quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DO FUTEBOL


História do Futebol

O INÍCIO NO BRASIL

Apesar de haver registros de jogos improvisados no país desde cerca de 1870, foi a partir do trabalho de Charles Miller que o esporte começou a ser de fato difundido. Pode-se considerar que ele tenha sido "o pai" do futebol brasileiro. No ano de 1894, quando retornava de seus estudos na Inglaterra, o paulista, descendente de ingleses e escoceses, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol do país.

Quando desembarcou de volta ao Brasil, Miller se surpreendeu ao saber que ninguém praticava o futebol no país. Sorte que havia trazido duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes. Começou então a catequizar seus companheiros de trabalho e de críquete - altos funcionários da Companhia de Gás, do Banco de Londres e da Ferrovia São Paulo Railway -, fundando o primeiro clube de futebol do Brasil, o São Paulo Athletic, que congregava os britânicos residentes em São Paulo.

O novo esporte firmou-se e, no primeiro torneio disputado no Brasil (Paulista de 1902), Miller foi o artilheiro da competição, com 10 gols em nove jogos. Sua história no clube seguiu até 1910. Depois teve algumas atuações como árbitro. Ele faleceu em 1953, coberto de glórias por ter introduzido o futebol no país.

fonte:http://www.smartkids.com.br

Nenhum comentário: