quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

clip_image002

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

Professora responsável: Adirene das Graças Morais Santos

Turma Envolvida: 5º ano – 2012

Escola Santa Rita de Cássia – Douradina - Pr

clip_image004

Literatura de Cordel
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.
Os folhetos de cordel
Nas feiras eram vendidos
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.
A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.
Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.
O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
Acabe a fome e miséria
Haja paz e harmonia.

clip_image006(Francisco Diniz)

JUSTIFICATIVA

Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.

Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.

Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.

OBJETIVOS

  • Objetivo principal

Esse projeto visa desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias, vivências, e exemplos de vida.

Objetivos Secundários

  • Promover uma aproximação com a cultura popular.
  • Reconhecer a diversidade literária do Brasil
  • Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel
  • Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade.
  • Contribuir para o resgate da literatura de cordel
  • Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
  • Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos;
  • Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
  • Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
  • Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
  • Organizar um mural/feira para exposição dos cordéis;
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;

PLANOS DE AÇÃO

  • ETAPA 1: Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos pela professora;

· Estudar a origem, história, rimas, métricas e a produção brasileira.

· Pesquisar a biografia dos cordelistas brasileiros.

· Apresentar a variação linguística: Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim, levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e nos falares de pessoas de altas classes sociais.

  • ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel

· Apresentar folhetos de cordel do projeto do ano anteriror para leitura e apreciação.

· Identificação das rimas

· Identificação dos temas

· Pesquisa sobre os principais personagens, ente eles Lampião.

  • ETAPA 3: Escolha do temas para elaborar textos

· Os alunos escolherão temas para a confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas, humor, terror.

· Também serão pesquisadas figuras, ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.

  • ETAPA 4: Arte: O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira)

· A origem da xilogravura Nordestina;

· Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;

· Confecção de Releituras de Xilogravuras com tinta e prato de isopor;

· Mostra dos trabalhos e da xilografia através de PowerPoint;

· Confecção de um painel para divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.

AVALIAÇÃO

As atividades permitirão à professora uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.

CULMINÂNCIA

· O livro com a história do cordel, biografia e poesias dos autores e o poema do aluno será doado ä biblioteca da unidade escolar depois de apresentado à comunidade escolar

· Será confeccionado, também, um livro com apenas os cordéis dos alunos e apresentado à comunidade escolar através de uma feira.

DURAÇAO DO PROJETO : Abril a Julho de 2012.

2 comentários:

onildo disse...

Pretendo fazer algo parecido na minha escola, gostaria de ter mais informações e se poderia utilizar detalhes do seu projeto.

Anônimo disse...

muito bom essa iniciativa...... já fiz também esse projeto e dá certo... parabens!!!