quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Colônia de Férias

Colônia de Férias

Durante o mês de Janeiro algumas escolas que trabalham com alunos em tempo integral oferecem a Colônia de Férias que tem como principal objetivo promover a integração de crianças de forma prazerosa e lúdica. Através da exploração de diversas atividades orientadas, músicas, oficinas, brincadeiras e jogos as crianças passam o dia divertindo-se na escola.

Selecionei algumas brincadeiras e atividades que podem ser feitas durante este período com crianças de 2 a 6 anos:

• Banho de mangueira.

• Pique esconde.
• Galinha choca.

• Trazer brinquedos de casa.

• Massa de modelar caseira.

• Chuva de papel picado.

• Culinária.

• Brincar com tecidos e retalhos.

• Pique pega.
• Pintura facial.• Pintura no azulejo.
• Horta (plantar)
• Brincadeiras com bexigas.
• Brincar de cabaninha (acampamento) com pijama.
• Montar circuitos.
• Cinepipoca.
• Teatro.
• Karaoke.
• Brincar com bolinhas de sabão.
• Piquenique coletivo.
• Brincar com sucata.
• Pintura coletiva em papel 40kl.
• Teatro de fantoche.
• Brincadeiras de roda.
• Pintura.
• Caça ao tesouro.
• Play
• Brinquedoteca.
• Brincar de dança da laranja.
• Meus pintinhos venham cá.
• Piques variados.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Vivo e morto.
• Guerra de bexigas com água.
• Cabo de guerra.
• Dança da cadeira.
• Pintura à dedo.
• Salão de beleza.
• Festa à fantasia.
• Atividades com as bolinhas menores. Equilibrar nas partes do corpo. Ex: cabeça, costa, mão, perna, pé e barriga.
• As crianças deverão ficar sentadas em círculo. Haverá uma bola grande. Ao sinal do monitor, a bola deverá ser passada de mão em mão ao som de uma música conhecida. Quando a música parar quem estiver com a bola na mão fará um rolamento para frente.
• Pique arco. O pegador ficará com um arco na mão. Para pegar outra criança ele deverá colocar o arco no corpo e assim sucessivamente.
• Divisão da turma em dois grupos. O gol de frente para cada grupo com uma bola cada um. Ao sinal do monitor, o primeiro aluno de cada grupo chutará em direção ao gol, após voltar para o seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que marcar mais gol será o vencedor.
• Divisão da turma em dois grupos com o mesmo número de participantes, dispostos em filas. Cada grupo terá um bolão (amarelo e azul). A primeira criança de cada grupo deverá rolar o bolão até chegar na corda deixando o bolão, após voltar correndo para seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.
• Atividades com bola de gás. Em duplas, levar a bola junto ao corpo sem deixar cair.
• Em duplas manter a bola o maior tempo no ar, sem deixar cair.
• Pular corda.
• Dividir as crianças em dois grupos. Dois monitores deverão segurar a corda no alto. Cada grupo terá o mesmo número de bola. Ao sinal do monitor, as crianças deverão jogar as bolas por cima da corda por um determinado tempo para o lado contrário. Quando acabar o tempo o monitor contará as bolas de cada grupo. Quem tiver mais bolas no seu campo perderá.
• Divisão das crianças em grupo. Dispostos em fila com o mesmo número de participante. Ao sinal do monitor, o primeiro de cada fila deverá deslocar de caranguejo até chegar na corda, voltando correndo para a sua fila e assim sucessivamente.
• Variação da anterior. Deslocamento de quatro apoios de frente.
• Atividades em duplas. Cada dupla com uma bola. As crianças deverão jogar um para o outro sem deixar a bola cair.
• Corrida das meninas e dos meninos.
• Carrinho de mão.
• Espalhar pelo campo as bolinhas menores. As meninas deverão pegaras bolinhas azuis e amarelas e os meninos as vermelhas e verdes e colocar nas suas respectivas cestas. Quem acabar primeiro será o vencedor.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira criança de cada grupo,deverá passar a bola por cima da cabeça, quando esta chegar na última ela deverá ir para o início da fila e assim sucessivamente.

• Variação da anterior. Passar a bola por baixo das pernas.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira de cada grupo deverá correr e colocar a bola no chão dentro de um arco e voltar para a sua fila. A próxima criança pegará a bola e colocará novamente no espaço delimitado e assim sucessivamente.

• Divisão das crianças em dois grupos, construção de uma amarelinha.

• Coelhinho na toca 1,2,3. Cada criança terá um arco e ficará dentro dele disposto em círculo. Uma criança será escolhida para ficar fora do círculo e sem o arco. Quando o monitor falar coelhinho na toca 1,2,3, as crianças deverão trocar de lugar, não podendo permanecer no mesmo arco e sempre ficará um sem arco.

Nenhum comentário: