quinta-feira, 17 de maio de 2012

EMEF “VERCENÍLIO DA SILVA PASCOAL”

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

TEREZA REGINA BARCELOS REGIANI

VITÓRIA 04 SETEMBRO 2003

TEREZA REGINA BARCELOS REGIANI

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causado sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente

VITÓRIA 04 SETEMBRO 2003

SUMARIO

INTRODUÇÃO.. 4

OBJETIVOS. 4

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. 5

EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. 7

AVALIAÇÃO.. 10

PROJETO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.

- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade am­biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.

Um dos problemas que será identi­ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envol­vendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.

Não só a questão do lixo será analisada e modifi­cada, mas também o desper­dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, perce­bendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas.

É também proposta da Escola trabalhar com correspondências e/ou e­mails, para troca de expe­riências relacionadas aos temas propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um “livro virtual”.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

MATEMÁTICA

1ª e 2ª séries

- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:

- conjuntos: agrupando por tipos de

embalagens, tamanhos, cores, formato.

- números cardinais e ordinais.

- Adição e subtração.

3ª e 4ª séries

- situações-problemas envolvendo emba­lagens de supermercado trabalhando o

sistema monetário

- adição, subtração e multiplicação

- situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico

de consumo de refrigerantes vendidos na cantina.

PORTUGUÊS

1ª e 2ª séries

- Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta,etc.

- Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.

- Em grupos, apresentar propagandas so­bre determinado produto.

e 4ª séries

- Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.

- Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva­ção do Meio Ambiente.

- Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.

- “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.

- Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente.

CIÊNCIAS

1ª e 2ª séries

- Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.

- Pesquisar os processos da reciclagem.

- Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.

3ª e 4ª séries

- Pesquisar sobre o tempo de decomposi­ção gasto para cada tipo de material.

- Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo

mal-acondicionado.

- Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.

HISTÓRIA

1ª e 2ª séries

- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.

- Montar maquetes sobre o tema.

3ª e 4ª séries

- Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui­ção das águas.

- Fazer o relatório.

GEOGRAFIA

1ª à 4ª série

- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim­pos.

- Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

rganizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e ar­bustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.

Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.

e 2ª séries poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:

- observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;

- observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.

3ª e 4ª séries poderão ser orientadas para o seguinte:

- observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.

- indagar: serão nativas? Foram plantadas?

- observar o solo em que nasceram;

- na vizinhança há algum córrego?

- que tipo de vegetação margens?

O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.

Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos.

Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.

De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observa­ções.

série: examinar as sementes colhidas:

forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as semen­tes? Alguma criança pode sugerir plantá-­las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos.

2ª série: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verifican­do o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se são da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.

Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, pre­parando-as para um mostruário ou ál­bum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.

Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.

e 4ª séries examinar as terras, de bar­rancos e dos solos que se encontram de­baixo de árvores. Quais as conclusões ti­radas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

Atividades que serão realizadas com os grupos de alunos

1ª série

· verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados;

verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer isso com o grupo;

· discutir com o grupo a respeito do me­lhor lugar para os vasinhos;

· recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;

· cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.

2ª série:

· ajudar a organização do álbum com as folhas;

· providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;

· discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;

· trocar idéias sobre a ordem de coloca­ção dessas páginas com as folhas.

3ª série:

· ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos,

latinhas ou caixinhas e rotulá-los;

· trocar idéias sobre rótulos, com indica­ções de onde foi colhida a amostra;

· desenhar trechos de paisagem da excur­são e escrever sobre a paisagem;

· organizar uma exposição com esses de­senhos.

4ª série:

· ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. E atividade rica por­que exige observação, habilidade para co­piar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas.Coleta seletiva na escola

E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas.

E para haver esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.

Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.

A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.

Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.

COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA

· Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.

· Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:

Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.

Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.

Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar­garina, etc.

· Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.

O que fazer com as sobras?

· As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.

· Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.

Discussão:

a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.

b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?

c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.

Reciclagem do papel

· Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.

· Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.

· Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transforma-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.

O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário concientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.

Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas

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