quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

 

Lixo no Lixo

É muito importante discutir questões relacionadas ao meio ambiente com nossos alunos e a questão do lixo é uma realidade que podemos transformar aos poucos através da conscientização, por isso, seguem algumas dicas:

O documentário “Ilha das Flores” pode ajudar a iniciar um debate com os alunos sobre o destino do lixo e sobre a importância das ações cotidianas relativas ao consumo de lixo. Esse debate pode ser ampliado depois que os alunos visitarem o site do IBGE com estatísticas relativas ao lixo.

Organize seus alunos em equipes e peça a algumas entrevistem pessoas de diferentes segmentos da sociedade local para pesquisarem a respeito de como separam o lixo. Outros grupos podem entrevistar profissionais da empresa responsável pela coleta de lixo de sua cidade pedindo que apontem entre outros temas quais as dificuldades que encontram em seu trabalho. Depois de analisadas as respostas pelas equipes organize um painel para exposição e discussão dos dados.

Como foi mencionado no texto introdutório, além dos problemas ambientais causados pelo acúmulo de lixo há também o fator social, relacionado aos catadores e às pessoas que se alimentam dos dejetos descartados. Assim também é importante discutir esse tema com os alunos, solicitando que elaborem um texto coletivo que poderá sair também no jornal da escola. Como dica para a pesquisa indicamos o site:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje...

Em nosso site você também encontra temas relacionados à questões ambientais e especialmente sobre reciclagem, assunto que te relação direta cm o tema. Seguem os links:

Aproveite também as outras atividades de nosso site!

Nenhum comentário: