quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROJETO “APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”

JUSTIFICATIVA

A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência das professoras

E pedagogos na Educação Básica onde observamos que há um número significativo de crianças nas Séries Iniciais da sua escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las, uma vez que não há uma sala psicopedagógica específica que atenda suas defasagens curriculares. e estes alunos se revoltam partindo pro lado da indisciplina.

Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de.

Forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que compõem uma parcela significativa da população das escolas publicas, principalmente devido ao fato de ter um numero exagerado de alunos em sala de aula, professores desvalorizados, desmotivado que tem que ter carga horária de trabalho dobrada pra garantir o sustento de suas famílias. Estes alunos não conseguem as

Aprender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos. Também por falta de envolvimento das famílias, que já se encontram bastante desestruturada. projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem em que o educando desperte a vontade de aprender e que seja valorizados neste processo e que principalmente percebam que a habilidade da leitura e escrita pode ser adquirida com prazer. Acreditamos que para a superação dos problemas é necessário um

Planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto. mostrar pro educando que ele é capaz.

OBJETIVOS

Espera-se oferecer às crianças, alvo do projeto, ambiente alfabetizador ,atividades diversificadas,jogos...Que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio de atividades praticas, lúdicas, construídas á partir da historia de cada aluno,pra que ele tenha interesse em aprender,onde ele faça parte do processo.

Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o domínio do conhecimento.

Pedagógico e científico da aprendizagem da criança com dificuldades.

PUBLICO ALVO

As crianças serão selecionadas para o projeto pelos docentes regente da

Turma, sendo que o critério a ser adotado é o seguinte: casos de multirrepetência,

Dificuldades na leitura e escrita, dificuldades na matemática, notas baixas e crianças.

Que não estão sendo atendidas por nenhum outro programa de recuperação de

Estudos. Cada turma será composta por no máximo

10 crianças. Alunos dos 3º anos e dos 4º anos

.

METODOLOGIA

A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma

Vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das

Dificuldades de aprendizagem requer a escolha de estratégias e atividades

Pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados. Estratégia da

Pedagogia lúdica da Alfabetização partindo da observação da realidade de cada aluno

. As aulas do projeto são semanais e em acordo com o professor regente, para que não interfira nas tarefas de sala regular.

.a professora deste projeto deverá ter horário de planejamento com a pedagoga e com o professor regente destes alunos para avaliar o desenvolvimento e buscar novas estratégias.

.

RESULTADOS ESPERADOS

O educador construindo sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com Dificuldade de Aprendizagem construindo melhores fundamentos e agregando diversas metodologias a fim alcançar o raciocínio de cada aluno, uma vez somos seres únicos e cada aluno deve construir seu conhecimento partido das experiências já vivenciadas.

PEDAGOGA DO PROJETO:

ROSANGELA DA PENHA

ESCOLA: ANTONIO BEZERRA DE FARIAS

PROFESSORA:________________________________

ALUNOS ATENDIDOS:

3º ANO A

3º ANO B

3º ANO C

3º ANO D

4º ANO A

4º ANO B

4º ANO C

OS ALUNOS DEVERÃO SER AVALIADOS E DE ACORDO COM O SEU DESENVOLVIMENTO ENCAMINHADO PARA OUTROS PROJETOS, PARA CONTINUAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

Nenhum comentário: