids.com.br

Nenhum comentário: